Luanna Arapiun, 29 anos, está às vésperas de entrar para história da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará): a primeira indígena a lecionar na instituição.
Nascida em Santarém (PA), foi aprovada no mais recente processo seletivo para professor(a) substituto promovido pela universidade, cuja sede fica em Santarém (PA).
Vai ministrar aula de língua portuguesa para o curso Formação Básica Indígena, vinculado ao ICED (Instituto de Ciências da Educação).
Luanna Cardoso Oliveira é graduada em letras (Ufopa), com habilitação em língua portuguesa. Tem mestrado em educação (Ufopa) e faz doutorado (Ufopa).
— ARTIGOS RELACIONADOS
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Caro Jeso, informo que Formação Básica Indígena (FBI) não está mais vinculada ao Instituto de Ciências da Educação (ICED) e sim ao Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII). Atualmente a FBI tem duas turmas, sendo uma no turno da manhã e outra à tarde. Nelas estudam alunos de diferentes povos indígenas, como Wai Wai, Munduruku, Waiãpi, Ticuna, Arapiun, Kumaruara e Borari. Após a conclusão da chamada formação básica, que dura em média dois semestres, esses alunos ingressam nos cursos de graduação da Ufopa.
Professora Luanna Arapiun irá ministrar aulas para os alunos das novas turmas, cujo processo de habilitação (matrícula) será realizado no período de 12 a 23 de junho de 2023.
Obrigado pela informação.