Câmara cobra de prefeito derrotado nas urnas decreto que cria comissão de transição

Publicado em por em Óbidos, Política

Câmara cobra de prefeito derrotado nas urnas decreto que cria comissão de transição
Chico Alfaia: derrotado nas urnas na sua tentativa de reeleição. Foto: Divulgação/PMO

A Câmara de Vereadores de Óbidos (PA) cobrou hoje (24) do prefeito Chico Alfaia (PL), derrotado nas urnas na sua tentativa de reeleição, a criação imediata da comissão responsável pela transição para o novo governo, de Jaime Silva (MDB), a ser empossado no dia 1º de janeiro.

O prazo limite para criação da CATM (Comissão Administrativa de Transição Municipal), segundo o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), era de 5 dias após a proclamação oficial do resultado da eleição – dia 17.

 

Até hoje, porém, Chico Alfaia não tomou a iniciativa. No decreto são enumerado, por exemplo, os membros do governo atual e da futura gestão que da comissão farão parte.

O vereador reeleito Rylder Afonso (PSD), presidente da Câmara de Óbidos, deu prazo de 24 horas, a contar da data e hora do protocolo do requerimento (24/11/2020, às 13h32), para que o prefeito cumpra o estabelecido pela “Instrução Normativa 16/2020 do TCM”, sob pena do “Legislativo” adotar medidas cabíveis contra Alfaia.

“O descumprimento da transição do governo é ato atentatório ao princípio democrático, além de violação de princípios de administração, descumprimento de regra impostas pelo TCM/PA com vistas a impedir o exercício fiscalizatório dos órgãos de controle e do Poder Legislativo”, ressaltou Rilder Afonso no requerimento.

 

Explicação sobre a comissão de transição feita pelo presidente do TCM, Sérgio Leão


Jaime Silva, ex-prefeito por 2 mandatos em Óbidos, derrotou Chico Alfaia na eleição deste ano por 41,14% a 30,31% dos votos válidos do município.

Nova composição da Câmara de Óbidos (2021-204), por partido

LEIA também: Jaime Silva é eleito prefeito e irá gerir Óbidos pela 3ª vez; confira os vereadores eleitos


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *