Das lágrimas para um árduo ciclo de novas lutas para o PT, por Airton FaleiroSenadores vibram com a provação do impeachment no Senado, ontem. Foto – Agência Senado

por Airton Faleiro (*)

airrton faleiroMesmo que soubéssemos com antecedência que o resultado da votação, no Senado Federal, levaria ao afastamento da Presidenta da República, Dilma Rousseff, não foi possível segurar.

Aquela agonia que apertava o peito, esperando a hora de o anúncio chegar, se desfez em lágrimas.

Leia também do autor – Estaríamos, nós brasileiros, caminhando para uma guerra civil?.

Lágrimas que podem até ser pisoteada pelos arquitetos políticos e ideológicos do golpe. Por aqueles mais eufóricos, que “não sabem o que fazem”, mas que servem de transmissores dos ideais golpistas, no seio da sociedade. Não importa… são lágrimas sinceras e com profundas razões.

Aos que se enganam que choramos por que saímos do governo, devemos dizer que um partido que se propõe ir além de uma sigla de aluguel e desafia em se colocar como opção de governo para seu povo, tem que saber que, na democracia, passamos por alternância de poder. Portanto, nossas lágrimas têm outras motivações que não o simples fato de sairmos do governo.

– É duro ver que, diante de uma fragilidade, provocada por razões externas ao país (crise internacional) e por alguns erros, o projeto virtuoso de um governo da classe trabalhadora seja arrancado à força, onde os golpistas se apoiam de forma cínica na Constituição para justificar uma eleição indireta de um presidente da República;

– É doído ver que, na primeira oportunidade em que o governo popular perde a hegemonia na sociedade, diante narrativa enganosa de combate à corrupção, e que a saída do governo petista e a destruição do PT representavam as soluções para todos os males do Brasil, as elites se unem, mais uma vez, para assaltar o poder.

– Não deixou de ser surpreendente e repugnante vivermos um verdadeiro massacre de um complô, quase que “perfeito”, de um golpe, com laboratórios no exterior, sendo aplicado com tamanho êxito, aqui no gigante Brasil. Foi de fazer inveja a qualquer estrategista de guerra assistir tamanha sintonia entre a grande mídia, o judiciário, o congresso e a Federação das Indústrias de São Paulo, os ataques ao PT, ao ex-presidente Lula e ao governo da presidenta Dilma.

E AGORA PT?

1- Em primeira mão, o PT tem que se preparar para novas batalhas. Pelo que tudo indica essa guerra não termina com o impedimento do governo petista. Ainda tem mais dois objetivos nos planos dos golpistas.

Eles querem impedir a qualquer custo o Lula de disputar as eleições de 2018, por considerarem que ele representa uma possibilidade real do projeto de governo popular voltar a ser eleito pelo voto direto. Mas eles trabalham com a possibilidade de destruição do PT como partido político.

2- O Partido dos Trabalhadores tem que saber que não esteve sozinho neste embate contra o golpe e nem estará nas próximas lutas, no papel de oposição ao governo do acordão das elites, liderado por Temer.

Como saldo positivo neste processo, podemos assegurar que os setores de esquerda e progressistas se reaproximaram consolidando a Frente Brasil Popular como uma frente de Lutas que deve permanecer juntando todos estes setores.

3- Neste novo ciclo em que o PT vai ser oposição, se faz imprescindível manter suas formas de interação com a sociedade, orientando um processo permanente de reação ao plano “Ponte para o Futuro”, da coalizão de direita com extremistas, que certamente buscarão implementar retrocessos irreparáveis para a classe trabalhadora e as camadas populares, tais como:

A- Reformas trabalhistas com extinção e redução de direitos;
B – Privatizações de estatais estratégicas e entrega ao capital estrangeiro;
C- Gradativamente vão reduzir e aniquilar os programas sociais;
D- Ciclo de repressão às organizações sociais e lideranças de esquerda e de oposição;
E- Cabe ao PT inaugurar um amplo processo de avaliação e análise de seus erros, na busca de uma aprendizagem reparadora, capaz de lhe fortalecer como um partido organizador da sociedade e protagonista de seu projeto político e de governo de interesse da sociedade brasileira;

Enganam-se os que pensam que o PT está acabado.

Sem dúvidas sofreu um desgaste, mas a sociedade “vai e volta”, ou seja, passada essa onda, a população vai comparar os governos do PT com os que lhes sucederam e isso pode fazer a diferença nas próximas disputas eleitorais. O legado dos governos Lula e Dilma serão importante nos próximos embates.

Uma coisa é certa: o PT prefere o julgamento pelo voto direto do povo. Portanto, em 2016 e 2018 colocaremos nosso projeto político em disputa para o julgamento popular.

Que as lágrimas virem bússola para nos guiarem pelos caminhos da democracia, da paz e da justiça.

– – – – – – – – – – – – – – –

* É vice-presidente do PT no Pará e deputado estadual, reeleito em 2014.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

37 Comentários em: Das lágrimas para um árduo ciclo de novas lutas para o PT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • João Carlos P. Silva disse:

    Quero encarecidamente pedir que não mais critiquem o Sr. Airton Faleiro.
    O sujeito vai querer réplica, tréplica e blábláblá.
    É muito cinismo.
    Se ele escreve se referindo ao impeachment como golpe é porque ainda subestima nossa inteligência.
    Sr. Airton, se o senhor é tão ético, então nos mostre desapego e não se candidate nas próximas eleições.
    O senhor seria capaz de passar o período de uma legislatura longe do poder?
    Não precisa responder. Nós sabemos a resposta.

  • K. Marx Jr. disse:

    Vai ser preciso reaglutinar as classes trabalhadores desse país o mais rápido possível, para a esquerda verdadeira e não a do PT, que se aliou a esses bandidos usurpadores do poder, rapidamente reassumir as rédeas desse país em favor de todos, e não apenas da elite, que mamou à vontade nos governos Sarney/Collor/FHC/Lula/Dilma e agora estão soltos pra roubar mais o trabalhador escravizados dessa nação.

  • Paulino disse:

    Parabéns Nobre Dep. Airton, pelo equilíbrio e sensatez. Dê dois em dois anos quando o PT, vai para a disputa política, os ataques são os mesmo: essa será a pior eleição para o PT, o PT vão conseguirá eleger mais ninguém é etc.. Essa de dizer que Zé Geraldo e Airton Faleiro, sem a máquina do governo não se elegerão novamente, realmente não conhecem o nosso potencial, que fique muito claro senhores apoiadores do Golpe, LuLa só não será eleito em duas hipóteses: se ele não quizer ou se essa máfia desgraçada que acaba de assaltar o mandato legítimo de Dilma, o tornarem inelegível. Do contrário vão perder de novo!
    É muito bonita pro Temer o conspirador e seus comparsar de PSDB e DEM agora ocuparem o palácio do planalto sem terem sidos votados. Oque é isso? É golpe, roubo, assalto seja lá o que for, não é legal, o legal é ganhar no voto, e essa máfia elitizada branca que deixa as mulheres de fora de sua administração fraudulenta, ” porque atrapalha” segundo eles ” não tem. Perderam quatro vezes e vão perder novamente…
    Portanto o PT está e continuará vivo por muitos longos anos.

  • Ana Maria Pimenta disse:

    A lembrar pelos governos de Maria do Carmo em santarém, Ana Júlia Carepa (o pior governo da história do PA) e Dilma do Chefe uma tragédia de administração da coisa pública. Elas nunca souberam pra onde ia o bonde. Sempre manipuladas pelos homens Everaldinho, militantes homens e Lula respectivamente

  • assim falou Golbery disse:

    o deputado prestaria um grande favor ao povo se mostrasse pelo menos um que fosse corrupto ou politicamente safado que esteja como Temer e que nunca estivera com o petismo. tal a única lição que o petismo deveria aprender é que é possível conquistar o poder como menos desses

    1. Morador de Placas disse:

      Tchau Querido, um beijo gostoso em Você Meu Lindo Deputado de olhos Azuis, quando vamos nos ver novamente ??? Estou morrendo de ansiedade. Acredite em mim que Eu acredito em Você.

  • Sincero disse:

    Guerra civil?! Poupe-me.

  • jorge moraes disse:

    Uma coisa que o deputado deve entender : Qualquer obra é o retorno de impostos antecipadamente pagos pela população não é concessão favor ou doação ! é direito ! outra coisa : As administrações femeninas do pt foram desastrosa a nivel municipal ( maria do Carmo ) Estdaual ( Ana Júlia ) e Federal ( Dilma ) não é uma avaliação machista é um fato !!! outra coisa : O pt teve a chance histórica de optar por um projeto de sociedade ou um projeto de poder : optou pelo caminho mais fácil e se ferrou !!!

  • Airton Faleiro disse:

    Resposta específica ao ” De Placas”
    Esta história sempre será contado como uma moeda que tem dois lados. Sei que não procede tal afirmação sua. Historia que representa um lada desta moeda. Eu como filho de uma família de agriculteros familiariles que como tantas outras chegou em Placas em 1978, tive a coragem de dedicar minha juventude e toda uma vida nas lutas de nossa gente. Para quem não sabe, foi em Placas que comecei minha militância. Isso me orgulha muito, pois um filho da classe trabalhadora que chega ser deputado por quatro mandatos, sem se lamear com os vícios da política, não deve ter vergonha de contar eata história para seus familiar. Sou tranquilo em relação ao que nosso mandato e os governos do PT fizeram por Placas e contarei com orgulho, que foi neste período, que a Agência do Banco da Amazônia chegou em Placas. Da mesma forma a Agência dos Correios. Que foi o governo petista que asfaltou a rodovia transamasonica em frente à cidade de Placas. Que nossos agricultores de Placas saíram da escuridão com o Programa Lua Para Todos que nos criamos. Que muitos filhos de Placas hoje estão fazendo nível superior nas universidade que o PT criou na região. Vou contar sim que levamos médicos doProgram mais Médicos para Placas. Que o único asfalto que tem mas ruas da cidade foi levado pelo governo estadual do PT….. Se quiser mais ainda tem.

    1. DE PLACAS disse:

      NÃO FEZ. NADA MAIS QUE SUA. OBRIGAÇÃO, FOSTES ELEITO PARA ISTO, QUERO VER É EM 2018 SEM TER NAS MÃOS UFOPA INCRA, BASA,BB,FUNASA,ELETRONORTE,, IBAMA, ICMBIO MAPA , E TANTOS OUTY CARGOS. TERÁ QUE VOLTAR PARA SUA FAZENDA AQUI NO MUNICÍPIO

  • Maurício, sobrevivente dos buracos de Santarém disse:

    SEJAMOS PRAGMÁTICOS, DEIXANDO OS DISCURSOS E O POLITIQUÊS DE LADO E CONSIDERANDO O FACTÍVEL, A ÚNICA HERANÇA DO LULA E DILMA EM SANTARÉM: LÁGRIMAS VÃO CHORAR OS MORADORES DO MINHA CASA, MINHA VIDA ASSIM QUE DESCER A PRIMEIRA CHUVA FORTE.
    O FALEIRO É MUITO CARA DE PAU DE USAR UMA PASSAGEM BÍBLICA DE JESUS CRISTO , PARA DEFENDER SUA TESE. DEVERIA SE ARREPENDER E NÂO USAR MAIS O NOME DE DEUS EM VÃO, O LULA NÃO É CRISTO E SIM BARRABÁS, OU JUDAS , NA MELHOR DAS HIPÓTESES.
    O GOVERNO DAS BRAVATAS ENCERROU!!!

  • Airton Faleiro disse:

    Em virtude de muitos comentarios relevantes sobre o texto que postei e o tempo sempre nos pressionar, optei por responder por blocos de questões pautadas. Mas já antecipo que tem postagem que precisaria novos e longos textos para dialogar com o merecido valor do exposto. Sempre ficamos em débito, nestes casos.
    BLOCO I – SOBRE AS QUESTOES MAIS INDIVIDUIAS PARA AS LIDERANCAS E O PT:
    – Quando me refiro em sigla de aluguel, me refiro a outro conceito que não das negociatas, como por exemplo as mencionadas, que, cá pra nós, foram dramáticas. Me refiro a partidos que não se propõe chegar ao poder como um projeto político e de governo para oferecer as sociedade. O PT consegui isso…foi oposição, chegou ao governo e relegeu seu projeto por quatro vezes consecutivas. Penso que deve se reinventar sem perder este perfil.
    – Se o que aconteceu é golpe ou não, será para sempre um debate divergente. Os defensores afirmando que a constituição preve o impeachment e por isso tem amparo legal e os que discordam do impeachment afirmando que, em que pese costar na constituição não tem base legal pq a presidenta não cometeu crime de responsabilidade fiscal. Ninguém convence ninguém. Eu por exemplo concordo com esta última versão.
    – Sobre a atual situação e as perspectivas do PT, penso que o partido deve diminuir, com os desgastes internos e externos, mas permanecerá como um grande Partido em nível nacional, pois tem um forte enraizamento na sociede e uma militância consciente que não entra nesta honda dos aversario de atribuir tudo que de mal existe como coisas do PT.
    BLOCO II – SOBRE AS MARCAS POSITIVAS E NEGATIVAS EM RELAÇÃO AIS HOVERNOS DE LULA E DILMA E AO PT:
    – Este será um embete permamte nos próximos períodos da política brasileira. Um dos assuntos será a temática da corrupção. Neste particular os adversários sempre dirão que é uma coisa do PT e os petista mostrando que é uma coisa sistêmica que envolvem todos os partidos etc. Mas deu para perceber que se usou isso com dois pesos e duas medidas nete embate recente.
    – Da mesma forma os petista buscarão mostrar os legados dos governos petistas, como aumento do salário mínimo, geração elevada de emprego, diminuição das desigualdades sociais e programas sociais geradores e distribuidores de renda. Além das grandes obras de infraestrutura, como o cosa das usinas geradoras de energia, asfaltamento etc, enquanto os adversários vão tentar vender a ideia de os governos do PT faram só fracasso.
    BLICO III – SOBRE AS ALIANÇAS DO ONTEM E DO AMANHÃ:
    – Esta é uma temática que merceria um artigo específico. Mas vamos dar uma rápida pincelada no assunto:
    – Em um regime político como o do nosso país, dificilmente se ganha uma eleição sem alianças. Da mesma forma se governa.
    – Penso que sem uma profunda reforma política, com constituinte específica a para isso não teremos solução. Nminha opinião, enquanto o governo do PT tinha hegemonia na sociedade conseguio manter um grande de conjunto de aliados. Qdo perdeu popularidade, foi perdendo seus aliados, em especial os mais fisiológicos.
    – Concordo que foi um erro criar tamanha dependência de um único Partido( PMDB)
    – No que se referiram, o Jeso e o Dornélio, sobre as relações e alincas com PSOL, por exemplo, sei que existe um desgaste histórico, mas por outro lado uma aproximação recente em torno de valores comuns. A partir de reparos profundos no PT e diante de uma conjuntura de um governo que venha atacar os direitos da sociedade e da classe trabalhadora pode sim haver uma reaproximação ideológica e programático do PT com o PSOL e outros partidos de esquerda
    – Sobre as eleições de 2018, sou da idéia que elas iniciam e. 2016. Sou defensor de alincas das esquerdas e progressistas já em 2016, inclusive em Santarém. É vdd que o Lula, em que pese os desgastes sofrifos, ainda é a maior liderança popular do Brasil. As pesquisa aponta ele liderando as pesquisas. No entanto em 2018 se tiver outra liderança que possa cumprir está função de defender o legado da experiência de um governo da classe trabalhadora e, que faça o contra ponto com as candidaturas das elites, não vejo problemas o Lula não ser candidato. Mas é bom lembrar que temos segundo turno no Brasil e que uma estratégia. Combinada pode indicar que seja melhor termos no primeiro turno, candidatura próprias de mais que um partido das esquerdas.
    BIOCO V- SOBRE AS AVALIAÇÃO DOS ERROS DO PT E DOS HOVERNOS PETISTAS:
    – O PT decidiu por estabelecer um amplo processo de avaliação, envolvendo quem não é orgânico do Partido.
    – me comprometo em enviar um artigo, mais adinte, para o Blog com minha opinião dos erros do PT e dos nossos governos.

    1. Carlos Lacerda disse:

      Airton Faleiro – PT, entenda de uma vez por todas que o FANATISMO é miserável, é empobrecedor, empobrece o Ser Humano em vários aspectos, principalmente a Mente, o Espírito e o Coração . O FANATISMO deixa um homem como o senhor deputado totalmente CEGO e SURDO, até tento entender, o senhor deputado é aliado de Jader Barbalho e Lira Maia, que antes Vocês Petistas gritavam freneticamente serem os maiores ladrões do dinheiro público no Pará. Deputado Faleiro,de políticos como o senhor a Sociedade Brasileira sente Nojo e já tomou Abuso . Vou lhe dar uma sugestão: experimente escrever esses seus absurdos no Blog do Jornalista Lúcio Flávio Pinto , fico esperando o resultado e talvez uma resposta .

  • DE PLACAS disse:

    DEPUTADOS. FALEIRO E ZE GERALDO ,NO FUTURO VOCES VÃO TER O PRAZER DE CONTAR A HISTÓRIA DO PT PARA SEUS FILHOS E NETOS ASSIM. NÓS FOMOS MILITANTES DA MAIOR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE JÁ SE INSTALOU NESTE PAÍS, QUERO QUE VOCÊS TENHAM CORAGEM PARA SE CANDIDATAREM DE NOVO EM 2018. SÓ PARA EU TER O PRAZER DE QUEIMAR O FILME DE VOCÊS

  • Chico disse:

    Hoje as 06h da manha em Sao Paulo, a policia invadiu os predios onde estudantes estavam acampados, brigando para que se investigue os desvios de recursos da merenda escolar, esse é o governo dos coxinhas, roubam a merenda dos estudantes, depois manda bater neles, pra nao reclamarem.
    Nao precisamos de governo tampao, nem dessa corja de ladrões, usurpando o dinheiro e os direitos dos trabalhadores.
    Nao temos presidente, esses golpistas só representam o Caiado, que pecuarista, Bolsonaro que é moleque de recado dos antigos ditadores e Aecio que representa em sua essencia, politicos demagogos e hipocritas, que infelizmente sao ao maioria no congresso e no senado

  • Amarildo Fernandes Costa disse:

    Olha o PT de opção de governo para o povo como diz Faleiro:
    O Brasil com graves problemas de infraestrutura rural e urbana e o governo de Lula e Dilma usam dinheiro do povo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para Financiar portos, estradas e ferrovias – não no Brasil, mas em diversos países ao redor do mundo. Empréstimos do BNDES destinados a financiar atividades de empresas brasileiras no exterior, eram considerados secretos pelo banco. Só foram revelados porque o Ministério Público Federal pediu na justiça a liberação dessas informações.
    A partir dessa decisão, o BNDES foi a fornecer dados sobre que o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) solicitarem. Descobriu-se assim uma lista com mais de 2.000 empréstimos concedidos pelo banco desde 1998 para construção de usinas, portos, rodovias e aeroportos no exterior.
    O dinheiro do BNDES financiou empreiteiras com obras no exterior com juros abaixo do mercado que o banco concede às empresas. Ao subsidiar os empréstimos, o BNDES funciona como um Bolsa Família ao contrário, um motor de desigualdade: tira dos pobres para dar aos ricos.
    Citando alguns:
    Porto muriel em CUBA no valor de US$ 957 milhões (US$ 682 milhões por parte do BNDES) construído pela Odebrecht
    Hidrelétrica de San Francisco (EQUADOR) construída pela Odebrecht no valor de US$ 124,8 milhões (US$ 90 milhões por parte do BNDES).
    Hidroelétrica de Chaglla (Peru) construída pela Odebrecht no Valor da obra – US$ 1,2 bilhões (US$ 320 milhões por parte do BNDES)
    Metrô Cidade do Panamá (Panamá) Valor da obra – US$ 1 bilhão por parte do BNDES e construída pela Odebrecht no Valor da obra
    Autopista Madden-Colón (Panamá) Valor da obra – US$ 152,8 milhões do BNDES, construida PELA Odebrecht.
    Aqueduto de Chaco (Argentina) Valor da obra – US$ 180 milhões do BNDES, Empresa responsável – OAS.
    Linhas 3 e 4 do Metrô de Caracas (Venezuela) Valor da obra – US$ 732 milhões, Empresa responsável – Odebrecht

    Segunda ponte sobre o rio Orinoco (Venezuela) Valor da obra – US$ 1,2 bilhões (US$ 300 milhões por parte do BNDES), Empresa responsável – Odebrecht. BNDES
    Hidrelétrica de Tumarín (Nicarágua) Valor da obra – US$ 1,1 bilhão (US$ 343 milhões), Empresa responsável – Queiroz Galvão. BNDES
    Projeto Hacia el Norte – Rurrenabaque-El-Chorro (Bolívia) Valor da obra – US$ 199 milhões, Empresa responsável – Queiroz Galvão. BNDES
    TEM MUITO MAIS. NÃO CABE AQUI
    DEPUTADO FALEIRO ISSO É GOVERNO DE OBRAS PARA O POVO BRASILEIRO? QUEM LUCROU COM ESSAS OBRAS NO EXTERIOR COM DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO? Pra esconder essa farsa eles distribuíam os bolsas misérias pra manter o povo conformado com a miséria, desemprego, falta de emprego, saúde no caos, falta de saneamento e muito mais.

  • Lucas disse:

    A história é construída e contada a parti da composição dos fatos. Vai contar quem está mais próximo da verdade e quem apenas se pautou na sua ideologia para manter sua opinião é garantir seus interesses pessoais. Vale para todos nós. Por isso toda vez que escrevo algo nos espaços públicos retomo a vó z da tolerância. Que aeu ver acomoda os ânimos dos sábios. Naturalmente o deputado faz parte de um grupo e deve defender seus propósitos. Isto não o faz dono da verdade, mas também não o vejo apelando para isso. Uma coisa parece inegável. O ministério composto pelo governo Temer já traz a marca do velho, isso porque tem vários nomes citados na lava jato. Que a meu ver já dá o tom de como vai caminhar o combate a corrupção. Tema muito bradado pela então oposição ao governo Dilma.

  • Otaviano Peixoto Sarrazin disse:

    Faleiro diz que o PT é um partido que se propõe ir além de uma sigla de aluguel e desafia em se colocar como opção de governo para seu povo.
    Mas e a negociação balcão de negócios com chapadinha e Lula num hotel em são Paulo p ara lhe entregar o INCRA em troca do não ao impeachementé o que? Não é de aluguel. É o PT de compra e venda.
    E as alianças de anos com Temer, Eduardo Cunha, com Collor, Maluf, Lira Maia, Jáder Barbalho, o PMDB? E a compra e venda de muitos deputados pelo não ao impeachement com cargos? E o mensalão e petrolão que financiaram campanhas. O PT não é de aluguel; é de compra e venda direta

    1. Guy Fawkes disse:

      Bingo!!!!

  • Chico disse:

    Deputado, conte conosco, estamos firmes na luta e nao daremos tregua aos golpistas.
    É uma pena que tudo que foi construído pelos gocernos Lula e Dilma irao para o lixo, porque essa quadrilha que assumiu esta preparada pra saquear o Brasil e entregar aos inetresses da iniciativa privada. O Temer em seu primeiro discurso disse: o governo cuida da saude, educação, segurança e programas sociade, as demais politicas vamos fazer parceria com a iniciativa privada, ou seja, privatizar.

  • Lourenço Emiliano Valente disse:

    Caos no sistema de saúde, desvalorização das aposentadorias, educação desvalorizada, professores com salário desvalorizados, desemprego, irresponsabilidade fiscal com recursos do povo. Isso é o governo do PT.
    Porque o governo do PT de Lula financiou com recursos da população via BNDES a construção de um porto em Cuba de quase 1 trilhão de reais se até hoje nós aqui em nossa região não viu esse governo construir portos para tantos municípios que precisam porque não tem portos? Tantas comunidades de várzea que nem escadaria segura tem para atracar barcos de linha? O Lula disse que era um porto estratégicos para exportar os charutos de cuba (Lula e Fidel Castro fumam charuto). E ainda articulou com governo de cuba em favor dos interesses da Odebrecht.
    O PT que deveria ter salvo a Petrobrás das garras da corrupção de anos se rendeu à lavagem de dinheiro para patrocinar campanhas de Lula e Dilma. Isso sim é um golpe contra a nação.
    Construção de hidrelétricas com impactos em comunidades indígenas e meio ambiente com a de são Luis no Tapajós. Esse é o PT ambiental.
    Dilma foi Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás durante anos quando era ministra de Minas e Energia e foi reeleita em 2008 quando era ministra-chefe da Casa Civil. Durante todo esse período é que a corrupção da Lava Jato se processou. Segundo a Polícia Federal, os desvios de dinheiro na Petrobras entre 2004 e 2014, descobertos pela Operação Lava Jato, chegaram a R$ 40 bilhões. Parte desse dinheiro alimentou campanhas eleitorais e os cofres do PT. O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró disse que, ao contrário do que o governo do PT tentava fazer parecer, Dilma “sabia de tudo”.

    Em novembro, o TCU resolveu investigar a responsabilidade do Conselho de Administração da Petrobras, enquanto Dilma Rousseff era sua presidente, nas negociações que resultaram no cancelamento da construção das reinarias Premium I e II, no Maranhão e Ceará. A desistência da estatal dos empreendimentos acarretou em um prejuízo de R$ 2,7 bilhões. Segundo auditoria do Tribunal, o Conselho de Administração da Petrobras já sabia, em 2013, que os riscos de prejuízo com as refinarias eram de 98%. Mesmo assim, decidiram prosseguir com o malfadado negócio.

    O líder do governo Dilma Rousseff no Senado, o petista Delcídio Amaral denunciou na operação lava jato que Lula e Dilma sabiam de tudo e que tentaram obstruir a justiça nas investigações. ISSO É GOLPE DEPUTADO FALEIRO O PT SER DENUNCIADO POR UM SENADOR DO PT?
    A SANGRIA DE DINHEIRO PÚBLICO DO POVO BRASILEIRO PRA PATROCINAR ONG`S, MST, MENSALÃO, LAVA JATO E CAPANHAS PETISTAS MILIONÁRIAS.

    POR FAVOR SR PAULO LIMA E DEPUTADO FALEIRO PARA MELHOR ESCLARECIMENTOS (E VCS PRECISAM) LEIAM ESSE ARTIGO:
    https://itv.org.br/pensando-o-brasil/oito-razoes-para-o-impeachment-de-dilma-rousseff

    1. J. Hendrix disse:

      Porto de 1 trilhão, ora me poupe!

  • Miranilda Dariane disse:

    Esses ongueiros são os que vão sentir mais a falta do PT no poder que liberava milhões pra eles. O Projeto Saúde e Alegria do Prof Paulo Lima que o diga.

  • Jeso Carneiro disse:

    Deputado, duas perguntas a propósito de suas reflexões se fazem necessárias, a meu ver.

    1ª – As esquerdas, caso do PSOL e da Rede, por exemplo, irão se alinhar ao PT na oposição, dado que, no governo, o partido adotou inúmeras medidas com clara demão neoliberal e de agrado as oligarquias deste país?

    2ª – O PT terá a grandeza de apoiar, abrindo mão da candidatura de Lula em 2018, outras lideranças de esquerda para um projeto social e político não neoliberal?

    1. Guy Fawkes disse:

      Suas perguntas colocam em xeque a argumentação falaciosa do Dep. Faleiro, Jeso. O PT deixou de ser esquerda há muito tempo, tendo se tornado uma legenda populista/messianista cuja finalidade básica era a perpetuação no poder e a locupletação de seus líderes. Eu falo isso como eleitor contumaz do PT desde a minha primeira eleição até 2006 (em 2010 e 2014 votei na Dilma como voto útil contra o PSDB). Muito triste o que o PT se tornou, em grande culpa pelo pragmatismo/”esperteza” do Lula, conforme você mesmo destacou em outro comentário.

  • Evaristo Galvão Sanches disse:

    Prezado Deputado

    Deixa eu refrescar a sua memória:

    Não tão crise financeira e econômica mundial. Na verdade crises econômicas sempre existiram o tempo todo em quase todos os países, incluindo os desenvolvidos. O que de fato tem é uma crise de desemprego, miséria, inflação que o seu PT de Lula causou com desmandos fiscais e corrupção. O PT bagunçou com a estabilidade e plano de desenvolvimento construído pelo governo Fernando Henrique.
    Não tem golpe. Tem o caos que petistas fizeram.
    O Jurista Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT disse que Dilma deveria sair do governo por causa de tanta corrupção e crime contra a ordem fiscal do país. Ele entrou com pedido formal de impeachement. O Sr acha Sr faleiro que Bicudo se aliou com capitalistas e golpistas internacionais para dar golpe?
    Oito ministros do Supremo Tribunal Federal indicados pelo PT condenaram petistas do altíssimo escalão de Lula pelo mensalão e mandou pra cadeia. Isso é golpe do STF?
    Marina e Helíosa Helena saíram do PT quando viram a “honestidade” do PT. Essas sim grandes mulheres de esquerda que se preocupam com a classe trabalhadora. Isso é golpe?
    Vocês petistas esqueceram seus ideais em prol dos trabalhadores e se lambuzaram no mensalão e petrolão. Marta Suplicy disse que era insustentável continuar no PT e o escritor Ferreira Gullar afirmou (li nesse blog) que Lula, esperto como sempre, optou pelo populismo e, em vez de lutar contra os capitalistas, aliou-se a eles – e daí o Petrolão. Isso é golpe do Ferreira e Marta?
    E Rodrigo Janot, procurador indicado pelo PT pediu ao STF autorização para investigar Lula e Dilma de impedir investigação da Lava Jato.
    O PT denunciou o PT. O PMDB destruiu o PT. O mal por si se destrói.
    Não gosto do PSDB e nem PMDB. E penso que o melhor seria se o impeachement não saísse porque vou ficar a vida tota petistas se fazendo de vítima com riscos de voltarem ao poder com esse discurso que engana o povão sem instrução que se contenta com os bolsa miséria que é a compra de voto legalizada do PT. Tomara que a Dilma volte pra que vocês mesmos enfrentem a crise econômica criada pela irresponsabilidade fiscal do PT, petrolão, mensalão, radicalismos, agressividade etc.
    Vocês enganam e manipulam movimentos sociais, ong´s e povão do norte e nordeste. Mas quem é um pouco esclarecido vcs não emplacam. Portanto deputado não venha com essa comversa.
    Não vale citar Chico burque que tem uma irmã que foi ministra da Cultura do governo de Lula e namorada que recebeu R$800.000 do Ministério da Cultura

  • Dornélio Silva disse:

    Deputado Airton Faleiro, seu texto leva a um debate profundo sobre a conjuntura atual e, principalmente, sobre o PT. O debate é profícuo. E bom para a democracia. Destaco uma afirmação sua quando diz que o governo Temer é de “coalizão de direita com extremistas”. As nomenclaturas Direita, Esquerda, Centro, nos dias de hoje não se sustentam mais. Veja, vivemos um presidencialismo de coalizão. Temer faz uma coalizão de direita, mas o PT no governo fez uma coalizão, digamos, mais eclética: centro-direita-esquerda. Esses mesmos partidos que compõem o governo Temer estavam na coalizão do PT, exceto PPS que fazia oposição ao governo Dilma. Num governo presidencialista de coalização em que a fragmentação do poder parlamentar entre vários partidos obriga o Executivo a uma prática que costuma ser mais associada ao parlamentarismo. Para governar, ele precisa costurar uma ampla maioria, frequentemente contraditória em relação ao programa do partido no poder, difusa do ponto de vista ideológico e problemática no dia a dia, em razão do potencial de conflitos trazidos por uma aliança formada por forças políticas muito distintas entre si e que com frequência travam violenta competição interna. O governo PT começou a perder o controle, quando perdeu a presidência da Câmara. Foi incompetente na articulação política, mesmo entre seus aliados.

    1. Guy Fawkes disse:

      Boa a sua análise! Só corrigindo: além do PPS, PSDB e DEM não estavam no governo Dilma e participam da gestão Temer.

  • Paulo Lima disse:

    Salve Deputado Faleiro,

    Infelizmente a gente volta aos tempos da ditadura e passa a ver as notícias isentas sobre o Brasil nos veículos de comunicação de outros países. Eu acho pedagógico o PT ler e debater a entrevista do Gregório Duvivier (em que faz um excelente diagnóstico da situação política atual) no Diário de Notícias, tradicional jornal diário português. O texto está em https://www.dn.pt/mundo/interior/me-apavora-o-temer-porque-alem-de-corrupto-e-conservador-e-autoritario-5172040.html e considero a mais lúcida compreensão da complexa situação que o arranjo que levou o PT ao poder e acabou o rebarbando. Sugiro fortemente a leitura.

    Abraços,

    Paulo Lima

  • Guy Fawkes disse:

    Faltou falar sobre a traição do Jader, deputado. O sr. foi um dos maiores entusiastas da aliança com Jader e Lira Maia. E agora, com que cara fica?

  • Elbio Pedroso disse:

    Deputado Vossa Excelência, tem conhecimento ou deveria ter, que não se trata de GOLPE…..falar em Golpe, é no mínimo leviano Deputado. Se bem que o seu partido PT, não entende o que é Constituição. O processo do impeachment é previsto na Constituição e este, em especial, não é golpe, ele é constitucional, CONSTITUCIONAL , Deputado. Ele foi regido nos mais amplos Princípios Constitucionais, da Ampla Defesa, do Contraditório, do Devido Processo Legal, mais do que isso, ele é DEMOCRATICO. DEMOCRATICO…… Deputado. Falar em Golpe deputado é Retorica…… retorica Deputado. E mais Deputado, o impeachment não são só as pedaladas. O povo foi para a rua contra a roubalheira, a maior estatal do país foi sucateada. o governo acabou com o emprego, Deputado ou Não ?
    A falta de governabilidade, de grave crise econômica, atingiu a classe trabalhadora brasileira e hoje mais de 11 milhões de desempregados não sabem como voltar pra casa sem o sustento de sua família. Porém o Nobre Deputado está SEGURO, ou Não ?
    GOLPE , Nobre Deputado foi o que o seu partido deu na população brasileira na eleição de 2014. Fomos ENGANADOS….ENGANADOS…ou Vossa Excelência, não tem discernimento para entender ou é Oportunidade, para somente se sustentar em golpe golpe golpe.
    Quando o nobre deputado fala: É duro ver que, diante de uma fragilidade, provocada por razões externas ao país (crise internacional).Deputado Fala sério, das dez maiores economia mundiais só o nosso pais, tem crescimento negativo…….tais de brincadeira Deputado.
    Este Governo foi uma Farsa, foi uma Enganação uma MENTIRA …….ABOMINAVEL

  • Observador disse:

    Deputado faleiro. Qual será o discurso do NOVO. PT OPOSIÇÃO. Vão querer se passarem de LESOS, o discurso que não sabiam do PETROLAO, DO. MENSALAO , O SEU PT VAI ACABAR. E. VOCÊ É O ZÉ GERALDO. SEM. A. MÁQUINA. FEDERAL. SERAO. ZEROS A. ESQUERDA. 2108. VEM. AI. APOSTO QUE NÃO TIRAM. MAIS 10 MIL. VOTOS, VOCÊS TEM PRAZOS. DE. VALIDADE. 31 DE. DEZEMBRO DE 2018. , FUI

  • Luciano Tavares Borba disse:

    Pai do Céu como que um Cidadão desses quer me convencer com essas falácias demagógicas. É muita coragem um sujeito desses vir com tais argumentos hipócritas

  • PSDB DE CORAÇÃO disse:

    C OMO ACHEI LINDO, VER O ZÉ GERALDO BEM ATRAS DA DILMA CHORANDO, A GELISI 2 MILHÕES, O LULA COM CARA DE RESSACA SOANDO MAIS QUE TAMPA DE CHALEIRA, E SEMANA QUE VEM JÁ COMEÇA A DEVASSA, NOS ORGAÕS FEDERAIS NO PARA COMO, IBAMA, FUNASA, ICMBIO, CEPLAC, MAPA , INCRA, CDP , ELETRONORTE, INSS, 1CORREIOS, BANCO DO BRASIL, BASA, CAIXA ,BASA ,NA UFOPA AQUI EM SANTAREM TEM VARIOS D. . A . S , 4, 3 , 2 e 1 TODOS INDICADOS POR ZE GERALDO E FALEIRO, ENTÃO ATÉ NA PRÓXIMA SEXTA ESTARÃO TODOS NOS OLHOS DA RUA. PARABENS TEMER, JÁ COMEÇOU BEM

  • Osvaldino disse:

    É isso mesmo Deputado! As conquistas sociais não podem ser extintas. Vamos à luta!! Só temos que observar melhor no futuro o tipo de aliança que faremos… Essas últimas foram doses!!!!

  • Antonio Ribeiro disse:

    JESO, SINCERAMENTE, DÁ NOJO LER ESSAS LAMENTAÇÕES APELATIVAS DESSE FUTURO BEZERRO ENJEITADO.

  • FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA disse:

    JESO,

    OBRIGADO POR DEIXAR EU SER O PRIMEIRO;
    ___ MEUS DEUS!!! QUE SUJEITO CRETINO!!! DÁ ASCO RESPIRAR O MESMO AR QUE ESSE SUJEITO, SINCERAMENTE DEVIA IR EMBORA DE SANTARÉM… QUE NOJO!!!

    CHAGUINHA