
O município de Faro, no oeste do Pará, viu o número de casos confirmados de covid-19 aumentar em 5 vezes nos últimos 60 dias.
De acordo com o boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde em 21 de maio, eram apenas 5 pacientes. No boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado do Pará (Sespa) na segunda-feira (20) foram contabilizados 28 casos do novo coronavírus.
A Sespa aponta ainda que, deste total, 16 estão recuperados. Porém, 12 permanecem com “status ativo”. Até o momento, 43 casos foram descartados e outras 23 pessoas que apresentaram sintomas permanecem sob análise.
Nenhuma morte foi registrada.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Faro tem apenas 7 mil habitantes, sendo um dos menores e mais pobres do Pará. O hospital local conta com apenas 3 leitos destinados para pacientes
acometidos pela doença, sem UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
Contagem polêmica de covid
Foi neste mesmo boletim do dia 21 de maio que a prefeitura comandada pela prefeita Jade Abreu (MDB) “revolucionou” a contagem “zerando” os casos confirmados da doença, com a recuperação das 5 pessoas infectadas no município até então.
A contagem, que é cumulativa para fins estatísticos em qualquer outra parte do planeta, obedeceu a um novo modelo criado pela prefeita de Faro, mesmo que momentaneamente.
Dois meses do fato inusitado os números são 5 vezes maiores e não há como zerar o marcador dos casos de covid-19.
Contraponto
Procurada, a assessoria da Prefeitura de Faro não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço continua aberto
LEIA também: Família de secretário acumula cargos e embolsa R$ 20 mil por mês em Faro
Deixe um comentário