por David Marinho (*)
Por falta de informação e maus hábitos ambientais, parte da população de Santarém descarta com naturalidade efluente líquido ou águas servidas das residências, condomínios e lava-jatos diretamente nas sarjetas e ruas.
Esse hábito causa prejuízos ao poder público pelo fato de promover adubação das sarjetas com matéria orgânica oriundas de restos de alimentos, o que proporciona a proliferação de vegetação gramínea e arbustos, bloqueando o livre escoamento das águas pluviais.
Leia também dele:
Melhorias do trânsito: Elevado Tapajós.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Bloqueada, essa água é redirecionando para o asfalto, causando encharcamento e sua fragilização. Amolecida, a pavimentação provoca o surgimento de buracos indesejáveis nas ruas.
Os restos de alimentos em sarjetas e ruas também atrair ratos, moscas, baratas, insetos em geral, que são vetores de doenças.
Seria bom que a Prefeitura de Santarém, através da Seminfra ou agentes de saúde, notificassem e orientassem os infratores a não descartarem mais água servida nas ruas, orientando-os a construírem sumidouros dentro do próprio imóvel, conforme determina o Código de Postura do Município.
Esse sumidouro pode ser feito em alvenaria ou, a um custo mais abaixo, aproveitando o desmonte das árvores de Natal deste ano, com pneus. O chamado “sumidouro ecológico”.
Na dificuldade de se furar os pneus para os drenos, pode-se usar “cacos de lajotas” como calços para o espaçamento dos três primeiros pneus inferiores.
Considerando-se que foram feitas 40 árvores de Natal, cada uma com 55 pneus, temos aí então 2.200 pneus, que dá para fazer 220 sumidouros ecológicos, com 10 pneus cada um.
A ideia está aí e o como fazer também.
É só colocar em prática.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
* Santareno, é projetista e gestor ambiental. Escreve regularmente neste blog.

Olá, gostaria de saber quantos litros essa fossa suporta?
David, bom dia, gostaria de saber se posso com um amigo fabricar e produzir esse tipo de sumidoro com Pneus? se á algum problema a respeito de Patente, pois além do sumidoro gostaria de fabricar de madeira o próprio banheiro com um custo baixo para população de baixa renda.Fico no aguardo de sua resposta.
A ideia de tirar o coco das ruas e rios de Santarém é ótima porem o esgoto deve ser tratado o poço morto é arcaico e inadequado as características edafoclimaticas da nossa Cidade.
Os pneus usados na decoração natalina serão segundo a prefeitura enviados a Manaus para a correta destinação final.
Veja:
SEGUNDO O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA:
A destinação ambientalmente adequada de pneus inservíveis: procedimentos técnicos em que os pneus são descaracterizados de sua forma inicial, e que seus elementos constituintes são reaproveitados, reciclados ou processados por outra(s) técnica(s) admitida(s) pelos órgãos ambientais competentes, observando a legislação vigente e normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, e a minimizar os impactos ambientais adversos;
Os pneus segundo a lei ambiental não poderiam ser utilizados no poço morto.
Uma boa solução David…
Está sim ecológica, pois daria uma utilidade real á longa sobrevida dos pneus usados.
Que o próprio cidadão poderia implantar a custo quase zero em sua residencia.
Até para dar uma chance real de “reparar” a quem teve a “brilhante burrice” de caricaturar arvores de Natal com pneus velhos, iluminadas com lampadas incandescentes.
Tiberio Alloggio