Por motivo de união

Publicado em por em Artigos

por Jackson Fernando Rêgo Matos (*)

E já não somos mais sós,
Agora somos o Estado do Tapajós.

A história da criação do Estado do Tapajós é fruto do sonho, vontade, e destino de um POVO. A história do Estado do Tapajós é assim. É a alma eternizada de uma população/nação que deu nobreza a sonoridade ao ser Tapajoara ou Tapajônico. Como rio azul cristalino, cinza prateado, amarelo ouro e o verde da floresta, nossa bandeira é o fluir forte e vencedor de todos obstáculos, firmeza de luta do Nhamundá ao Xingu. Cenário de todo o Brasil, somos todos os nomes que se misturaram e gritam por motivo de união, para completar esta grande nação, junto com o novo Pará, nosso irmão eterno.

É para completar e definitivamente integrar, que viemos mostrar o que somos. Filhos da terra e na fímbria luz do sol, nossas pérolas, já brilham além de Santarém, pois agora já somos um Estado com 26 municípios, brilhando com as cores do sol, da lua e das estrelas.

A vida que se embala é a vida nova que chega mostrando a todo Brasil o poder da organizar o espaço sem mais destruição. E quando o sol raiar no dia 12/12/2011 e a vitória sorrir, todo o Pará verá que foi o espírito de União do índio, do negro e do branco, do Marajó, do Salgado, de Carajás, da capital Belém e toda região metropolitana que, orgulhoso de si, deu grito da liberdade, lapidou o diamante em forma de oração.

A Amazônia sorrindo de tanta alegria, verá a nova estrela no ar, pureza da manhã, criança nascendo, suspirando esperança, pois seu mais legitimo filho veio a luz por vontade popular de todo o Pará. A luz é a luz do dia, que para todos veio Unir os irmãos que aprenderam a compressão e a garra da superação.

O acontecimento da criação é o nosso presente para o mundo, festa ancestral, o movimento primitivo revivenciado, identidade cultural do povo glorificado. O SIM, ao território livre, de todos os Amazônidas que agora terá mais sabor paraense.

O Brasil agradece por que agora caminhará inteiro e sua trilha será a do cuidado. Ao Pará companheiro, agradeceremos de todo coração, os elos que nos ligam, jamais quebrarão, alquimia de parente, vamos seguir juntos, mais além do mais além, em direção a transformação, reconhecidos de direito, seremos o infinito, integrando o divino, cada um sendo a própria naçâo.

É vida do homem forte do Norte, ar que faz Deus feliz, o sopro que despertou e no pleito a certeza no peito, todos dizendo SIM, precisamos do Tapajós, patrimônio de todos nós.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – — – – – – – – – – – – –

* Santareno, é professor da UFOPA.


Publicado por:

One Response to Por motivo de união

  • “O nascimento do nosso Estado, acima de tudo, é o nascimento da oportunidade, da chace de transformar, de mudar, criar, fiscalizar, cobrar, cuidar, arrumar, deleitar, beijar, amar o nosso Tapajós.”
    SIM 77

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *