O último treino

Publicado em por em Artigos, Esporte

por Jorge Wanghon (*)

Domingo, último dia de treino para o XXXV Brasileiro de Powerlifting na categoria Master I. Às 9:30 horas, na academia, Ricardo, meu técnicom e Luca, um amigo, e eu com a missão de agachar com faixa nova e macacão de competição. 130 kg na barra, aquecimento.

Depois colocamos 180 kg e uma repetição. Mais peso: 200 kg, uma repetição, foi fácil. Resolvemos colocar 220 kg para ver como eu agacharia. Depois do sofrimento de colocar a faixa no joelho com a ajuda de Luca e Ricardo, fomos para a barra. A intenção, acima de tudo, era afundar, sem se preocupar com a subida.

Concentrado na força dos quadríceps, afundei, subi e conclui o exercício. Segundo Ricardo, meu técnico, ele não tinha dormido direito na noite anterior pensando que eu poderia não me adaptar ao macaquinho de agachamento, embora já tivesse experimentado antes. Agachar com 220 kg foi um alívio para ele.

Amanhã, segunda, não vamos treinar, mas vamos tirar carga no supino para ter mais segurança com a camisa de competição.

Dia 21, terça-feira, saímos de Santarém às 15h05 e chegaremos em São Paulo por volta das 200h. Infelizmente vou só, não deu para o meu técnico ir comigo. O soldado do Corpo de Bombeiros Magno Sarmento vai viajar no dia 22. Ele vai competir dia 24 e eu dia 23, vamos nos encontrar lá no Club Athlético Paulistano.

Queimamos várias etapas. As dificuldades existem e precisamos superá-las para poder chegar ao nosso objetivo.

Em 6 meses, recuperamos a forma para esta competição. O Brasileiro é apenas um degrau da escada que pretendemos subir. O powerlifting está no sangue e quem começa a praticar se torna um “viciado” em praticar este esporte. Melhorar as marcas nos 3 exercícios (agachamento, supino e terra) passa a ser a meta de um atleta de alta performance.

Depois desta competição teremos uma boa história para contar: eu como veterano e Magno Sarmento praticamente como um estreante no powerlifting com a soma dos três exercícios.

Um Brasileiro de Powerlifting vai muito além da competição. Tem também o encontro com amigos que não vemos há muito tempo e a oportunidade de vermos novos atletas que despontam na prática do levantamento de peso e estão fazendo história.

Neste momento especial em que estamos vivendo, quando estamos perto de através de um simples SIM vermos a criação do nosso tão sonhado Estado do Tapajós, precisamos estar conscientes do apoio aos nossos atletas. Sejam eles da canoagem, da maratona, da natação, do jiu-jitsu, do halterofilismo… Que nosso novo Estado nasça com a mentalidade de que é melhor incentivar nossos filhos na prática esportes, seja para competir, ou não, do que deixá-los à mercê dos traficantes.

Mais pessoas praticando esporte, menos problemas na área da saúde e da segurança pública. Muito obrigado a todos que nos acompanharam nesta aventura, leram nossos textos e nos apoiaram. Vamos passar todas as informações on line a respeito de nossa participação na competição para que sejam publicadas no blog.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

* Atleta santareno, campeão nacional em levantamento de peso. Vai participar na próxima semana do Campeonato Brasileiro de Powerlifting 2011. É patrocinado pelo blog, rede de farmácias Droga Mil, Tropical Motos, Cargill, Amazônia Diagnóstico, agência de viagens TKT e deputado estadual Alexandre Von (PSDB).

Leia também:
Uma equipe forte.
A parada vai ser dura.
Estamos quase lá!.
Explosão e força bruta.
Agachamento: repetições com 200 kg.
Treino e finalizações.


Publicado por:

One Response to O último treino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *