“Espaços de carga e descarga são coletivos”

Publicado em por em cidade, Comentários, trânsito

Titular da SMT (Secretaria Municipal de Transporte), Sandro Lopes faz contraponto ao post Leitor denuncia “loteamento” de avenida:

Jeso e comentaristas,

Estamos reordenando aquele espaço da rua Moraes Sarmento, e ainda não é definitiva a regulamentação dos espaços. Estava uma confusão tremenda o acesso pela citada rua, pois aquele perímetro transformou-se em uma área totalmente comercial e de movimentação de cargas.

Os espaços definidos para CARGA E DESCARGA no centro comercial são coletivos e não especificamente de um empreendimento. Estamos estudando, sim, a determinação de horários para carga e descarga, e vamos, conjuntamente com as entidades de classes, definir esta situação.

Entendemos que realmente já precisamos dessas regras, pois a frota de veículos aumentou 100% em 6 anos em Santarém . Agora, aproveito o espaço para também recomendar que os órgãos, como os citados Incra e Defensoria [Publica do Pará] e muitos outros, ofertem aos seus funcionários e visitantes espaços para o estacionamento.

Como são órgãos públicos, deveriam dar exemplo e disponibilizar espaços privados e utilizar os públicos quando já estivessem saturados os seus estacionamentos próprios.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento.


Publicado por:

30 Responses to “Espaços de carga e descarga são coletivos”

  • Não quero questionar a competencia do sr.secretário municipal, mas também registrar minha indignação com a atitude generalizada dos comerciantes no centro da cidade.
    ESTACIONAM os carros seus, de filhos, esposa, enfim em frente aos seus estabelecimentos, impedindo que seus clientes estacionem , indo parar bem longe….porém não esquecam que os grandes empreedimentos estão chegando como shopping com grandes lojas, estacionamento, limpeza, segurança e aí não vai adiantar aos empresários nanicos ficarem chorando para pagar as prestações de seus carrões…ha,ha,ha. Lembrem-se conseguiram ter uma loja bonita, conforto em casa, boa escola para seus filhos, graças aos seus clientes…..se vcs se acham tão cheios de grana, contratem motoristas para leva-los ao centro e depois buscar estacionamento mais longe.

  • Bom, acho que o “Ilustríssimo Secretário” ao assumir um cargo “público” deveria ter melhor se informado antes dos princípios constitucionais da indisponibilidade do interesse público e da supremacia da ordem pública entre outros mais, pra embasar sua “atuação” no poder executivo a fim de não cometer determinadas atrocidades.

  • “Agora, aproveito o espaço para também recomendar que os órgãos, como os citados Incra e Defensoria [Publica do Pará] e muitos outros, ofertem aos seus funcionários e visitantes espaços para o estacionamento.” Ridículo: particulares ocupam espaços públicos e órgãos públicos precisam criar espaços privados, completa inversão de valores.

  • O SECRETARIO NAO SE PREOCUPA NEM COM OS MAIS DE 100 CEM TRABALHADORES DO SHOPING PARAISO QUE ATE HOJE NAO TEM LINHAS DE ONIBOS PARA OS BAIRROS E OS TRABALHADORES DO SANTARENZINHO ,PRAINHA ,MARARU ,NOVA REPUBLICA ,URUARA E ETC…TEM QUE SE ARRISCAR E ANDAR VARIOS QUILOMETROS PARA ESPERAR PASSAR O COLETIVO OU GASTAR OS SEUS SALARIOS PEGANDO MOTO TAXI.

  • Sr. Secretario,

    Essas placas de carga e descarga sao um absurdo, a exemplo da que consta na Yamada da av. Tapajos, proibindo o estacionamento das 08 as 19 horas. Nao faz o menor sentido. Secretario, ande por Belem ou outras capitais e vc nao ver isso. Pelo amor de Deus!

    1. Desculpe ,ando bastante e Belém não é exemplo,estamos propondo horários e já em contato com entidades de classe .

  • na av.s.sebastião esquina com frei ambrosio uma revenda de veiculo coloca os seus carros em cima da calçada que e´lugar de pedestre e todo mundo vaz vista grossa .o que o senhor secretario acha disto?

  • Senhor secrétário, e as placas de carga e descarga de frente a Comercial Tapajós, também na av. Rui Barbosa? o dono do estabelecimento se dá o direito de ocupar a calçada com mercadorias e colocar cadeiras na rua para que ninguem estacione, fazendo com que o pedestre coloque em risco sua vida ao caminhar pelo meio dos veículos que trafegam na referida avenida. Será que vai ser preciso morrer alguem atropelado naquele trecho para que o Sr. tome alguma providencia?

  • Jeso, gostaria de lhe fazer uma pergunta, e como um profissional de imprensa e sabedor de muitos assuntos gostaria, por gentileza, que me explicasse e se você não souber, por favor, procurasse saber: Porquê o INCRA ainda está alí na Rui barbosa se o prédio próprio na Presidente Vargas já foi concluído a sua reforma? E se tá faltando alguma coisa pra terminar, porquê essa eternidade pra se fazer uma reforma dessa? Quem comanda o INCRA aqui em Santarém não está nem aí pra quem precisa ir até esse órgão. Não tem onde estacionar, é uma dor de cabeça pra quem precisa ir até lá.

    Ao Sr. Secretário Sandro Lopes, gostaria de lhe dar uma ideia: Faça uma parceria com os órgãos competentes(se for o caso) pra obrigar todo e qualquer comerciante que tenha o seu depósito de mercadorias no próprio comércio no centro da cidade, que façam seus depósitos afastados do centro da cidade e ao fazerem o trasporte das mercadorias de seus depósitos para os seus respectivos comércios que façam em horários com o trânsito menos movimentado, pois vejo que o problema maior neste caso é a falta de estrutura dos comerciantes, pois seus comércios são pontos comerciais em sua maioria pequenos e mesmo assim fazem ao mesmo tempo de comércio e depósitos, e todo caminhão ou carreta quando chega com a mercadoria pra descarregar tem que fazer isso no próprio comercio do cidadão que fica nestas ruas com o trânsito apertado. Por outro lado, as mercadorias que saem para as cidades vizinhas (esses armazens vendem bastante para cidades próximas) não precisariam sair destes pontos comerciais ou armazéns (como queiram chamar), mas sairiam de seus depósitos em locais com menos trânsito, facilitando inclusive não só para os próprios comerciantes mas também para os seus clientes.

    O problema é que a visão desse pessoal aqui em Santarém é só ganhar, ganhar, e ganhar. Passam 50 anos ganhando dinheiro em um pontinho apertado e nunca melhoram tanto o atendimento quanto o espaço físico para os seus clientes. São arrogantes, vivem chorando e acham que o cliente nunca tem razão. Precisam dos clientes ou consumidores pra sobreviverem mas não respeitam quem lhes dá lucro, e por outro lado as autoridades que têm como interferir nisso tudo não fazem alguma coisa, e como consequência, os problemas aumentam e se agravam ano após ano. É veículos pesados descarregando no meio da rua a qualquer hora, mercadorias no meio das calçadas empurrando os seus próprios clientes pro meio da rua com o risco de atropelamento, quando vão fazer uma reforma colocam areia e pedregulhos nas calçadas em pleno centro comercial da cidade e ninguém vê.
    Outro dia minha esposa caminhando na esquina da Gaudino Veloso com a Travessa dos Mártires bem no canto onde tem uma loja de importados, ela bateu o dedinho do pé direito em um brinquedo mais precisamente em uma bicicleta infantil que estava no meio da calçada desta loja. (É a topada que nós chamamos).
    Imediatamente ela teve que pegar uma condução e vim embora pra casa. Quando ela chegou aqui em casa coloquei andiroba com copaíba e tomou um comprimido pra dor pois doía muito. Noutro dia ela foi fazer uma radiografia do dedo e simplesmente o dedo estava quebrado, o médico disse que se eu não tivesse colocado logo o remédio teria sido pior pois isso foi num sábado e a radiografia foi feita só segunda, aí eu pergunto; de quem é a responsabilidade? de minha esposa por não olhar por onde anda? por que eu acho que seria essa a resposta que iriam me dar nessa loja se eu fosse questionar a topada que minha mulher levou.

  • Jeso e seus leitores, as placas delimitando a área para carga e descarga ao lado do Incra foram retiradas hoje antes do meio dia. O Secretário, diante da repercussão aqui no blog. Mas na Moraes Sarmento, entre São Sebastião e Rui Barbosa, continua tudo do mesmo jeito: caminhões em cima da calçada, carros parados em fila dupla, caixas e todo tipo de sujeira obstruindo a calçada. Pelo jeito, tudo ficará como estava antes.

  • Caro Sandro, há pouco tempo escrevi no Blog e no Gazeta um artigo, “TRÂNSITO-O CAOS ESTÁ INSTALADO”. É fruto da observação da minha última estada na Terrinha e ali faço críticas e também sugestões. Como v. está numa fase de implementação de mudanças, gostaria que, se possível, v. apreciasse as sugestões que faço. Não precisaria dizer, mas é óbvio que as críticas que faço é no institucional e não no pessoal. No institucional continuo torcendo que v. implemente cada vez mais mudanças no trânsito de nossa cidade, o qual aumenta em escala geométrica. No pessoal continuo admirando-o e, na minha próxima visita, espero poder encontrá-lo para continuarmos nosso papo sobre futebol, de preferência com nosso amigo comum, Dr. Rubem Chagas. TAPAJOARAMENTE, SAUDAÇÕES AZULINAS,

  • neste momento em frente escola carequinha tem um siena vermelho estacionado no meio da rui barbsa sem ninguem dentro com sinal de alerta ligado!sera que e porque esta escola e de familiares do vereador mauricio correa e do ex.prefeito rui correa e fazem vista grossa ,que coisa feia senhor secretario!

  • Concordo que é necessário disciplinar o transito o que inclui definir áreas específicas de estacionamento e carta e descarga. O que é inconcebível é a total omissão do poder público municipal no que tange às calcadas e não estou falando nem à regra geral da cidade que é calçadas de alturas diferentes uma do lado da outra e sim especificamente deste trecho da Moraes Sarmento entre as avenidas Rui Barbosa e São Sebastião. Ali andar é uma aventura para corajosos. Os donos de depósitos se apropriaram das calçados onde colocam seus caminhões, suas mercadorias, suas caixas, seu lixo. O pedestre que ande pelo meio da rua. Aliás, chega-se ao cúmulo de ter caminhões em cima da calçada, carros estacionados ao lado e carros parados no meio da rua, deixado espaços exíguos que são disputados por carros, motos, pedestres . Isto para não falar da sujeira do local e da destruição do já precário asfalto devido ao peso de containeres que ficam lá dias e dias. Neste trecho as ruas e as calçadas foram privatizadas pelos donos dos depósitos. Talvez se fosse um cidadão comum, tivessem ocorrido multas, mas como se tratam de comerciantes com dinheiro, o secretário prefere punir quem estaciona os carros e conversar com as “entidades de classe”.

  • Parabéns secretário, estão retirando as placas daqui do lado do INCRA, mas resta saber como será feito com as outras placas em frente dos outros estabelecimentos comerciais. Nessa a população levou a melhor, mas e nos outros pontos de estacionamento público reservados a comerciantes, a população continuará a ser subjulgada pelo poder econônico?

  • Nobre Secretário,

    Disciplinar o trânsito não é beneficiar uns poucos e sim a coletividade, neste caso em específico o espaço em frente a Defensoria Pública é desproporcional a sua utilidade, o que beneficia exclusivamente um empresário. Como sabemos, a Rui Barbosa é principal via de Santarém, devemos estabelecer critérios mínimos para dispor de espaços e de preferência no período noturno como as grandes cidades, nossa pérola do tapajós se inclue neste rol, já o fazem. Discordo de vossa senhoria quando diz que o a DPE e o INCRA deve dispor de espaços para estacionamento, como buscamos uma administração pública eficiente, como podemos cobrar destes órgãos que gastem mais para dispor destes espaços….seria no mínimo contraditório.

    Fica a pergunta…para delimitar estas áreas para carga e descarga, qual o procedimento a ser adotado?

  • Que isso secretário, o senhor quer onerar os cofres públicos estadual e federal, para que eles disponibilizem estacinamento particular para seus usuários enquanto que os comerciantes terão direito a estacionamento gratuito fornecido pela prefeitura municipal nesse processo de “PrivaTização do espaço público”!!!! Fica a pergunta: “Quem é o maior benefiado com essa reserva de vagas nas ruas?” a população em geral ou o empresário? Via pública é PÚBLICA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Sr. Secretário, os Órgãos públicos ja tem tem seus espaços para o público: as vias públicas, mas o Sr. esta privatizando, em beneficio a uns gatos pigado de empresários, porque? ORGÃO PÚBLICO, VIA PÚBLICA, EMPRESA PRIVADA, ESPAÇO PRIVADO. E N T E N D E U ?

    1. lima, é só mostrar o espaço do Incra e da Defensoria, para os funcionários e visitantes .

      1. Quem tem de ofertar estacionamento para os seus clientes são as instituições privadas. Inexiste lei que obrigue os órgãos públicos fazer isso. As secretarias municipais em sua maioria nem prédio prório tem funcionam e local alugado. Se eles são órgãos públicos os estacionamentos nas ruas próximos a eles deveriam ser liberados, pois é de interesse público que as pessoas possam frequentá-los livremente.

  • Caro Secretario, gostaria de saber seus criterios para colocar tanta placa de carga e descarga em perimetro tao curto da Rui Barbosa, e mande agora seus marronzinhos para cá pois, tem varios caminhoes estacionados no outro lado da rua tirando as vagas daqueles que pagam impostos como o famigerado IPVA, etc onde deveriam estar estacionados, traga os caminhoes guincho como ontem, aproveite secretario e faça tambem uma blitz para saber se esses caminhoes estao regulares, em dia tanto com os impostos como com as carteiras de motoristas e a legalização dos mesmo. é só.

  • SECRETARIO E A PLACA DE PARE NO CRUZAMENTO DA GALDINO COM A INACIO CORREA QUE NÃO E O SECRETARIO.QUER QUE OS MORADORES FAÇAM UM BINGO PARA COMPRAR AGENTE FAZ.

  • é verdade carlos aquilo que se ve em frente esta escola e ainda sob os holhares dos agentes de transito e uma berração sera que e porqu quem estuda la´e filho de advogados,promotores e outras autoridade que eram as prmeiras a dar o bom exemplo?com a pavra o nobre pensante secretario.

  • E COMO FICAM AQUELES ESPAÇOS EM QUE DONOS DE EMPRESAS COLOCAM SEUS PRÓPRIOS CONES DE SINALIZAÇÃO (PARTICULARES), A FIM DE RESERVAR ESPAÇO PARA SEU ESTACIONAMENTO QUANDO CHEGA NA SUA EMPRESA. TODO MUNDO VÊ, SÓ OS FUNCIONÁRIOS DA SMT NÃO!

  • nobre secretario porque aquele previlegio dos carrosem fila dupla ate no meio da rua em frente a escola carequinha enquanto que varios carros foram guinchados na turiano meira,porque este previlegio porque?

    1. Quando era do Ptran, multei 12 carros em fila dupla em frente ao carequinha. A justificativa da maioria deles é de que estavam em reunião e que a diretora da escola havia autorizado. Até a Deputada, na época, Maria do Carmo, estava lá. Sabem qual foi a consequência disso? Me afastaram do serviço de rua. Não me demitiram porque sou efetivo. Agora imaginem os agentes da SMT, que são contratados, estariam na rua.

  • O Sandro é uma das únicas cabeças pensantes deste governo. Mas para por aí. É só pensante mesmo. Há anos vejo ele dizer que “estamos estudando isso, estudando aquilo”. Pô, Sandro, tem coisas que qualquer leigo percebe meu: Av Tapajós, Barão do Rio Branco e Silva Jardim com mão dupla é um absurdo sem tamanho. Pare de pensar e entre em ação. É seu nome que está ligado a esses absurdos.

    1. Engano seu, anônimo, ele não é cabeça pensante não. Nunca foi. Se fosse, não ficava só estudando, estudanto… resolveria logo os problemas da cidade que são muitos. Alias, ele poderia dar uma satisfação à sociedade sobre denuncia que correm á boca pequena de que ele e uma técnica da SMT estão lavando a burra, ops! Os bolsos com dois empresários de ônibus: um de Belém – que veio corrido de lá, até mesmo da família -, e um de Manaus.
      Eu desafio o secretário mostrar que as “ordens de serviços” que ele e sua assessora expedem em benefício desses empresários para que eles pratiquem concorrência predatória contra os empresários menores e da Terra, possuem estudo de viabilidade técnica.
      Está lançado o desfio senhor Secretário!!!!!!!!
      Edynei Silva
      Cidadão Santareno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *