O projeto que convoca plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós, a ser desmembrado do Pará, foi aprovado há pouco pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.
A matéria seguirá, agora, para apreciação e votação do plenário da Casa.
Leia também:
STF extingue processo contra plebiscitos.
Pró-Tapajós ganha no Senado.
Plebiscito recebe parecer favorável na CCJ.
PEC do Senado delimita plebiscito.
CRIAR ESTADOS NA REGIÃO NORTE É NACIONALIZAR A AMAZÔNIA COM INVESTIMENTOS, é a presença do poder público na Amazônia brasileira.
Quero parabenizar , os senadores pela coragem de levantar um problema de segurança nacional e pensar em criar um pólo de desenvolvimento e segurança nacional. Essa região é absolutamente esquecida por nossas autoridades, um região onde vivem milhares de brasileiros que foram condenados ao isolamento e deixados em uma zona de fronteira sem a devida vigilância de fronteira. O desmando e a falta da presença do poder público nessa região fragilizada ao narcotrafico. Não se justifica em nosso país termos o Estado do Amazonas maior que muitos países vizinho ao Brasil, inclusive países da Europa e termos Estados pequenos como Alagoas e Sergipe.È preciso criar o Estado de Solimões para que essas cidades do extremo oeste do Amazonas sejam acolhidas com a presença do poder público. Assim como o Estado do Tapajós será uma realidade futura, o estado do Solimões também deve ter sua devida atenção.Basta vontade política para isso e confio na competência e articulação política que nossos deputados e senadores da amazonia darão força a este projeto criar o estado do Solimões e Rio Negro. Srs, levantem essa bandeira, crie o futuro do Brasil e dessa região.. Dê a oportunidade dos moradores dessa região decidir democraticamente em plebiscito e o desenvolvimento dessa região. É PRECISO PENSAR EM DIVIDIR O ESTADO DO AMAZONAS PARA CRIAR OS ESTADOS DO SOLIMÕES, COM CAPITAL TABATINGA E O ESTADO DO RIO NEGRO, COM CAPITAL TEFÉ.
AGORA E SÓ CONVENCER O ESTADO A VOTAR SIM AO TAPAJOS E CARAJÁS.
MOBILIZAÇÃO CONTRA A DIVISÃO DO ESTADO EM BELÉM, COMEÇA NA SEGUNDA 30 / 05 / 2011. A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DO PARÁ IRÁ CONVOCAR AS PESSOAS DE CADA BAIRRO DE BELÉM PARA MOSTRAR QUE Ñ HA NECESSIDADE DE DIVIDIR O ESTADO( MENTIRA DA A.C.P SABEMOS QUE REAGIÃO OESTE DO PARÁ CARECE DE INVESTIMENTOS, E COM A DIVISÃO SÓ IRAR BENEFICIAR TODA A POPULAÇÃO DO OESTE DO PARÁ), A PROPRIA A.C.P DOOU SALAS EM SUA SEDE EM BELÉM PARA UM QG CONTRA A DIVISÃO.
FONTE:D.O.L
Tive a oportunidade de ouvir essa decisão ao vivo pela internet na TV Senado e sem dúvida isso serviu como um recarregador de baterias para mim e para quem eu possa mobilizar para lutarmos ainda mais pelo Estado do Tapajós.
Parabéns ao povo da região por mais essa vitória!!!!
E vamos que vamos com a corrente do Bem em favor do Estado do Tapajós…
Regis Balieiro-Jornalista