Documentário sobre o Marambiré, em Alenquer, entra no catálogo da Amazon Prime
O documentário foi dirigido por André dos Santos. Foto: reprodução/Marambiré

O documentário Marambiré, da produtora paraense Lamparina Filmes e dirigido por André dos Santos, acaba de entrar no catálogo de filmes da Amazon Prime.

A obra, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural, mostra a dinâmica da manifestação cultural, que dá nome ao documentário, realizada na na comu­nidade quilombola do Pacoval, no município de Alenquer (PA).

O diretor é quilombola paraense, nascido na comunidade Boa Vista, em Oriximiná.

 

Envolvendo dança, música e cantos marcados fortemente pelo som da caixa e dos pandeiros, o Marambiré é passado de geração em geração e faz referência aos antigos reinados da África Central, recria um universo teatral-ritual com rei, rainhas, valsares, tocadores e contramestres.

O Marambiré ocorre principalmente em homenagem a São Benedito, santo católico venerado em Portugal desde o século 16 e que, ao ser trazido ao Brasil pelos padres portugueses, por ser ex-escravo, foi prontamente adotado pelos escravos, tornando-se um santo negro de grande devoção.

A festa maior inicia em 14 de dezembro, dia de Santa Luzia, e termina em 20 de janeiro, dia de São Sebastião.

Assista ao trailer do documentário:

Com informações do Itaú Cultural

LEIA também: Sai a nova edição do “Jornal de História”; o periódico circula há 5 anos

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Documentário sobre Marambiré, em Alenquer, entra no catálogo da Amazon Prime

  • Não existe coisas mais bonita do que cultivar a cultura de seu povo, nos só temos a agradecer a todos aqueles que contribui com a cultura. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *