Agachamento: repetições com 200 kg

Publicado em por em Artigos, Esporte

por Jorge Wanghon (*)

Hoje o treino foi bom, muito bom. Sexta feira, dia de fazer agachamento e fechar a semana de treino. Cheguei atrasado na Academia Djalma Lima, a chuva me prendeu um pouco em casa, mas às 12h30 estava lá. 100 kg na barra, aquecimento. 130 kg, aquecendo. 160, já com a faixa no joelho. Com 180, quatro repetições com o Ricardo, meu técnico, atrás, fazendo a segurança.

Foi tão fácil que resolvemos colocar 200 kg para tentar. Faixa no joelho, cinto de proteção e fomos para barra. Ricardo atrás, pronto para me auxiliar caso não conseguisse subir. Concentração, barra na costa, dois passos para trás, pernas bem abertas, olhei para cima e afundei. Subi, puxei fôlego, desci novamente. Subi, desci, subi, desci, subi. Foram 4 repetições com 200 kg!

Mais do que executar o exercício, o prazer de ter realizado o movimento, afundando bem e subindo bem, estando na categoria até 66 kg, no master, é muito gratificante. Ainda queria fazer a quinta repetição, mas meu técnico disse: “Para! Repõe a barra, não te empolga!”.

Quando falo do agachamento, existe um detalhe que diferencia o exercício de competição do praticado nas academias de musculação, quando não se afunda como um powerlifter que treina para um campeonato. Isto porque no powerlifting, o atleta tem que afundar, senão o movimento é inválido.

Para se ter uma idéia do grau de dificuldade de execução do agachamento de competição, a linha do quadril, no momento em que o atleta desce, tem que ficar abaixo da linha do joelho. Para uma breve avaliação, execute este movimento em casa, agache, coloque uma vassoura nas costas, afaste bem as pernas, mas agache de tal forma que a linha do seu quadril realmente fique abaixo da linha do joelho, isto vai lhe dar uma noção do quanto o atleta tem que despreender em energia e força neste movimento, tendo que levantar cargas acima de 200 kg.

À tarde fui até a Drogamil para pegar suplemento alimentar para o mês de maio. No ônibus parecia que estava em transe, satisfeito com o treino do dia. E é aí que a gente fica avaliando: todo atleta não quer dinheiro, salário para treinar, ele não pensa nisso. Atleta de força quer chegar na academia e tirar uma carga, treinar com um peso que lhe dê mais segurança para continuar avançando.

Ele não vai para uma competição somente atrás de uma medalha, de um troféu ou de um prêmio em dinheiro. Vai para vencer, e sabe que todos que estão lá são campeões, que não vai ser fácil, mas que é possível. Lógico que bolsa atleta, patrocínio, ajuda financeira é bom, porque treinar para competir em esporte de alta performance exige aporte de material de treino, suplementos, dinheiro para passagens aéreas, mas se pudéssemos não nos preocupar com isto tudo, focaríamos apenas no objetivo de melhorar cada vez mais, de tornar-se altamente competitivo.

No meu caso, experimentar o prazer de voltar a ficar em forma e até melhor do que antes, não tem dinheiro que pague.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

* Atleta santareno, campeão nacional em levantamento de peso. Treina para participar em junho do Campeonato Brasileiro de Powerlifting 2011. Até lá, vai escrever rotineiramente aqui neste espaço sobre o seu dia a dia. É patrocinado pelo blog e pela rede de farmácias Droga Mil.

Leia também:
Treino e finalizações.
Preparação de um master.
Treino, treino, treino.
Sementes.
Os passos de um atleta.
O voo da águia.


Publicado por:

11 Responses to Agachamento: repetições com 200 kg

  • MUITO OBRIGADO PELAS EXPLICAÇÕES.MAS PREFIRO HOJE SEGUIR O QUE O PROFESSOR SARMENTO FALAR.
    POIS É MUITO BOM SABER QUE ELE(FOI REVELADO AI NO LOCAL ONDE VC TREINA) E QUE POR SUA VEZ NÃO OPTOU EM TREINAR EM ACADEMIAS MAIS CONCEITUADAS NO ENTANTO ATRAVEZ DE SEU PRÓPRIO ESFORÇO CONSEGUIU CONSTRUIR NO FUNDO DE SUA CASA UMA PEQUENA ACADEMIA SEM AUXILIO OU PATROCINIO DE NINGUEM Á QUAL O REVELOU COMO EXEMPLO PARA TODOS NÓS. ASSIM COMO VC TAMBÉM QUE ESTAR PRESTES Á SE APOSENTAR MAS DEIXARÁ COM TODA CERTEZA EXEMPLO DE GARRA-DETERMINAÇÃO E ACIMA DE TUDO PERSEVERANÇA. POIS LI QUASE TUDO O QUE VC ESCREVEU EM SEU BLOG E COM TODA CERTEZA FAREI PROVEITO PARA MELHORAR EM MEUS TREINOS AFINAL AGORA SEI QUE POSSO FAZER PROVEITO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES OS MESMOS QUE VC TOMA (CREATINA-ANIMAL MEGA PACK-BCAA-E AMINO)POIS ANTES EU TOMOVA SOMENTE TORSILAX OU TRILAX APÓS OS TREINOS.
    E COM TODA CERTEZA TEREI MELHORES RESULTADOS EM MEUS TREINAMENTOS…

    OBS:QUANTO AO CONVITE AGRADEÇO BASTANTE.MAS INFELIZMENTE NESTE HORÁRIO ESTOU NO TRABALHO POIS TENHO UMA FUNÇÃO IMPORTANTE NA EMPRESA E SÓ POSSO SAIR PRO ALMOÇO NO MOMENTO EM QUE UM DOS PATRÕES CHEGAM QUE É POR VOLTA DAS 14:30 HORAS.SOMENTE AOS SABADOS É QUE TENHO TEMPO DISPONÍVEL.
    MAS VOU VER SE TIVER UMA POSSÍBILIDADE INVENTAREI ALGO PARA QUE EU POSSA SAIR NESSE HORÁRIO EM QUE VC TREINA…
    MAS UMA COISA É CERTA BREVEMENTE VOCÊ ME VERÁ OU SABERÁ QUE
    ESTAREI PARTICIPANDO DE ALGUNS CAMPEONATOS NESTA CIDADE…
    PROVAMELMENTE SERÁ EM OUTUBRO.ASSIM O SARMENTO ME DISSE
    SÓ QUE AINDA NÃO ESTA NA DA CONFIRMADO.MAS TREINAREI ASSIM MESMO…

    ASS:KABOGATO.TG

  • ALÔ CAMPEÃO…
    ESPERO QUE SEUS TREINAMENTOS SEJAM UM SUCESSO.
    Á PROPOSITO ONTEM COMECEI Á TREINAR NA ACADEMIA FUNDO DE QUINTAL(FORSAN)DO SARMENTO.E ASSIM QUE CHEGUEI CONHECI UM TAL DE SERGIO MAS CONHECIDO COMO MAGNATA QUE POR SUA VEZ AFIRMOU SER O ATUAL CAMPEÃO E RECORDISTA SANTARENO DE SUPINO NA CATEGORIA ATÉ 80KG.RECORD QUEBRADO NO CAMPEONATO SANTARENO DE SUPINO REALIZADO PELA ACADEMIA BIOTIPO(1COPA BIOTIPO DE SUPINO)NO DIA 30-04-2011.
    SERGIO(MAGNATA) DISSE QUE O RECORD É DE 183KG.E PRETENDE QUEBRA-LO NOVAMENTE NO PROXIMO CAMPEONATO QUE PROVAVELMENTE SERÁ REALIZADO NO MÊS DE JULHO.
    A CERTEZA É QUE ESTOU TREINANDO COM OS MELHORES E ATUAIS CAMPEÕES DESTA CIDADE.
    MESMO SENDO EM UMA ACADEMIA (FUNDO DE QUINTAL )-FORSAN(FORÇA SANTARÉM).

  • AGRADEÇO POR TER ACEITO MEU COMENTÁRIO…
    QUANTO AS RESPOSTAS QUE EU PEDI.NÃO SERÁ MAS NESCESSÁRIO POIS EU AS CONSEGUI.
    ONTEM EU TIVE QUE IR AO QUARTEL DO CORPO DE BOMBEIROS PAGAR UMA TAXA DA LOJA EM QUE TRABALHO AO CHEGAR NESSE LOCAL PERCEBI QUE ALGUNS SOLDADOS ESTAVAM COMENTADO A RESPEITO DE UM OUTRO SOLDADO QUE ESTAVA COM UM JORNAL E ALGUMAS FOTOS QUE SEGUNDO ELE TINHA PARTICIPADO DE UM CAMPEONATO BRASILEIRO DE LEVANTAMENTO TERRA EM SÃO PAULO-SP EM DEZEMBRO DE 2010
    ME INTERESEI PARA VER SE ERA VERDADE MESMO E PERGUNTEI DE QUEM SE TRATAVA E TODOS OS QUE ESTAVAM PRESENTES FALARAM QUE É O SOLDADO SARMENTO.
    FOI AI ENTÃO QUE EU VI O JORNAL E ALGUMAS FOTOS E UM GRAVAÇÃO EM DVD ENTÃO O MESMO SE IDENTIFICOU COMO MAGNO SARMENTO ATUAL CAMPEÃO BRASILEIRO E RECORDISTA NAS TRÊS MODALIDADES(AGACHAMENTO-SUPINO ETERRA)E PERGUNTEI SE ELE O CONHECIA E O MESMO CONFIRMOU QUE SIM E DISSE QUE O RECORDE REALMENTE ERA SEU(JORGE WANGHON ) MAS ELE MESMO AFIRMOU E MOSTROU ATRAVÉZ DE FOTOS E DVD ATINGINDO O RECORD NO TERRA DE 233KG E QUASE CONSEGUIU 240KG SE NÃO FOSSEM AS FOTOS E GRAVAÇÃO EU NÃO TERIA ACREDITADO POIS O MESMO APARENTA SER BEM MAGRO E BAIXO.
    SENDO QUE ELE VIU MEU INTERESSE E ME PERGUNTOU SE POR ACASO EU CONHECIA ESSE ESPORTE:NÃO PERDI TEMPO E DISSE QUE SÓ UM POUCO ENTÃO O MESMO ME CONVIDOU PARA IR VER SEU TREINAMENTO POIS PEGOU O ENDEREÇO DA LOJA ONDE TRABALHO E DISSE QUE PASSARIA LÁ PARA QUE EU PUDESSE VER ONDE ERA SEU TREINAMENTO.
    MAS PARA MINHA SURPRESA ELE ME LEVOU ATÉ SUA CASA E EU FIQUEI AGUARDANDO LÁ FORA POIS ACHEI QUE IRIAMOS Á UMA ACADEMIA DE VERDADE FOI QUANDO ELE DISSE PODE ENTRAR É LÁ ATRAS.FUI ENTRANDO E VI QUE SE TRATAVA DE UMA ACADEMIA FUNDO DE QUINTAL SEMELHANTE A QUE EU JÁ TREIMAVA SÓ QUE ESSA TINHA BEM MAIS APARELHOS E PRINCIPALMENTE ANILHAS QUE SEGUNDO ELE MESMO QUANDO Á CAMPEONATOS NA CIDADE PROMOVIDOS POR OUTRAS ACADEMIAS ELES VÃO LÁ PARA EMPRESTAR SUAS ANILHAS DE 15KG-20KG E 25KG POIS SÓ ELE TEM Á QUANTIDADE QUE É NESCESSÁRIA PARA ESSA COMPETIÇÃO.
    ENTÃO FIZ AS PERGUNTAS PARA ELE SOBRE TREINAR COM AJUDA NO AGACHAMENTO E COMO PARTICIPAR DEU UM CAMPEONATO PROFISSIONAL
    ENTÃO ELE ME DISSE QUE É ILUSÃO TREINAR DESSA MANEIRA POIS QUE DE ACORDO COM A REGRA DO CAMPEONATO É SÓ O ATLETA E O PESO PORTANTO NÃO ADINATA TREINAR COM AJUDA EM NENHUMA DAS MODALIDADES MAS ELE MESMO NÃO TEM NADA CONTRA QUEM TREINA ASSIM POIS SEGUNDO ELE MESMO É MELHOR PARA ELE QUE OS OUTROS SE ENGANEM E QUE JÁ GANHOU VÁRIOS CAMPEONATOS SANTARENOS POR MÉRITO E POR FRACASOS DOS OUTROS ATLETAS.
    OBS:ELE TAMBÉM AFIRMOU QUE NÃO É SÓ QUEM RECEBE O CONVITE QUE PODE PARTICIPAR DE UM CAMPEONATO NACIONAL POIS O MESMO NÃO RECEBEU NENHUM NEM SE QUER PATROCINIO O MESMO CUSTIOU Á PASSAGEM PARA SÃO PAULO-SP E VOLTOU DE LÁ COM UM TÍTULO DE CAMPEÃO NA CATEGORIA INICIANTE E UM OUTRO DE VICE-CAMPEÃO NA CATEGORIA PRINCIPAL EM SUA CATEGORIA DE ATÉ 70KG
    E O MESMO DISSE QUE SE EU QUISER PODEREI TREINAR EM SUA HUMILDE E HOJE RECONHECIDA Á NÍVEL NACIONAL ACADEMIA FUNDO DE QUINTAL COM UM CAMPEÃO BRASILEIRO E QUE ESTA SE PREPARANDO NOVAMENTE PARA TENTAR AUMEJAR OUTRAS CONQUISTAS NESSE MESMO CAMPEONATO EM SANTO ANDRÉ-SP
    E DISSE QUE IRIA ME AJUDAR COM MEUS TREINAMENTO PARA QUEM SABE SE ATÉ LÁ EU ESTIVER BEM PODER PARTICIPAR TAMBÉM EM DEZEMBRO DE 2011

    NÃO DIGO QUE IREI…
    MAS DIGO QUE VOU TREINAR BASTANTE…

    OBS:ACADEMIA FORSAN(FUNDO DE QUINTAL)

    ASS:KBOGATO.TG-STM-PÁ

    1. Amigo, se você está treinando com o Magno você está em boas mãos. Isto porque o Magno é um grande atleta e acredito que um dia vai juntar o seu título de campeão brasileiro do Terra na categoria estreante ao de Campeão Brasileiro de Powerlifting, que envolve o agachamento, o supino e o terra. Magno é técnico, disciplinado e um atleta de muita coragem.
      Quando eu venci o Brasileiro de 2000, em Guarulhos, SP, na categoria até 67,5 kgs, também treinava em uma academia de fundo de quintal, que funcionava em minha própria casa. Meu irmão, Ricardo Sousa, era quem cuidava dos ferros. E para nosso orgulho, foi de lá que Magno Sarmento surgiu como levantador de peso. Ele treinava em nossa academia de “fundo de quintal” que não tinha uma denominação.
      No Brasileiro de 2000 não fui só, lá estavam Ricardo, meu irmão, sgtº PM Nogueira e Adamor Carvalho como testemunhas. Filmamos e tiramos fotos do evento. Tenho também, à disposição, cópia da súmula da competição.
      Quando você fala em “ajudar” no agachamento distorce o que escrevi. Na resposta ao Wilder eu digo “o técnico, ou uma outra pessoa fica atrás deste atleta para auxiliar se houver desistência ou falha na execução do exercício, isto facilita, num segundo momento, de se levar a barra novamente para o suporte de onde foi tirada, com ajuda do próprio atleta e de quem está dando apoio.” Eu disse se houver desistência ou falha na execução do exercício. Nesse caso o atleta ajuda a devolver a barra ao suporte. Ou seja, ele não vai ao chão, mesmo desistindo do movimento, continua com a barra nas costas e com auxílio de quem estiver lhe garantindo segurança, devolve a barra ao suporte. Repito, se ele realizar o exercício normalmente, ninguém toca nele. Mas se desabar, não conseguir, aí sim receberá ajuda. Agora deu para entender? Outro detalhe, entre no site http://www.powerlifting-br.com e baixe as regras sobre este esporte e você verá que no momento do agachamento, no momento da competição, CINCO auxiliares ficam em volta do atleta para socorrê-lo caso não consiga realizar o movimento. Então, não é só ele e a barra. É bem diferente do levantamento olímpico que fica realmente só o atleta e a barra para execução do exercício. Bons treinos!

  • PARABÉNS PELOS COMENTÁRIOS
    NÃO SOU PROFISSIONAL MAS TAMBÉM PRATICO ESSAS MODALIDADES AGACHAMENTO E LEVANTAMENTO TERRA EM UMA academia DE MENOR EXPRESSÃO(FUNDO DE QUINTAL)
    E TIVE UMA EXPERIENCIA SEMELHANTE Á QUE VC POSTOU EU SEU BLOG QUANDO VC DIZ
    FEZ QUATRO LEVANTADAS COM 2OOKG NO AGACHAMENTO COM A AJUDA DE SEU TÉCNICO.
    NO MEU CASO FOI LÓGICO COM CARGA MUITO INFERIOR Á SUA POIS EU TERMINAVA MINHA SÉRIE COM UMA CARGA DE 160KG SEM AJUDA MAS SOMENTE PARA UMA LEVANTADA.MAS CERTO DIA RESOLVI TENTAR FAZER MAIS SÉRIES FOI AI ENTÃO QUE RESOLVI PEDIR AJUDA DE UM COLEGA E COLOQUEI NA BARRA 180KG E CONSEGUI COM A AJUDA DELE CINCO LEVANTADAS COM ESSA CARGA.E FIQUEI TREINANDO UMA SEMANA DESSA FORMA SENDO QUE EU TREINAVA TRÊS DIAS POR SEMANA E ENTÃO NA SEMANA SEGUINTE PELO EXCESSO DE CONFIANÇA TENTEI NOVAMENTE OS 180KG MAS DESSA VEZ NÃO PEDI AJUDA PELO FATO DE ACHAR QUE EU IRIA CONSEGUIR POIS JÁ TINHA LEVANTADO CINCO VEZES(COM AJUDA)ENTÃO AQUECI COMO DE COSTUME COM UMA CARGA DE 130KG E COLOQUEI DE CARA OS 180KG RETIREI Á BARRA DO GANCHO SEGUREI FIRME E OLHEI PARA CIMA MAS AO AGACHAR SENTI UM ENCÔMODO NO LOMBAR E NÃO CONSEGUI EXECUTAR O MOVIMENTO PELO CONTRÁRIO ACABEI LESIONADO MAS RECONHEÇO QUE FOI POR TEIMOSIA POIS MEU COLEGA QUIZ ME AJUDAR E EU RECUSEI POIS ESTAVA CONFIANTE…
    Á PERGUNTA É A QUE PONTO Á AJUDA NO AGACHAMENTO PODE INFLUENCIAR OU ATRAPALHAR NO TREINAMENTO SENDO QUE UMA VEZ NÃO SABEMOS O GRAU DE FORÇA EXERCIDO PELO AJUDANTE SE É PEQUENA MÉDIA OU GRANDE???
    TAMBÉM GOSTARIA DE SABER SE SÓ PODE PARTICIPAR DESSAS COMPETIÇOES Á NÍVEL ESTADUAL E PRINCIPALMENTE NACIONAL (ESSE QUE VC PARTICIPOU E PARTICIPARÁ)SE RECEBER O CONVITE COMO VC RECEBEU???
    POIS SE FOR ASSIM TREINAREI EM UMA ACADEMIA PROFISSIONAL PARA NÃO AGORA MAS QUEM SABE FUTURAMENTE REPRESENTAR Á CIDADE PELO MENOS Á NÍVEL ESTADUAL
    POIS O DESISTENTE NUCA VENCE…
    MAS O VENCEDOR NUNCA DESISTE…
    FP4:13 TUDO POSSO NA QUELE QUE ME FORTALECE…(DEUS)
    OBS:POR FAVOR NÃO DEIXE DE RESPONDER….
    BOA SORTE IRMÃO POIS VC JÁ É UM CAMPEÃO

    ASS:KBOGATO.TG-STM-PÁ

    1. Amigo, o powerlifting como qualquer outro esporte, também pode lesionar. O agachamento e o supino são os exercícios que exigem ajuda para colocar, tirar a barra, para evitar falhas na execução. Em Santarém existem os professor Blori, Ricardo, Lucas, Omar Kostov, Manuel, que conhecem a fundo o esporte e estão nas academias, prontos a direcionar o principiante na modalidade.
      Com relação a participar do Brasileiro, temos por exemplo o atleta Magno Sarmento, que vai participar do Brasileiro na categoria até 74 kgs e recentemente bateu o recorde paraense do Terra da categoria, com 233 kgs e vai representar o Pará com todos os méritos. Ele participou de uma competição de Terra e Supino promovido pela Academia Biotipo. Se fosse uma seleção para o Brasileiro teria que ter os três exercícios do powerlifting: agachamento, supino e terra. Existe também o índice a ser alcançado, não somente vencer uma competição e ir participar, mas alcançar este índice. O Magno tem índice e, ao meu ver, é um dos mais bem preparados powerlifters para competir na Open, representando a região. Eu vou na Master I (acima de 40 anos), não teve competição e muito menos na Master em Santarém, mas estou dentro do índice para o brasileiro.
      O que está faltando em Santarém é a união entre os praticantes, os técnicos, para que o esporte sobressaia e fique acima dos interesses dos promotores de evento. Se os eventos começarem a acontecer, se a federação for criada e o esporte ficar acima de qualquer interesse, a coisa vai funcionar e não só você, mas muitos outros atletas também ficarão incentivados a voltar às academias, treinar e competir. Treino na academia Djalma Lima, das 12:00 às 14:00 horas, de segunda a sexta. Apareça lá para a gente conversar e, quem sabe, traçar bons planos para o nosso esporte.

    1. Isso, meu técnico, que também é meu irmão. Funciona assim Wilder, na Academia Djalma Lima, no agachamento, treinamos numa espécie de ‘gaiola’ para, caso o atleta ‘desabe’ com o peso, duas barras laterais de ferro impedem uma queda que poderia lesionar o atleta. Quando se treina com uma carga muito elevada, ou mesmo quando a intenção for tirar uma carga limite, para que a hipótese de desequilíbrio e queda fique nula, o técnico, ou uma outra pessoa fica atrás deste atleta para auxiliar se houver desistência ou falha na execução do exercício, isto facilita, num segundo momento, de se levar a barra novamente para o suporte de onde foi tirada, com ajuda do próprio atleta e de quem está dando apoio. Em competição, são 5 pessoas que ficam próximo ao atleta para auxiliar no caso de não execução do agachamento. Obrigado pelo comentário, assim deu para esclarecer um pouco mais sobre este exercício.

  • Quando eu li: Agachamento e repetições, eu lembrei daquela dança:
    Você, você, você, você, você, você, você quer?

    Brincadeiras a parte, percebemos o quão diferenciado é o treinamento de um atleta profissional, desejo muito sucesso para o atleta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *