Laboratório de covid-19 da Ufopa registra queda no número de casos no oeste do PA
O Labimol registrou uma pequena queda no número de casos no oeste do Pará. Foto: Reprodução

O Labimol (Laboratório de Biologia Molecular) da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) registrou queda no números de infectados por covid-19 na região em abril quando comparado a mês anterior.

“As medidas restritivas impostas pelo bandeiramento preto (em fevereiro) e vermelho (março e abril) começam a ser percebidas somente a partir de 15 dias da sua decretação. Dessa forma, acreditamos que essa redução seja resultado do esforço que toda a população tem feito ao longo ao longo dos últimos meses”, disse ao BJ (Blog do Jeso) Marcos Prado, coordenador do Labimol.

 

Dos 1.556 testes realizados pelo laboratório em abril, com pacientes de diferentes cidades do oeste do Pará, 54,3% deram positivo para doença – contra 68,2% em março. Queda de 13,9% de infectados.

Só em Santarém, o percentual dos que testaram positivo cai de 70,5% (março) para 58,2% (abril).

Laboratório da Ufopa para covid-19 deve realizar 116 testes por dia
Professor Marco Prado, coordenador do Labimol. Foto: Ufopa/Reprodução

“Não podemos negligenciar os impactos econômicos e no modo de vida das pessoas, mas precisamos ressaltar que os resultados desse esforço coletivo estão evidentes nos números. Apesar das boas notícias, estamos num patamar muito elevado, praticamente no platô, com percentual de casos positivos acima de 50%, precisamos permanecer vigilantes para que essa redução continue ao longo dos próximos meses. Uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social são fundamentais”, ressalta o professor da Ufopa.

— LEIA também: Morte de Paulo Gustavo, 42 anos, acende alerta para avanço da covid-19 entre jovens


Assine e participe, comente no canal do Blog do Jeso no Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *