Casos de covid-19 aumentaram 5 vezes em 60 dias no município de Faro

O município de Faro, no oeste do Pará, viu o número de casos confirmados de covid-19 aumentar em 5 vezes nos últimos 60 dias.

De acordo com o boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde em 21 de maio, eram apenas 5 pacientes. No boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado do Pará (Sespa) na segunda-feira (20) foram contabilizados 28 casos do novo coronavírus.

 

A Sespa aponta ainda que, deste total, 16 estão recuperados. Porém, 12 permanecem com “status ativo”. Até o momento, 43 casos foram descartados e outras 23 pessoas que apresentaram sintomas permanecem sob análise.

Nenhuma morte foi registrada.

Faro tem apenas 7 mil habitantes, sendo um dos menores e mais pobres do Pará. O hospital local conta com apenas 3 leitos destinados para pacientes
 acometidos pela doença, sem UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Contagem polêmica de covid

Foi neste mesmo boletim do dia 21 de maio que a prefeitura comandada pela prefeita Jade Abreu (MDB) “revolucionou” a contagem “zerando” os casos confirmados da doença, com a recuperação das 5 pessoas infectadas no município até então.

A contagem, que é cumulativa para fins estatísticos em qualquer outra parte do planeta, obedeceu a um novo modelo criado pela prefeita de Faro, mesmo que momentaneamente.

Dois meses do fato inusitado os números são 5 vezes maiores e não há como zerar o marcador dos casos de covid-19.

Contraponto

Procurada, a assessoria da Prefeitura de Faro não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço continua aberto

LEIA também: Família de secretário acumula cargos e embolsa R$ 20 mil por mês em Faro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *