Semsa liberou evento em Alter do Chão
Populares aglomerados, a maioria sem máscara, para assistir ao evento esportivo realizado neste domingo em Alter do Chão. Foto: Blog do Jeso

A competição esportiva realizada nesta manhã de domingo (4) em Alter do Chão, distrito de Santarém (PA), foi liberada pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) com justificativa de que organizadores do evento iriam garantir “todos os protocolos de biossegurança” em relação à pandemia da covid-19.

O 2º Desafio Zéfiro – 70 km, competição de triatlo (natação, corrida e ciclismo) nacional, acabou provocando aglomeração de pessoas no balneário.

 

O Blog do Jeso obteve cópia do documento expedido pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), através da Divisão de Vigilância Sanitária, no início de março – dia 10.

O principal argumento utilizado pelo organizadores, e acatado pelo Comitê de Crise para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19, foi de que se tratava de uma competição individual, e não coletiva. Além de que todos os atletas seguiriam o protocolo de distanciamento, aferição e testagem.

Em vídeo obtido pelo blog, no entanto, é possível perceber aglomeração de populares, inclusive sem máscara, e atletas numa das paradas para transição de modalidade esportiva, localizado em um hotel (BeloAlterl) no balneário.

Março foi o mês mais letal da pandemia no município. Morreram 183 pessoas infectadas pelo Sar-Cov-2, de acordo com números da Semsa. Devido o bandeiramento vermelho, que vigora em todo o Pará, praias e balneários estão com acesso proibido aos finais de semana.

Cerca de 120 atletas participaram da competição, alguns deles fora do estado. Pagaram 160 reais de inscrição para competir no triatlo – 1 km de natação, 58 k de ciclismo e 11 k de corrida pelas ruas de Alter do Chão.

Abaixo a autorização da Semsa.

Autorização para o 2º Desafio Zéfiro by Blog do Jeso on Scribd


— LEIA também: Saturação de Ronan vai a 98, e leitura da biografia de Obama chega à reta final

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Semsa liberou evento em Alter do Chão “com todos protocolos de biossegurança”; vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Carlos Ney disse:

    O Zéfiro esta de parabens pelo evento, super bem organizado, atividade apoiada pela prefeitura de Santarem! Aglomeraçao dos onibus que saem todos os dias lotados para Alter do Chao ninguem comenta, gostaria de uma nota da vigilancia sanitaria que permite que virus circule livremente nos onibus e tambem um pronunciamento do Junior Sousa Presidente do conselho Comunitario, do pq que eles nao tomam as devidas providencias de biosegurança nos onibus que entram e saem de la!

  • Eu disse:

    Parabéns Prefeito