5 assentamentos no oeste do Pará são redimensionados pelo Incra

Publicado em por em Itaituba, Óbidos, Oeste do Pará

5 assentamentos no oeste do Pará são redimensionados pelo Incra

O Incra no oeste do Pará, por meio de resoluções, redefiniu a área dos projetos de 5 assentamentos.

São eles: São Benedito, Paraíso, Rio Cupari – de modalidade convencional -, Três Ilhas e Montanha e Mangabal – agroextrativistas -, que incidem sobre os municípios de Itaituba, Rurópolis, Altamira, Aveiro e Óbidos.

Leia também – Temer nomeia novo presidente do Incra; ex-nº 1 da autarquia em Santarém cai.

As medidas visam suprimir sobreposições com outras áreas de interesse público e social e corrigir imprecisões.

As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nos dias 13, 16 e 19 de maio, após avaliação de relatórios técnicos pelo Comitê de Decisão Regional (CDR) – instância administrativa máxima das superintendências regionais – do Incra no Oeste do Pará.

As mudanças aprovadas estão sendo processadas nas diversas bases de dados e sistemas de informações do órgão. As alterações não implicam em remanejamento ou retirada de famílias.

Dos cinco assentamentos com área retificada, três (São Benedito, Rio Cupari e Paraíso) estão no rol de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2007 e, atualmente, na condição de liberados judicialmente, ou seja, sem impedimento para a atuação do Incra.

Quilombola

A alteração na área desses assentamentos se dá após vistorias e saneamento processual realizado por um grupo de trabalho instituído no Incra, que tem o fim de analisar e propor medidas administrativas e judiciais relacionadas a todos os assentamentos no rol da ACP em tramitação na Justiça Federal.

As decisões tomadas pelo Incra foram encaminhadas para ciência do MPF.

Quanto ao PAE Três Ilhas, localizado no município de Óbidos, a modificação se dá devido à necessidade de atender ao pleito de regularização fundiária quilombola da comunidade Nossa Senhora das Graças.

O ato de excluir esta comunidade da área do PAE Três Ilhas possibilita que ambos os processos de regularização tenham continuidade administrativa, sem que haja problema de sobreposição, reconhecendo a territorialidade específica de ambos os povos tradicionais: ribeirinhos e quilombolas.

Moradores

O PAE Montanha e Mangabal, situado em Itaituba, teve 1.500 hectares devolvidos para as comunidades beneficiárias do projeto.

A área havia sido excluída do perímetro do assentamento por meio de portaria de novembro de 2013, sem que no processo do assentamento constasse qualquer motivação e justificativa.

A devolução da área se deu por meio da anulação desta portaria e pela convalidação da portaria de criação do projeto, de setembro de 2013. A medida atende pleito da associação que representa os moradores do PAE e foi recomenda pelos setores técnicos e jurídicos do Incra e pelo MPF.

Resumo

Assentamentos com áreas alteradas e as motivações das medidas

PA São Benedito
Município: Itaituba (PA)
Criado em 1999
Capacidade: não houve alteração na capacidade, mantida em 170 famílias

O que muda? Área alterada de 11.928 hectares para 10.596 hectares. Inserção da informação da gleba Arraia como de localização do assentamento

Motivação da medida: ajuste em razão da maior precisão em trabalho de demarcação topográfica do perímetro e dos lotes

…………………………………

PA Paraíso
Municípios: Rurópolis e Altamira, Pará
Criado em 1997

O que muda? Área alterada de 65 mil hectares para 64.635 hectares. Capacidade foi ampliada de 630 para 645 famílias.

Motivação da medida: eliminar sobreposição parcial com a Reserva Extrativista (Resex) Riozinho do Anfrísio e as zonas de amortecimento desta e da Floresta Nacional (Flona) do Trairão.

…………………………………

PA Rio Cupari
Município: Aveiro
Criado em 1996
Capacidade: não houve alteração na capacidade, mantida em 380 famílias

O que muda? Área alterada de 39.900 hectares para 36.712 hectares e retificada a informação quanto à sua respectiva gleba, passando para Santa Cruz, em vez de Cupari.

Motivação da medida: ajuste em razão da maior precisão em trabalho de demarcação topográfica do perímetro e dos lotes

…………………………………

PAE Três Ilhas
Município: Óbidos
Criado em 2006
Capacidade: não houve alteração na capacidade, mantida em 200 famílias.

O que muda? Área alterada para 12.763 hectares, com a exclusão da comunidade Nossa Senhora das Graças.

Motivação da medida: evitar sobreposição com a área pretendida pelo território quilombola Nossa Senhora das Graças.

…………………………………

PAE Montanha e Mangabal
Município: Itaituba
Criado em 2013
Capacidade: não houve alteração na capacidade, mantida em 100 famílias.

O que muda? Assentamento volta a ter área de 54.443 hectares.

Motivação da medida: 1.500 hectares haviam sido excluídos do perímetro do assentamento por meio de portaria de novembro de 2013, sem que no processo do assentamento constasse qualquer motivação e justificativa. A devolução da área se deu por meio da anulação desta portaria e pela convalidação da portaria de criação do projeto.

Fonte – Incra/Santarém


Publicado por:

4 Comentários em 5 assentamentos no oeste do Pará são redimensionados pelo Incra

  • em 2006 a associação APRONE do pa rio do peixe recebeu dois milhões na conta de seu presidente quando que o dinheiro era para ser na conta da associação. Esse dinheiro foi passado na conta do cara para ser desviado em campanhas do pt em vez de se construir casas, isso aconteceu com geadenor em juruti velho.

  • caro amigo que comentou acima, voce não sabe que Elita Beltrão e a maioria dos funcionários públicos de Santarém são ligados a Marina Silva da REDE, na época lula e marina venderam o oeste do pará para as grandes mineradoras que bancam as campanhas milhonasrias da Marina cara de ET, é esse o esquema de acaba com o oeste do PARA. Voces acham que o marido da marina et com sua exportação de mogno robado das reservas indigenas sozinho iria bancar as campanhas dela. Esquece meu amigo a fraude de juruti também foi rachada entre PT e Marina. A cartada do pt sabendo que iria acabar foi criar a rede, o psol e o pstu… quanta inocencia venezuelana nisto…. maduro, chaves lula elita evo sadam stalim lenim e cuba… mais uma cuba de açai ah não tem acabou…..

  • queria que a quase ex superintendente do incra irma elita beltrao, tivesse a coragem de enviar ao blog do jeso uma copia dos 2 relatorios de juruti velho um da epoca do ex superintendente francisco carneiro e o novo mais com certeza o guru da elita o engenheiro agronomo edmundo, esposo da cleide, não deixa,

  • vamos esperar a divulgação do relatório de juruti, o titulo da faz. centenor grilando o pa cruzeirão para esquentar manejo falso, a certificação da mangal no pds maloca, os manejos do pa placas a desafetação de 20 mil ha do pds novo horizonte para dar para latifundiários entre outros.
    Porem quando tem colono nesses assentamento o car é coletivo e não tem titulos ou seja os coitados não tem nada a não ser o bolsa família que quebrou o BNDs, mais parece um ninho de formiga contemplando sua rainha (incra) que usou muitos presidentes para assinar nota de credito que nunca chegou aonde era para chegar (no coitado do colono).. Essa é a reforma agraria….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *