Um incidente ocorrido ontem, 9, em Santarém, entre advogados e militares do GTO (Grupo Tático Operacional), da Polícia Militar, colocou em rota de colisão a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e integrantes da bancada da bala na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), além da própria PM.
Hoje, a corporação, a OAB e deputados-militares se manifestaram sobre o caso, com acusações mútuas – tanto em notas como em vídeos.
A versão da OAB, em nota, sobre o quase confronto está expresso abaixo:
— ARTIGOS RELACIONADOS
A PM, também em nota neste sábado, assim se manifestou:
Ainda no calor dos acontecimentos, ontem, o presidente da OAB no Pará, Alberto Campos, gravou o vídeo a seguir, disseminado nas redes sociais ainda na noite de sexta-feira, 9.
Membro da bancada da bala na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), o deputado estadual Soldado Tércio (Pros) também fez um vídeo, contundente, comentando o caso, e o publicou hoje na internet:
Parte do incidente na 16ª Seccional da Polícia Civil foi gravado pelo blogueiro santareno JK. Veja a seguir:
MENOS ESPETÁCULO, MAIS DIÁLOGO
O bispo de Santarém, dom Flávio Giovenale, também se manifestou.
Ele pediu que a OAB e PM dialogasse. E que parassem de produzir “espetáculo”.
“Todos nós, a sociedade e a democracia precisamos tanto da OAB como da PM-GTO: está na hora de avaliar os fatos, não colocar lenha da fogueira (com riscos de queimar a democracia e a segurança que podem, sim, conviver) e dialogar. Pode ter havido erros e/ou exageros dos dois lados. O diálogo ainda é o melhor caminho, com menos espetáculo.”, escreveu.
Leia também:
Advogada do Pará viola regras da tornozeleira eletrônica, e volta a ser presa
JESO, TÁ FALTANDO O BLOG APURAR O FINAL O DESTA CELEUMA, QUE EU SAIBA, O SGT DO GTO FOI AFASTADO DO SERVIÇO, COMO SEMPRE O PAU QUEBRA NA COSTA DO MAIS FRACO! CADÊ O COMANDANTE DO GTO MAJ. WILTON E O CHEFE DA SECCIONAL DELEGADO GERMANO, SAÍRAM PELA TANGENTE? MAIS UMA VEZ PREVALECERÁ O COLARINHO BRANCO, VIDE OAB?
Nesse episódio é nítido o abuso por parte da OAB, mas fazer o que, estamos em um país que as autoridades (que assim se definem) só usam suas PRERROGATIVAS para benefício próprio… Esse Presidente da OAB é uma piada.. se o Advogado jr.era inocente porque não deixou que fizessem o TCO, e depois com todo conhecimento, prerrogativa, autoridade… e mais um monte de palavras difíceis não tirava fácil a acusação sobre o advogado jr…… mais no grito é mais fácil.. sinceramente…… os Delegados ali presentes me deixaram envergonhados… foi humilhante ver a policia tentando trabalhar e essas cenas lamentáveis
A Polícia civil se acovardou, deixou o GTO só com aqueles bando de bandido do colarinho.
Negativo Daniel. A Instituição Polícia Civil não se acovardou. O fato ocorreu entre Integrantes da PM e OAB.
Quem se acovardou foi o GTO que não deu voz de prisão ao advogado.
ESTE IMBLÓGLIO TODO É PORQUE AS “OTORIDADES” MOCORONGAS (POLÍCIA E ADVOGADOS) SÃO ACOSTUMADOS A NIVELAR POR BAIXO, POR ISTO QUE UM JUIZ DE FORA , DR. RIZZI, ESTÁ MOSTRANDO PARA ESTAS “OTORIDADES” PATÉTICAS COMO É QUE SE TRABALHA SÉRIO COMO UM VERDADEIRA AUTORIDADE, E NÃO FICAR COM BRIGA DE COMADRE DENTRO DE DELEGACIA!
JÁ O BISPO DOM FLAVIO NOU VOU NEM COMENTAR O QUE ELE FAZ AÍ, Ô BISPO VAI RESOLVER OS PROBLEMAS DA RÁDIO RURAL QUE NEM ISTO VOCÊ TÁ CONSEGUINDO!
Essa classe. Quer respeito da sociedade e nao faz por onde ser respeitada todo mundo sabe que o lado podre da sociedade so se da bem por causa deles que vivi ai ao lado deles e quando se pega um deles traficantes ladroes e outros criminosos estao la na porta da cadeia pra tentar livrar cara deles a qualquer custo nao querem nem saber do resto da socieade essa classe merece tanto respeito quanto os politicos brasileiros ou seja nem um. Viva a policia
Discordo de vc caro colega, tem que ser apurado os dois lados, no entanto ja wue vc pensa assim quando um policial for acusado de algum crime, não chamem advogado,.
Tinha que ter dado voz de prisao para esses advogados… cade o delegado responsavel?
Os vídeos mostraram CLARAMENTE excesso por parte da OAB, gostaria de saber se a Ordem também respeitou a prerrogativa e a autoridade da Polícia!!? agindo no grito e colocando situações evasivas ‘em que o presidente sugere que o policial queira matar o presidente (atitude reprovavel) sera que a Ordem tem se manifestado a favor dos cidadãos que precisam de advogados para recorrer ao Estado por: saúde? pessoas que precisam recorrer para ter tratamento médico pelo Estado? etc. ou só se manifesta em casos de porta de cadeia em que a causa em questão é um SUSPEITO de crimes …fui assaltada juntei provas e testemunha e antes de eu pensar lá estava o advogado do traficante na porta da delegacia pra livrar o pilantra e advinha? agora o cara trafica e fomenta a criminalidade na cidade….admiro a advocacia mais admiro muito mais a polícia apesar da injusta medida da falta de respeito com a mesma reflexo disso? VIOLÊNCIA E MAIS VIOLÊNCIA e quem sofre é a sociedade
Você disse tudo
alguém ai tem os telefones do presidente da oab e desse adv aí… o crime aumentou em alter…a co que ele podem ir até resolver. #TamoJuntoGTO
Pois é bandido e para ficar preso, com certeza esse vagabundo é parente de uns desses advogados, e mais apareceram dois delegados que não botaram ordem na delegacia, ninguém ganha no grito, achei rudículo tal postura do advogado e se a polícia exagerou ou apontou armas, cadê as testemunhas? Tem vídeos? Bom apurar isso o que não pode acontecer brigas entre órgãos que são para proteger a socidade e não quem descumpre a Lei.
Como cidadão fico triste e envergonhado dessa situação envolvendo a OAB e o GTO.
Faltou pulso firme. Desacato ainda é crime. Deveria ter sido preso em flagrante.
assim como abuso de autoridade é crime meu amigo. lembrando que o advogado tem a prerrogativa de conversar com em particular com seus clientes
e os bandidos presos pelo gto o que aconteceu? so vi a presidente da OAB querendo da uma de moralista e dono da verdade, cade os bandidos presos?