-1
Idoso morto por covid-19 tem velório e enterro abertos ao público em Óbidos
Cidade de Óbidos: 2 casos de covid-19 confirmados

Um idoso de 70 anos que morreu por covid-19 em Óbidos (PA), e cuja doença foi confirmada nesta terça-feira (21) pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), teve o velório e enterro abertos ao público na cidade. É primeiro óbito registrado oficialmente no município.

O risco de contaminação pelo coronavírus preocupa os moradores. Entre 20 a 30 pessoas teriam participado das cerimônias fúnebres, ocorridas no último dia 14 (velório) e 15 (enterro), quando o idoso foi sepultado por volta das 8h no cemitério urbano de Óbidos.

 

O Ministério da Saúde orienta que falecidos por coronavírus podem ser enterrados ou cremados, mas os velórios que juntem muitas pessoas em um ambiente fechado não são recomendados. O protocolo recomenda também que o caixão deve permanecer fechado e pessoas do grupo de risco da doença não participem das cerimônias.

Peixeiro conhecido como Lucas, o idoso foi a óbito por suposta pneumonia aguda. Era diabético, portanto mais um critério que, além da idade, o enquadrava no grupo de risco para coronavírus, conforme fonte próxima da família revelou ao Blog do Jeso.

Só hoje a Semsa informou aos familiares da vítima que a causa da morte foi por infecção de covid-19.

Monitoramento inexistente

Procurada, a assessoria da Prefeitura de Óbidos não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço fica aberto para o contraponto.

Pelo menos 2 pessoas que participaram do velório e enterro de Lucas relataram ao Blog do Jeso que até agora não foram procurados pela Semsa com orientações de como devem proceder.

 

“Sequer estamos sendo monitorados”, relataram, sob anonimato.

“Nos deixaram expostos para sermos contaminados, pois Seu Lucas era muito querido e por isso fomos dar o último adeus a ele”.

O peixeiro morava no bairro Cidade Nova.

De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira da Semsa em Óbidos, dirigida por Nathália Rodrigues, há no município 173 pessoas “em monitoramento”, sendo 2 casos confirmados de coronavírus, 1 deles resultou em morte.


Mapa de mortes pelo covid-19

Fonte: Ufopa

LEIA também sobre covid-19 em Óbidos:

Jovem que testou positivo para covid-19 em Óbidos grava vídeo. ‘Estou bem’; assista

Jovem de Óbidos com coronavírus pode ter sido infectado em Manaus

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Idoso morto por covid-19 teve velório e enterro abertos ao público em Óbidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *