
O documentário Marambiré, da produtora paraense Lamparina Filmes e dirigido por André dos Santos, acaba de entrar no catálogo de filmes da Amazon Prime.
A obra, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural, mostra a dinâmica da manifestação cultural, que dá nome ao documentário, realizada na na comunidade quilombola do Pacoval, no município de Alenquer (PA).
O diretor é quilombola paraense, nascido na comunidade Boa Vista, em Oriximiná.
Envolvendo dança, música e cantos marcados fortemente pelo som da caixa e dos pandeiros, o Marambiré é passado de geração em geração e faz referência aos antigos reinados da África Central, recria um universo teatral-ritual com rei, rainhas, valsares, tocadores e contramestres.
O Marambiré ocorre principalmente em homenagem a São Benedito, santo católico venerado em Portugal desde o século 16 e que, ao ser trazido ao Brasil pelos padres portugueses, por ser ex-escravo, foi prontamente adotado pelos escravos, tornando-se um santo negro de grande devoção.
A festa maior inicia em 14 de dezembro, dia de Santa Luzia, e termina em 20 de janeiro, dia de São Sebastião.
Assista ao trailer do documentário:
Com informações do Itaú Cultural
LEIA também: Sai a nova edição do “Jornal de História”; o periódico circula há 5 anos
Não existe coisas mais bonita do que cultivar a cultura de seu povo, nos só temos a agradecer a todos aqueles que contribui com a cultura. Obrigado