Hospital público em Santarém inicia seleção de pacientes para cirurgias eletivas

Publicado em por em Saúde

Hospital em Santarém inicia seleção de pacientes para cirurgias eletivas
A seleção de pacientes começou nesta quinta-feira (3). Fotos: PMS

O hospital municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, de Santarém (PA), começou a receber nesta quinta-feira (2) pacientes selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para realizar o processo pré-operatório para cirurgias eletivas.

Um total de 20 pessoas estiveram na unidade para avaliação clínica de exames e atualização de outros protocolos médicos. A média e alta complexidade de ortopedia também está em processo de implantação. As especialidades atenderão com esse perfil e começarão a realizar as cirurgias na próxima semana.

— CONFIRA: Variante delta provocou 3ª onda e aumento exponencial da covid no oeste do Pará, diz Ufopa

A meta é que no mês de dezembro a equipe da cirurgia geral receba 70 pacientes para procedimentos eletivos e 30 para casos de urgência e emergência de média complexidade. Já as cirurgias ortopédicas serão divididas com foco total na urgência e emergência, sendo 220 para média complexidade e 30 alta complexidade.

Segundo a diretora geral do hospital, Christiani Schwartz, toda equipe já está preparada para esse novo fluxo de atendimento, bem como já foi realizada a reorganização dos espaços para cada etapa das operações.

“Recebemos os pacientes da Semsa para avaliação da nossa equipe. Os que estiverem aptos, ou seja com as vacinas em dias, exames e ainda sem nenhuma alteração no quadro serão agendados para entrarem no centro cirúrgico a partir de segunda-feira”, disse.

O cirurgião geral Alberto Tolentino Neto explica que o perfil do paciente será com idade até 60 anos e aqueles que estejam com quadro estável, sem comorbidades de alta gravidade, considerando os procedimentos eletivos.

Paciente em entrevista no hospital municipal

“A ideia é que esse paciente seja admitido, faça a cirurgia e em 24 horas possa receber alta médica. Sabemos que cada caso é um caso, mas esse é o perfil principal. Nós vamos receber principalmente pacientes com hérnia, vesícula, costectomia e varicocele”, afirmou.

— LEIA: Governo assina ordem de serviço para construção da hidroviária de Aveiro.

A partir de agora esse processo pré-operatório das eletivas de cirurgia geral será realizado de segunda a sexta, cada dia com pessoas diferentes.

Janderson de Melo vai fazer cirurgia na hérnia. Ele conta que há 2 anos sofre com doença e que por conta disso teve dificuldade em conseguir trabalho. “Eu consegui um emprego há 4 meses e agora estou com um pouco de medo de perder meu emprego, mas estou muito mais feliz que vou voltar a não sentir dor e mal-estar”, disse.

Com informações e fotos da Prefeitura de Santarém


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *