Do advogado José Ronaldo Dias Campos, a propósito do post MinC habilita projeto sobre a “Mendonça Furtado”:
Prefeito, mande preencher os espaços sem cobertura com novas mangueiras na Mendonça, tornando uniforme a arborização. Não gasta nada com isso, autoridade! Faça a mesma coisa na Presidente Vargas e demais avenidas, como a Cuiabá etc.
A ideia de defesa da arborização das vias é excelente. Contudo, Mangueiras não.
Porque quando estão dando frutos, causam prejuízos aos proprietários de veículos.
Porém, poderiam ser outras árvores frondosas e não, necessariamente, mangueiras.
Falo das avenidas que já contemplam 90 % dessa espécie, amigo. As demais, que se escolha espécie apropriada. O fruto da mangueira não pode ser considerado problema, ou Belém não ostentaria orgulhosamente o título de cidade das mangueiras. Ou vc prefere cortar as existentes, como fez um interventor no passado?
Mangueiras devem ser evitadas em arborização urbana.
Excelente.
Jeso, um primeiro comentário que fiz neste blog, quando a sugestões aqui apresentadas por leitores, foi de que a construção de meio-fios e arborização deixaria o trânsito melhor e a cidade mais bonita, com um clima mais confortável.
O meio-fio, evita alguns retornos à esquerda que são desnecessários e perigosos, dando ainda ao pedestre, possibilidade de parar neste antes de concluir sua travessia, em razão de o problema em nosso trânsito não somente ser de planejamento, mas principalmente, de conduta. Não encontrei nenhum estudo sobre este assunto, mas na prática, cito a Av. Mendonça, na travessia do Fórum ao Shopping Paraíso e, agora, a Av. Cuiabá com a Av. Rui Barbosa, entre Banco do Brasil e Detran, que ficou mais seguro atravessar em razão também, da instalação de semáforos. Outro exemplo, a Trav. Assis de Vasconcelos, entre Av. Tapajós e Rua 24 de Outubro.
Compartilho abaixo link’s para apreciação do comentário do adv. José Ronaldo, que fundamentam através de estudos e manuais, os benefícios e valor da arborização. Claro, desde que, bem planejada por pessoas com conhecimento teórico e prático, executadas por empresas comprometidas com a eficiência e cuidada por pessoas “educadas”.
https://www.rge-rs.com.br/gestao_ambiental/arborizacao_e_poda/beneficios.asp
https://www.cemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/Documents/Manual_Arborizacao_Cemig_Biodiversitas.pdf
https://connepi2009.ifpa.edu.br/connepi-anais/artigos/134_989_481.pdf
https://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=223&Itemid=182
https://www.goiania.go.gov.br/download/amma/relatorio_Plano_Diretor.pdf
https://www.google.com.br/search?q=arboriza%C3%A7%C3%A3o+em+avenidas&client=firefox-a&hs=E1D&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=fflb&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=JYKsUqfeF5e2sAT5rYCQDA&ved=0CDIQsAQ&biw=1360&bih=629