Melhorias do trânsito: Elevado Tapajós

Publicado em por em Artigos, cidade, Infraestrutura, trânsito

Elevado Tapajós3

por David Marinho (*)

Como todo mundo já percebe, Santarém está crescendo vertiginosamente em todos os sentidos –  expansão da cidade com bairros habitacionais, polo universitário, aumento da população, redimensionamento do atual porto da CDP (Companhia Docas do Pará), para recepcionar grandes volumes de cargas, etc.

À reboque, vêm também os complicadores inerentes ao progresso que se manifesta como um verdadeiro rolo compressor.

Diante desta expectativa, devemos nos preparar para evitar o caos urbano.

Elevado Tapajós1

Medidas preventivas precisam ser tomadas já pelo poder público, para que esse crescimento não nos pegue de surpresa. Evita-se, com isso, que a população seja impactada negativamente sobre a sua qualidade de vida.

Leia também dele:
Proposta de drenagem pluvial na Dom Frederico.

Vou me ater, neste artigo, de modo específico sobre o atual porto da CDP, que infelizmente insistem aproveitá-lo (o melhor seria construir um novo na Área Verde e Maicá), para absorver o aumento exponencial da movimentação de cargas de todos os tipos.

Essa movimentação acarretará um adensamento do trânsito pesado no trecho urbano da BR-163 (avenida Cuiabá) próximo ao porto. Isso dificultará a travessia com segurança e rapidez de carros e pessoas nesse trecho.

Elevado Tapajós2

Diante dessa conturbada e nova realidade, há necessidade urgente do governo municipal planejar e executar uma infraestrutura de porte, para transposição desse trânsito com uma espécie de elevado (viaduto).

Idealizamos um modelo simples, eficaz e necessário para aliviar esse transtorno que jaz à porta, no cruzamento da avenida Tapajós, sobre a avenida Cuiabá, que dará acesso seguro para os bairros à oeste da cidade, como Mapiri, Salé, Caranazal, além do campus da Ufopa, com passarela para pedestres e ciclovia.

Esse projeto resolveria de imediato essa expectativa de transtorno, podendo ser construído em estrutura premoldada de concreto protendido, elevado, apoiado apenas em colunas, sem maciços de aterros.

Sua parte inferior pode ser ocupada com setores de fiscalização, como um posto da Polícia Rodoviária Federal, outro da PM, Corpo de Bombeiros ou até mesmo posto médico. E no lado para o porto, a sugestão seria instalar um grande painel luminoso de boas-vindas aos turistas.

Elevado Tapajós4

Então, aqui apresento uma proposta simples, mas que pode ser melhorada, e poderia ser construída ainda dentro de uma área desocupada e ociosa da própria CDP, paralela à avenida Tapajós, em frente ao Sindicato dos Estivadores de Santarém.

Outra estrutura desse tipo se faz necessária no cruzamento das avenidas Moaçara com Cuiabá, para atender a demanda de tráfego do Grande Santarenzinho, desafogando a avenida Fernando Guilhon.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Santareno, é projetista e gestor ambiental. Escreve regularmente neste blog.


Publicado por:

11 Responses to Melhorias do trânsito: Elevado Tapajós

  • Parabéns pela idéia e pelo tempo empenhado em colocar em forma de projeto/desenho. É disso que precisamos, menos palavras e mais atitudes! A cidade cresce em um ritmo que ainda há como nos preparar um pouco, depois ficará inviável uma mudança sem trazer maiores complicações.

    Abraços

    1. Obrigado Fabrício pelo incentivo. Apesar de termos gente que oferece “resistência” ao novo e as sugestões para os melhoramentos de nossa cidade.
      As críticas construtivas serão bem-vindas, mas querer podar ideias que podem ser melhoradas e implantadas, aí já é demais…

  • Dr. João Guilherme. Agradeço a menção do título. Mas não sou doutor, sou apenas um Tecnólogo em Gestão Ambiental (IESPES) e Desenhista Projetista pela Escola da Vida.
    Porém sou um idealista e idealizador, que sonha ainda em ver a nossa Santarém diferente e mais humanizada a serviço de sua gente.
    Obrigado, e também desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo de 2014, cheio de realizações.

  • Dr. David Marinho.
    Parabéns.
    Bom trabalho e sugestão à administração municipal. O bom seria a realização.
    Bom Natal e um bom 2014, 2015, 2016….

  • Amigo, sou morador do bairro do laguinho, e acho que não é esse cruzamento(cuiabá e tapajós) que deve ser preocupante. O preocupante, e que sofreu uma mudança paliativa recentemente, é entre a cuiabá e rui barbosa, pois lá, o fluxo é muito maior. Sem esquecer, ainda, do cruzamento da cuiabá com a av. mendonça furtado.

    1. Caro Morador. Esse projeto só se encaixa nesse local, pois é onde ainda existe uma área aberta disponível para uma estrutura desse porte. Quanto aos outros locais complicados (Mendonça e Rui Barbosa), os condutores devem migrar para esse local por meio das travessas adjacentes para fazerem suas transposições.

  • Cópia até descarada do que há em Belém. Não se admira que estajamos comprando avião do tipo que países do primeiro mundo já sabe fazer desde … dos anos 60 anos.

    1. Pobreza, nada mais original do que sua própria “identificação”. Pobreza mesmo; de espírito, de idéias, de ambição sadia, de exigir melhorias para sua cidade, de assumir seu próprio nome, etc., etc.
      Mas digo-lhe, que não conheço o sistema viário de Belém, fui a essa capital doente, diretamente para o hospital e do hospital para o aeroporto e Santarém.
      Porém, digo-lhe que devemos evoluir em nossos anseios e não se conformar com migalhas e sobras que nos deitam.
      E sobre esse tipo de estrutura não se tem mais nada a inventar, apenas se adapta as necessidades e aos espaços disponíveis para suas construções.
      Quanto a sua referência a aviões; os antigos e os modernos continuam tendo um corpo cilíndrico, asas, flapes, hélices ou turbinas, trens de pouso, etc. etc. A bicicleta também é um exemplo.
      Agora as nossas mentalidades podem evoluir e crescer, cuide bem da sua…

  • Dr. Tiberio.

    Obrigado pelo entendimento e o incentivo dessa proposta. Nós só podemos doar o que possuímos, cada um dentro de suas especificidades e formação.
    Se todos os santarenos se preocupassem com o bem estar de nossa cidade, e contribuissem com ideias, apesar de serem “informais”, pode ser que as autoridades em algum momento saia da “letargia gestora”, e comece a aproveitar as sugestões, melhorando-as talvez, e adequando-as a nossa realidade. Certamente que a nossa Santarém poderia experimentar um desenvolvimento positivo sem traumas nem sequelas para sua infraestrutura e o seu ordeiro povo que tudo aceita sem pestanejar… E se as autoridades não se anteciparem aos eventos com projetos arrojados e futuristas a médio e longo prazos , nossa cidade se transformará em um caos, principalmente no trânsito!
    Mais uma vez obrigado. E tem muitas sugestões ainda a serem divulgadas em várias áreas das necessidades humanas de Santarém.

    Saudações idealistas.

  • Grande David Marinho !

    Tiro o chapéu e assino embaixo !

    Tiberio Alloggio

    PS
    Inclusive quando destaca que a atual porto da CDP está quase saturado e não tem mais para onde crescer: “infelizmente insistem aproveitá-lo (o melhor seria construir um novo na Área Verde e Maicá), para absorver o aumento exponencial da movimentação de cargas de todos os tipos”.

    Porém não esqueça que o deslocamento do atual porto será tarefa árdua e vista como “alguém” que é contra o “desenvolvimento”.
    Infelizmente quem manda hoje em Santarém é o “ruralismo” que não dá a minima nos interesses “coletivos” do município.
    Como se sabe ruralistas adoram tudo que tipo de confusão, engarrafamentos, filas, som alto, puteiros, agrotóxicos, conflitos, shows de pião boiadeiro…..enfim todo tipo de caos…. pois acham que quando o caos se manifesta, a economia está bombando, seus bolsos se enchendo, e Santarém se desenvolvendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *