Foto: Alexandre Fonseca/A Crítica

O Cisne Branco hoje é o Sobral Santos de há 30 anos
Uma das piores tragédia ocorrida no rio Amazonas, o naufrágio do navio Sobral Santos, em frente a cidade de Óbidos, completa nesta segunda-feira (19) 30 anos.
O repórter Gerson Dantas e o fotógrafo Alexandre Fonseca, em reportagem especial para o jornal amazonense A Crítica, não deixaram a data passar em branco.
O naufrágio provocou a morte de 250 a 300 pessoas.
Por mas que eu não tenha nascido na epoca nem vivido,meu avô que e natural de santarem e ex policial militar que veio com a missão de auxiliar no resgate das vitimas,ajudar a coordenar os corpos e ajuda na segurança do local por que nesse tempo a cidade tinha poucos policias,ele contou muitas historias bizarras,como pessoas sem membros,desfiguradas,apenas o corpo,vitimas devoradas por peixes,ele disse que a rua ficou cheia de corpos,havia sacas com membros de pessoas,algumas que perderam outras que tiveram di ser cerradas porque elas estavam duras e não entravam nos caixotes,essa parte da cidade apodreceu,nem mesmo os urubus queriam esta ali,foi um tempo de choros e sofrimento na pequena cidade de obidos.
Eu me lembro tbm como se fosse hj esse dia eu acordei com choros de uma visinha (em Parintins) eu tinha 10 anos, fui ver o q estava acontecendo perguntei de minha mãe ela me disse que o sobral santos tinha afundado, mais não me deu conta disso e fui para o trapiche de Parintins, pra ver alguma coisa, na minha inocencia cabloca, até hj eu me pego comentado sobre o assunto. Um dia após eu tava sentada na frente uma casa ouvindo no radio os nomes dos mortos e logo depois começou a tocar auma musica do Pepeu Gomes, a flor do desejo do maracujá eu tbm quero bj…
e volta aquele dia na minha mente e fico sempre refletinso o assunto
Eu tinha 8 anos e lembro do resgate de uma mulher de cabelos negros e encaracolados, ela estava com o rosto todo deformado, todas as vezes que ouço falar nesse naufragio essa imagem vem em minha menete. Hoje tenho 38 anos e lembro como se fosse hoje, uma pobre vítima da ganancia.
nossa eu lembro dos repolhos e das cebolas q foram trazidos pra praia na frente da cidade…e do barco quase fantasmagórico quqndo foi içado… eu tinha 5 anos mas ficou td em minha memoria.
Caro Jeso, embora distante de Santarém, não deixo de acessar o blog. Eu, infelizmente, assisti esse naufrágio do momento que o navio começou a afundar, até a retirada do mesmo, por profissionais de Manaus, que o levaram rebocado por duas balsas para aquele Estado.
Até hoje ficou memorizada os momentos da tragédia, com pessoas pedindo por socorro em plena madrugada. Foi muito triste.
Prezado Manoel de Souza Filho
Estou preparando uma pesquisa sobre o acidente do Sobral Santos, Gostaria muito de fazer contato com você, pois estou procurando sobreviventes e testemumhas. Meu Email é neonrioflavio@gmail.com … Ficarei muito grato de levar este contato adiante. Atenciosamente. Flavio Somogyi, Produtor de televisão