Tapajós no Mangueirão

Publicado em por em Comentários

Empresário em Santarém, Júnior Chaves comenta o artigo Vamos pintar o sete, da lavra de Paulo Cidmil:

Jeso,

No que tange a marketing pró ou contra o Estado do Tapajós, fico imaginando quem deverá aproveitar a grande oportunidade durante a transmissão do jogo entre Brasil e Argentina, na próxima semana.

A oportunidade é única e pode ganhar repercussão nacional e internacional. Será que algum dos lados (ou ambos) estão articulando ostentar nas arquibancadas do Mangueirão, faixas com mensagens sobre as campanhas?

Por outro lado, se as imagens forem geradas pela TV Liberal, ponto para os “contras”, pois com certeza mostrarão apenas as faixas com dizeres contra a divisão, podendo criar uma empatia nacional a favor do contra (que paradoxo).

Será?

E a turma do “SIM”, já preparou material e vai aproveitar a oportunidade?

É esperar pra ver…

Outro ponto: O dinheiro pra financiar a campanha do “SIM” sai de onde? É público ou de doações? Acredito que como eu, muitos talvez tenham interesse em participar mas não sabemos como.


Publicado por:

17 Responses to Tapajós no Mangueirão

  • Eu voto SIM,SIM,E SIM.Não tem nada perdido ainda,o jogo só termina quando o juiz apita o final.Meus parentes que moram em Belém vão votar todos pelo SIM 77. E se alguém quizer ajudar realmente a CAMPANHA DO SIM,é só pegar o TELEFONE E LIGAR PARA O POVO PARAENSE DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELEM,E CIDADES VIZINHAS, E TENTAR GANHAR MAIS UM VOTO.Meu primo professor da UFPA DE Belém está fazendo a campanha do SIM dentro da MAIOR UNIVERSIDADE DO PARÁ,OU SEJA,A NOSSA CAMPANHA ESTÁ FAZENDO TRABALHO DE FORMIGUINHAS,E A CADA DIA QUE PASSA O SIM GANHA MAIS ADEPITOS,PRINCIPALMENTE EM BELÉM.E DIGO MAIS, PESSOAS QUE TEM PESO PARA GANHAR VOTOS.ATÉ PORQUE JÁ SABEMOS QUE PRATICAMENTE TODO O INTERIOR DO PARÁ VAI VOTAR SIM.CAROS AMIGOS A LUTA POR NOSSA INDEPENDENCIA ESTÁ APENAS COMEÇANDO.

  • Tem um detalhe que muita gente tá esquecendo. Muitos que moram em belem não são parecidos demais com os argentinos? Arrogância e prepotência junto com a deslealdade, soberba e egoísmo. Quando tem remo e paysandu eles se esfolam, se matam, fazem arrastões nas ruas depois dos jogos, puxam uns aos outros de dentro dos ônibus pra espancar até a morte etc…E acham normal porque é capital. São mais selvagens do que quem vive na selva. Brasil e Argentina em Belém: É o encontro perfeito. Quem vai bicar primeiro o outro hem?? Acho que alguem teria que avisar os argentinos, ou então alguns desses belenenses que são assim vão sentir na pele esses defeitos abomináveis do ser humano.

  • Acredito que os guerrilheiros do sim já se convenceram que é uma luta perdida e aqueles mais espertos não querem perder dinheiro numa campanha derrotada.

  • Caro Andrei Monteiro nós da Região Oeste somos ainda Paraense, também amamos os Paraense, a não ser se você não se considera Paraense e sim Belenense, parece que VC se considera mais Belenense do que Paraense a sua atitude me confunde e é essa umas das causa do nosso povo da Região Oeste querer uma mudança por nós não sermos lembrados e nen amados pelos Belenense que se dizem Paraense, as vezes VCs nos tratam com uma certa gozação, não se pode contar com vitória antes do tempo certo, NÓS da Região Oeste ainda acreditamos que no Pará exista pessoa inteligente e amorasa para intender a nossa situação, o porque dessa MUDANÇA, nós não sabemos porque você e alguns paraense são contra, as vezes penso que vcs só querem o bem de vcs os do outros que se dane. Eu ainda não li e ouve argumentos que mude a minha opinião do SIM 77, ainda não o que está sendo mostrado é interesse dá parte dos contra que só querem para sí a melhora. Eu entendo que um Pará menor será um Pará MELHOR ainda mais sem os mocorongos como vc nos trata, pois mesmo nós sendo vencedor nessa disputa, vamos continuar sendo paraense conforme a lei.

  • Caro MARCOS, é por isso que o nosso PARÁ está falido, um joguinho de uma seleçãozinha que não ganha de ninguém vem para fazer um joguinho para engorda o bolso da CBF e FPF a custa do suor de alguns paraense do seu tipo, e já se achamo tal dono da cocada, hoje até criança não acredita em Papai Noel, infeslimente tem alguns Paraense igualzinho você que fica orgulhoso e satisfeito com pouca mer…. Os do 77 sim que vão ao mangueirão nesta quarta-feira é para mostrar que os PARAENSE INTELIGENTE querem uma MUDANÇA e isso não deixa de ser uma oportunidade. Acho alguns belenense parecido com Israelense (povo de ISRAEL) que não querem a independência da Palestina.

  • Se vcs querem tanto se desvencilhar de Belém, por que agora essa de depender do mangueirão para mostrar suas opiniões.
    Os idealizadores deste prebiscito esperavam que só os elietores das regiões separatistas votassem, o tiro saiu pela culatra, agora não tem mais jeito.
    O povo de Belém, tem sua opinião formada. seja ela qual for, o NÃO, vencerá de goleada.

    1. A profundidade dos argumento do não sempre me surpreende:

      “O povo de Belém, tem sua opinião formada. seja ela qual for, o NÃO, vencerá de goleada”

      Esqueci que algumas pessoas de Belém além de já nascerem mais inteligentes que o restante do Pará, também tem o dom de prever o futuro.

    2. Olá, Marcos.
      Precisa entender que não somos separatistas, até porquê o Estado do Tapajós fará parte da União assim como Carajás e o Pará.
      Mas diga-nos: você conhece a realidade do Oeste do Pará?
      A criação do Estado do Tapajós não é um mero desejo político, mas um ideal que emana do povo, como esperança de termos uma vida digna como vocês em Belém possuem, caro amigo!
      Estou disposto a financiar as passagens de barco e hospedagem pra você vir aqui conhecer a realidade das pessoas que vivem nesta região. Eu ofereci a passagem de barco, prezado, para que tenhas a mesma sensação de perderes 4 dias em sua vida viajando entre a Capital e a terceira maior cidade de Pará (Santarém), pois não temos o privilégio de possuir ligação por estrada asfaltada com Belém.
      O Pará é muito grande, Marcos e não dá conta de sustentar todos os seus filhos. Santarém e região são por assim dizer, filhos que amadureceram e precisam sair de casa para continuarem suas vidas trabalhando e então crescer.
      Um forte abraço, Marcos. Essa campanha não é algo pessoal, amigo. Mas uma necessidade!
      J..C

  • Vocês do “sim” apareçam aqui. Serão devidamente recebidos pelos belenenses que vocês, mocorongos separatistas, tanto odeiam.

  • Jeso Tapajos e Carajas podem e devem fazer a sua propaganda do Sim ,mas nao podem condenar os do resto do Para que querem Nao e tem o mesmo direito de fazer sua propaganda .Leio todos os Blogs ,a imprensa escrita ,radio e televisao do oeste do para fazendo a propaganda do sim ,porque o Liberal e um jogo em Belem nao pode fazer a propaganda do Nao?Isso e um plebiscito e nao uma guerra e teremos que forçosamente continuar convivendo qualquer que seja o resultado ate palos laços historicos .Vamos fazer propaganda e nao GUERRA.

    1. Anônimo,
      Há uma neçessidade de ser compreendido o motivo pelo qual os moradores da região Oeste querem o “SIM”, por assim dizer: Precisamos de desenvolvimento que só acontecerá com a criação do novo Estado.
      Imagine que você more numa casa com seus pais, você e um irmão mais velho. E esse irmão mais velho um dia decide sair de casa pois tem objetivos na vida e vivendo com os pais jamais os alcançará. Você condenaria esse seu irmão ou daria força pra ele, desejando boa sorte?
      Somos todos irmãos, amigo, acima de tudo, brasileiros.
      Nos dê a sua força e nos deseje boa sorte. É o que esperamos de nossos irmãos belenenses!
      Não temos estradas asfaltadas. Não temos saneamento básico nas residências. Não temos sequer indústrias amigo.
      Uma mesma distância que você percorre de carro em meia hora entre Belém e Castanhal, nosso povo percorre em 8 horas de viagem, de barco.
      Somos apenas um peso pra Belém, hoje. Mas queremos alcançar nossas metas e objetivos.
      Queremos o desenvolvimento. Precisamos dele e estamos querendo “sair de casa” com esse objetivo.
      Pode nos desejar boa sorte, meu irmão, votando no SIM, de forma consciente do motivo pelo qual votou.
      Um grande abraço, contamos com você!
      J.C.

  • Itaituba: Um exemplo bem sucedido de divisão

    Não é preciso ter medo do novo, nem das mudanças é preciso ter coragem para mudar o mundo e mudar sua vida, esse sentimento de medo só fez a humanidade retroceder e a história mostra que aqueles que acreditaram nas mudanças e disseram SIM para a emancipação estavam certo.
    Para exemplificar isto, vou usar a cidade de Itaituba, que um dia já foi o maior município do mundo que dividiu-se e criou os municípios de Trairão, Jacareacanga e Novo Progresso, todos esses municípios se desenvolveram e tão bem longe daquilo que eram quando eram ligadas a Itaituba, lógico que ainda passam por dificuldades, mas estão bem diferente do Distrito de Creporizão que na época disse Não a divisão e hoje continua na mesma situação de abandono, pois Itaituba, não tem condições financeiras nem estruturais de fazer a região de Creporizão se desenvolver.
    Hoje a Região de Creporizão, luta, junto com Moraes Almeida para criar um município e recuperar o atraso que tiveram quando não se emanciparam.
    a População de Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão são eternamente gratos a Itaituba, município-mãe, pelo apoio dado ao desmembramento e nenhum clima de rivalidade foi criado, pelo contrário, todos são consciente que tomaram a decisão certa!
    Por isso, nesse plebiscito eu voto Sim e Sim, Tapajós e Carajás!!! 77 Neles!!!

    1. Seiichi,

      Esse convite tá limitado ao Facebook e o povão não tem acesso.
      A campanha em si precisa ser algo mais agressivo. Não vejo nada na rua. Nem outdoor, nem carros de som. Nada.
      Você tem visto?

      1. Realmente Junior Chaves não tenho visto nenhuma mobilização além da organização pela rede social, mas mesmo assim creio que não podemos desprezar a mesma, pois hoje em dia ela é um instrumento poderoso de organização e articulação de movimentos sociais. E apesar de tudo essa mobilização é mais direcionada para quem mora em Belém e eu realmente desconheço como funciona a mobilização de lá.

  • Verdade. Aqui em Belém estão incentivando a todos que forem ao estádio a usaem lenços com as cores do Pará… Quanto às mensagems exibidas no intervalo do jogo, não duvido que apareça gente com cartazes com propaganda do NÃO e quanto a tv Liberal, não duvido que ela mostre apenas os cartazes e lenços da turma do NÃO.
    Mesmo assim, vamos reagir gente! Lá é a nossa maior batalha. Temos que convencer 1 em cada 3 eleitores de Belém. Eu acredito na vitória do SIM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *