Integrante da Polícia Rodoviária Federal, Luís Dolzanis comenta o post Motos, acidentes e leitos em Santarém:
Olá Jeso,
Infelizmente os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas são um problema nacional. Isso se dá pela falta de políticas públicas no setor de transporte público de qualidade.
A despesa diária de um trabalhador com passagens de ônibus é superior a mensalidade de uma prestação de uma motocicleta.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Gostaria de explicar que todos os proprietários de veículos pagam seguro obrigatório o DPVAT – Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre e que 50% desse valor é repassado para SUS.
Geralmente as empresas de seguro não dispõe esse serviços (seguro particular) para motocicletas tidas como populares. Que 5% das multas arrecadadas são destinadas são FUNSET – Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito que são aplicadas assim:
FUNSET não é usado para salvar vidas
Confira a seguir a notícia que é extremamente preocupante para um país que não faz o seu dever de casa, que é a fiscalização preventiva de trânsito.
“Governo federal usa multas de trânsito para reforçar resultado fiscal
O Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito), responsável por gerir parte dos recursos arrecadados com multas, dispõem de um saldo de mais de R$ 675 milhões de reais que não estão sendo destinados ao seu principal fim legal. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), 5% do valor das multas deve ser aplicado em educação e prevenção no trânsito”.
Concluo dizendo que esse descaso acaba refletindo diretamente na superlotação dos hospitais.
E a cada dia, nossos hospitais ficam mais lotados…… esses irresponsáveis tiram as vagas dos pacientes que aguardam cirurgias eletivas…
Não sei onde isso vai parar…..
Tem que ter uma lei severa para os motoqueiras, falta multa pra eles, pensam que podem tudo, não repeitam, acham que podem manobrar rapidamente, fazer curvas entre os carros como se fossem intocáveis e como se a rua fosse só pra eles. Outro ponto, não pode mais autorizar a entradar de nvos mototaxis, a cidade não suporta mais. Cadê fiscalização? cadê a organização de trânsito e de transportes da cidade?
Tem que lugar gurda de trânsito nas ruas por um mês só pra multar e parar motoqueiro, falo isso para se adaptarem às práticas de boas maneiras e respeito no trânsito.
A falta da aplicabilidade de lei sobre esse tipo de transporte é desumano com a cidade. Aliás alguem já viu multa para ônibus e para motos? eles fazem o que querem!
Sim, Sr Luis, o Hospital Municipal de Santarem vive abarrotado com vítimas de acidentes de transito, é o único hospital que atende urgencia e emergencia na cidade.Urge,incontinenti, que a Secretaria de Saude do Município destine cotas do SUS ao Hospital São Camilo para que pacientes também sejam lá atendidos em casos Emergenciais, este hospital já o faz em casos de cirurgias eletivas. Necessitamos da interferencia do Ministério Público junto a Secretaria de Saúde Estadual e Municipal para a canalização de cotas do SUS para o Santo Hospital,digo, São Camilo de Santarém. Corpo clínico de Médicos especializados o hospital possui nas Especialidades de Cirurgia Geral,Obstetrícia, Pediatria, Traumatologia e Ortopedia( com quatro Profissionais inclusive atO endendo pelo SUS em cirurgias eletivas, alguns casos porque o numero de cotas do SUS é reduzidissima) e Clinica Geral.As suas dependencias são grandes e comportam muitos pacientes que hoje procuram o Hospital Municipal de Santarém.Me informaram de que haverá uma ação da Secretaria Estadual de Saude no sentido do Sagrada Família receber nais cotas do SUS para atendimento de cirurgias eletivas que estão programadas para o Hospital Municipal de Santarém e Hospital Regional.O número de pacientes vítimas de acidentes de transito, principalmente motos, é catastrófica, preocupa a todos nós.Atuando de maneira intensiva com atendimento médico imediato e profícuo atenuar-se-ão as sequelas pós trauma.