Proposta para o içamento do avião do igapó

Publicado em por em acidente, Artigos

Proposta de içamento do avião

por David Marinho (*)

Depois de ler no Blog do Jeso que ainda não foram resgatados os corpos do desastre aéreo do avião da Jotan, não acreditei. Fiquei sem entender o porquê em aumentar o sofrimento das famílias em saber que seus parentes continuam enterrados neste estado.

Todas as opções devem ser tentadas, aqui vai uma sugestão que poderia ser testada com o uso de um pórtico rústico feito com madeira do local, utilizando-se uma motosserra, pranchões de base no alagado para apoio, montantes enforquilhados e escoras de prumo.

Na tentativa de içamento mecânico, utilizar uma “talha de corrente” ou um guincho “Thirfor” e cabos de aço, com capacidade para isso.

O que não pode, é demorar neste resgate humilhante e sofrido aos parentes das vítimas.

Pode ser usada também uma bomba possante de sucção para retirar parte do material aquoso do local.

Meu Deus, façam alguma coisa! Assim como o garimpeiro achou o avião, chamem alguns madeireiros que eles resolvem esse problema, pois eles tiram enormes caminhões de abismos.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

* Santareno, é projetista e gestor ambiental. Escreve regularmente neste blog.

Leia sobre o acidente:
Resgate dos corpos do acidente aéreo só amanhã.
Local onde avião caiu dificulta resgate das vítimas.
FAB, Exército e bombeiros no resgate do avião.
35 dias depois, avião é encontrado em igapó.
Busca aos desaparecidos do avião no Tapajós.


Publicado por:

29 Responses to Proposta para o içamento do avião do igapó

  • Todo procedimento precisa de adequações no local. Para se retirar o avião na posição que está, e que ficou vários dias debaixo de fortes chuvas, a areia ao seu redor adensou e prendeu-o.
    Será necessário o uso de uma bomba de bico-jato para afrouxar sua fuselagem do material arenoso, e outra bomba para sugar o material diluido ao seu redor para soltá-lo deixando-o livre. Só assim será possível puxá-lo pela cauda sem danificar sua estrutura.

  • com tantos “gÊNIOS” E INVENTORES ATÉ HOJE ME PERGUNTO PORQUE A VÁRZEA CITY AINDA NÃO SE TRANSFORMOU NUMA NOVA VALE DO SILICIO DA SELVA…..ARRE ! DEIXEM O GARIMPEIRO TOMAR CONTA DO RESGATE DO AVIÃO QUE ELE DÁ UMA SOLUÇÃO… AFINAL DE CONTAS ELE DEU DE DEZ A ZERO NA FAB !!!!

  • Acho a ideia muito engenhosa.

    No entanto, se levarmos em conta que a referida aeronave mede um pouco mais de 9 metros e pesa aproximadamente 2.500 quilos, acho difícil de colocá-la em prática. Pelo principais motivos:

    1- Será preciso um tronco de árvore de, pelo menos, 9,5 metros. Que precisaria de enormes apoios nos quatro lados de cada um dos troncos, para impedir que vento ou o esforço de retirada da aeronave desequilibre um dos troncos. Imagine a logística de se colocar a sua ideia em prática, considerando a área (declive do terreno, lama, peso e tamanho dos troncos, etc.);

    2- Será que um tronco suportaria o peso de uma aeronave de 2.500 quilos? Levem em conta que a aeronave está enterrada em um alagado. Portanto, provavelmente com água, bagagens, cinco pessoas, etc.

    Pelos dois argumentos acima, penso que a sua ideia seria impraticável. Mas louvo a sua intenção.

    Você me fez lembrar Isaac Newton. Quando perguntaram se ele não se cansava de tentar inventar a lâmpada e ele respondeu que aprendeu 2.000 mil formas diferentes de como não fazer um filamento de carbono incandescente (que deu origem a lâmpada). É muito importante não desistir de tentar.

    Porém, a minha profunda ignorância nesse assunto me diz que talvez o uso de um helicóptero seria uma solução mais viável.

    Que Deus dê força a família das vítimas e sabedoria a equipe de resgate.

  • 09751, essa indireta não pode ser para mim, nunca dei informação furada, leviana, ou mesquinha para aparecer bem na foto. O meu perfil é diagonalmente oposto a quem procura ser; “vedete de tv”. Disse.

  • – Agora que eu me lembrei. O Jeso Carneiro não caiu na pegadinha do Malandro quando afoitamente vários repórteres e meios de comunicação disseram que essa aeronave tinha sido encontrada na primeira vez. Cada um queria ser o primeiro e acabaram cometendo um erro crasso, monumental. Não sei se foi cautela, experiência ou fonte segura que salvou o blogueiro desse vexame que chegou a ser engraçado e expôs muitos jornalistas e meios comunicação respeitados ao ridículo.

    – Qualquer ideia é bem-vinda, afinal as próprias autoridades reconhecem que será uma tarefa difícil retirar a aeronave e/ou as vítimas fatais.

  • Gente, a situação não é só tirar ou iça o avião, temos lá dentro cinco cadáveres, que marcaram presença na sociedade, no trabalho, na amizade, de famílias e constitzuiram sua própriaz famílias, entes queridas, que deixam sandades póstumas e, …, não se pode ser precipitado e fazer um serviço na marra. Não se pode vilipendiar os cadáveres, com mutilações desnecessárias. Isto é, o trabalho tem que ser feito com humanidade, generosidade e meticuloso; com amor ao próximo. Para que os amigos e parentes, possam enterrá-los com dignidade e fé na 2ª vida. Deus ilumine a todos que estão trabalhando com afinco nos resgate do avião. Amém !!!

    1. Obrigado Manoel Nascimento. Podes crer, participo neste espaço que o Jeso democraticamente nos disponibiliza, sempre querendo contribuir com alguma coisa útil. Porém algumas vezes somos incompreendidos, mas dou a “cara ao tapa”, as vezes somos elogiados, em outros somos criticado e até xingado, mas tudo faz parte do jogo, crescemos com isso…
      Como humanos, nem sempre satisfazemos a todos, e todos os dias temos sempre algo novo a aprender.

      Abraços.

  • Jeso, já viste O Impacto de hoje? A manchete diz que as vítimas já foram resgatadas e o texto diz:

    “O delegado Lucivelton explica que, após o resgate das vítimas, os corpos foram levados, inicialmente, ao Aeroporto de Jacareacanga, onde estava a base das equipes responsáveis pelas buscas. Depois, os corpos foram levados para o IML, em Itaituba, via aérea. ”

    Isso aconteceu, ou foi “previsão”?
    Desde quando isso é jornalismo?

    1. Pior não é isso, Nebulosa, é que tem gente empresta o nome para assinar coluna nesse troço.

  • Prezado David,
    Eu até entendo a sua boa vontade em querer que termine logo essa operação para que os familiares possam enterrar seus entes queridos com dignidade, acabando assim, essa angústia.
    Agora realmente eu so obrigado a concordar com os comentários do wanderson e do FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA,
    Pelas imagens que tem chegado até nós, através dos canais de televisão, a arenonave enterrou no igapó, a área é de dificil acesso, tem o problema das condições climáticas. então a operação tem que ser feito com muito cuidado e responsabilidade. Ainda não se sabe as condições que se encontram os corpos que com o impacto da queda da aeronave, após mais de um mês e talvez em contato com a água podem está mutilados.
    Vamos aguardar o término da operação, pois com certeza as equipes que estão participando da operação, também estão querendo terminar esse resgate para poder sair dali o mais rápido possivel.
    Chega de tanta crítica, comentários maldosos, insinuações, desrespeito com as vítimas e seus familiarés.

    1. Manoel Nascimento, concordo em parte com você. Mas uma idéia na tentativa de ajudar, não tem “contra-indicação”. Se não der certo, mas pelo menos não prejudica em nada uma situação que já é por si só, calamitosa, infelizmente…

      Abraços.

  • Uchoa, se tú condenaste a proposta do cara, no mínimo tu deves ter uma melhor. Poderias dizer no blog para ajudar diminuir o sofrimento dos familiares e acabar logo com essa novela dolorida da vida real.

    1. Chagas, o “conhecimento” é ilimitável, se fizermos só o que sabemos numa escala terminal, a humanidade não cresceria em novas descobertas. Idéias são eventos subjetivos que podem ser colocados à prova de funcinabilidade ou não. Mas essa idéia, mesmo com um terreno pantanoso, em alguma profundidade tem que dar suporte, mesmo se calçando com outras pranchas, etc. Não é coisa absurda não, pois o material a ser usado e farto e está no local.
      E se não testarmos, não poderemos dizer que não daria certo. Pode-se apoiar os montantes inclusive sobre as raízes das árvores mais próxomas que já estão firmes por natureza…

      1. POIS É, DAVID

        EU SEI QUE O FOGO QUEIMA E POR ISSO EU NÃO METO A MINHA NÃO NO FOGO…

        1. Chaguinha. Mas se você usar uma luva de amianto e gesso (tecnologia do conhecimento), sua mão não queimará, podes crer…

        2. Chaguinha. Se usares luvas de amianto e gesso (tecnologia do conhecimento), podes colocar as mãos no fogo, que elas não queimarão. Podes crer…

        3. Chaguinha. Se usares luvas de amianto e gesso (tecnologia do conhecimento), pode colocar as mãos no fogo que elas não queimarão. Podes crer…

  • aproveitando a idéia do davi, poderiam utilizar as árvores ao redor do avião para apoiar a travessa, mais cortaram todas as árvores , e agora?

  • Rapaz o cara viajou na maionese agora….

    Ele não sabe o que e um igapó….

    Que idéia absurda!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *