Um estado de ser Tapajós
Tapajós para o Brasil…
Ninguém viu, já ouviram algo, apenas de um rio,
De Santarém também já se ouviu, embora sem cenas de memória nem nada de historia que se lembrem, nem que se importem em enxergar nosso alguém,
Apenas só mais um pedaço além de algum Brasil que não pensam ser o mesmo deles e nem de ninguém
Mas, o estado do Tapajós, não é uma fronteira geográfica, é o estado de estar na parte da arte mais bela da mais linda Amazônia, onde ela mesmo se supera se faz muito mais em tudo do melhor que se tem dela
Tapajós, é um estado de espírito de finalmente podermos nos sentirmos nós, termos nome e voz e menos sós, pois isso já somos para o Brasil.
— ARTIGOS RELACIONADOS
É poder sermos o que sempre fomos e nunca ninguém viu
Um estado de gente que ainda sabe sorrir fácil e com sinceridade e sabe sentir e acatar com generosidade
É um estado de história, que desde o inicio da colônia, de tão belo e singular, foi designado a ser uma província autônoma da Amazônia, entre a do Amazonas e a do Pará.
Um prometido secular que até hoje, e sabemos lembrar, nunca foi cumprido.
Será que agora será?
É um estado de ter estado desde lá, anexado a um padrasto longínquo, ausente e duro
que não temos merecido
De ter estado oculto, abandonado e invisível
E é disso que não temos conseguido ter tido, que nos faz querer este afasto divisível,
Requerer a já tardia emancipação pra ser também guia de nosso próprio futuro,
É apenas o clamor de uma criança alegre e sadia, pulsando por querer crescer, ter vida e também ser filha reconhecida da nossa mesma nação
É um raro e incrível estado de ainda poder nascer e ter a chance de escolher o que ser e como seguir
De crer e apostar em ser possível ser capaz e conseguir, se recriar na mais moderna e exemplar visão, e ainda ir além, e inventar mais que o mais atual do que já se tem
É poder escrever a mais recente e moderna constituição estadual que já se viu
Emanar da Amazônia para onde for, o nosso caminho, um algo novo no Brasil
É dar uma chance a essa vontade, desafiar nossa própria capacidade e atender ao apelo muito maior de conseguirmos ser juntos melhor que o melhor de cada um de nós
E aí sim, finalmente ter estado Tapajós, terá sido algo que se viu, e mostrou sabedoria.
Que terá ajudado a melhorar mundo de como para onde o mundo ia.
Mas atenção, é nesse assim e só com este fim, que gritarei meu mais forte SIM!
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
De Eugenio Scannavino Netto, médico e fundador da ONG Projeto Saúde & Alegria, com sede em Santarém.
Gostei muito do texto. Uma prosa alegre e leve, com uma mensagem oportuna pelo Tapajós para o Brasil.