
Autor do projeto (PLS 143/2010) que cria a Área de Livre Comércio de Santarém, o senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB) participou de reuniões ontem e hoje, 27, com lideranças regionais e vereadores do oeste paraense para detalhar o texto que está em tramitação no Senado.
A expectativa do parlamenta é que o projeto seja votado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no retorno do recesso parlamentar.
Aprovado em 2013 na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o projeto atende a um pleito antigo do Pará, o único estado da Amazônia sem ter uma área com benefício fiscal.
“Não é de agora que defendo lá no Senado a importância deste projeto para a região e ao Pará. Somos o único estado brasileiro na Amazônia que não tem nenhuma área de livre tributação”, ressaltou Flexa, que defende a ALC como forma de impulsionar o desenvolvimento na região oeste paraense.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A instalação de uma ALC em Santarém atende a um pleito antigo do Pará. Quando implantada na região, a Área de Livre Comércio deverá incentivar o processamento da matéria-prima local, agregando valor econômico e gerando emprego e renda na região.
UNIVERSIDADE
O projeto da ALC é mais um importante passo dado por Flexa para impulsionar o desenvolvimento regional. Em 2006, o senador apresentou o projeto (PLS 213/2006) para a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará.
Com sede em Santarém, a Ufopa vem se consolidando como uma instituição pública de excelência.
Recentemente o Ministério da Educação (MEC) recredenciou a instituição de ensino com conceito 4 (vai de 1 a 5). Para os avaliadores do MEC, a Ufopa é uma universidade que oferece um serviço educacional de qualidade e excelência acadêmica.
Com informações da assessoria do senador Flexa Ribeiro
Leia também:
Santarém receberá R$ 1 milhão para compra de mobiliário para educação básica
Jakso veras gostaria de falar com o ilustre senador atrncao acessor meu zap
Vejo que o único senador a preocupa se com o nosso estado chama se, flexa Ribeiro.
Eita caboclo bom!