Folha de S. Paulo
Lançada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, a presidente Dilma Rousseff transformou a festa para celebrar os dez anos do partido no governo em um primeiro ato de campanha.
No palanque, Dilma rejeitou a herança de Fernando Henrique Cardoso, logo após Lula apontar a vitória dela em 2014 como “uma consagração política” diante das críticas ao PT feitas ontem por Aécio Neves -principal nome do PSDB para a Presidência.
“A resposta que o PT deve dar [à oposição] é dizer que eles podem se preparar, podem juntar quem eles quiserem e que, se eles têm dúvida, nós vamos dar como resposta a eles a reeleição da presidenta Dilma em 2014”, discursou Lula no evento.
“Nós não herdamos nada. Nós construímos”, afirmou Dilma, ao defender ações do governo na área energética e rebater as críticas do PSDB à política de seu governo.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Ao lançar Dilma candidata de forma enfática, Lula usou a festa petista para desfazer as dúvidas sobre a candidatura da presidente e afastar especulações sobre sua intenção de voltar ao cargo.
Leia mais em Lançada por Lula à reeleição, Dilma rejeita herança tucana.
Leia também:
Caixa bate Itaú e Bradesco em lucro.
Sem dúvida o politico mais cinico, mentiroso e inescrupuloso da história desse país. Que ele conte pela zilhonésima vez que o Brasil “começou” em 2003, que a estabilidade economica começou no governo dele, que os programas sociais começaram com ele, que o fortalecimento do sistema financeiro também é obra sua vá lá… A mentira é o instrumento favotito do LULOPETISMO na hora de fazer politica, o perigo é quando parte da imprensa endossa todas as MENTIRAS.
Ei Danilo, acorda!
FHC fala em picuinha porque o PT critica seu governo e não reconhece os avanços (1995-2002). Vamos aos “avanços do governo FHC”:
Miséria: em 2002 o país tinha 54 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza(IBGE 2002). Não existia o Bolsa Família e os programas sociais eram mínimos, só para inglês ver.
Economia : o país quebrou três vezes com as crises financeiras internacionais, os juros eram estratosféricos, não havia crédito, ninguém comprava, ninguém vendia. O FMI mandava e desmandava na nossa economia.
Desemprego: o desemprego bateu recorde, atingiu mais de 20% da PEA, os salários eram baixos, as demissões ocorriam em massa, as greves eram frequentes.
Falta de investimento: a falta de investimento em setores importantes, como as elétricas, levou ao apagão, ao racionamento de energia elétrica e à queda da produção. Afalta de investimento determinou o afundamento da P36, a maior plataforma petrolífera do mundo, com 9 mortes e um prejuízo que passou de R$ 1 bilhão. A falta de investimento na Petrobras era proposital, pois a intenção era criar clima para privatizar.
FHC também não investiu em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos.
Educação: não havia educação para os mais pobres, só a classe abastada tinha como frequentar a universidade. Não existia o PROUNI.
INSS: as filas eram intermináveis, o segurado era tratado com desprezo, FHC chegou a dizer que os aposentados eram vagabundos: “São vagabundos, que se locupletam de um país de pobres e miseráveis”. Notem que ele sabia que o Brasil era um país de pobres e miseráveis, mas não fez absolutamente nada para acabar com essa miséria. No entanto, FHC socorreu os banqueiros com o PROER dos Bancos.
Ele tinha um ótimo PGR, o Geraldo Brindeiro, que ficou conhecido como “engavetador geral da República”, Nenhuma denúncia era apurada, nada era investigado em seu governo: a compra de votos para a reeleição, as privatizações escusas (alguém sabe o que foi feito com o dinheiro das privatizações?).
Nas campanhas eleitorais para presidente (2002-2006-2010), Serra e Alckmin escondiam FHC, não tocavam no nome dele e muito menos em seu desastrado governo. Não havia obras, programas ou qualquer virtude para usar como referência do governo de FHC.
O Plano Real: o plano Real é obra do ex-presidente Itamar Franco, e FHC se apossou da fama indevidamente. Em vídeo, Itamar Franco esclarece que o Plano Real não é obra de FHC:
Itamar expressa sua mágoa por Fernando Henrique insistir em dizer-se autor do plano Real. Não era mais ministro, não assinou a medida provisória, não podia ter assinado a célula… mas foi eleito duas vezes insistindo nisso.
Itamar acabou conformando-se: “se ele quiser ficar com o plano Real pra ele, que fique.”
E agora que Itamar morreu, FHC terá a dignidade de reconhecer quem são os verdadeiros autores do Plano em cima do qual fez sua carreira política?
Pronto FHC , está aqui mostrado um pouco do seu governo, da sua obra, dos seus “avanços”.
(Jussara Seixas/via Terra Brasilis)
“Todo Poder emana do Poder e o Poder somos nós” = AI 05 = PSDB! Fora PSDB!
Deveriam ter convidado Yoani, e falado sobre o que eles construíram: o mensalão.
que bom que o povo penssa asin o meu ta garantido dilma elula
como o raio não cai duas vezes no mesmo lugar , ninguém elege duas vezes um poste !!!! é o famoso balaão de ensaio na politica !!! o lançamento antecipado de candidatura para aferir o indice de viabilidade do mesmo !!! já vi esse filme antes !!!!
De poste DIlma não tem nada. Ela está fazendo um bom trabalho na presidência, mostrando sua coerência e personalidade firme de que o Brasil precisa. Ela está bem melhor que o Lula. Não votei na DIlma na última eleição, porém meu voto será dela em 2014.. Já no Lula em não voto.
Que o Lula é maluco todo mundo sabia. Agora a Dilma também dá mostras de maluquice. Quer dizer então que o Brasil começou em 2003 e que ela é a Eva e o Lula é o Adão? Então, tá. São doidos de hospício esses dois e todos os que os seguem. E viva a Yoani Sánchez que desnudou para o mundo inteiro os crimes da sangrenta ditadura cubana!