
Pesquisa online, com questionário dirigido para o município de Óbidos, no oeste do Pará, listou os nomes dos pré-candidatos e pré-candidatas, entre os que nunca ocuparam o cargo, para compor a Câmara de Vereadores a partir de 2021.
A Casa tem 13 vagas, podendo ir a 15 se for aprovada resolução que aumenta o número de vereadores para próxima legislatura.
Óbidos tem 51.964 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2018.
O levantamento foi realizado pelo Blog do Jeso/Doxa, com distribuição do link do questionário nas redes sociais entre sexta-feira (11) e segunda-feira (14). 1.015 pessoas participaram. A coleta de dados foi feita pelo programa QuestionPro.
Foi estimulado um cenário com 13 candidatos e aberta a possibilidade para o leitor(a) listar um nome fora da lista-mãe.
Os mais votados
O nome mais votado, com mais de 60% do total, foi de Alice Calderaro, ex-primeira-dama do município, esposa do ex-prefeito Jaime Silva. Ela é filiada ao MDB.
Em 2º aparece o universitário Igor Ewerton (11,5%), seguido por Glauber Marinho (5,6%). A professora Cleise Sarrazin (4,8%) emplacou a 4ª posição.
9,7% dos participantes da pesquisa optaram por votar em um nome fora da lista estimulada pelo blog. Nessa lista, quem encabeça a votação é Jamerson Amaral, citado 13 vezes, seguido por Ageu Castro (12) e Elilázio Pereira (9).
Estimulada
Outros nomes
Para o cientista político Dornélio Silva, sócio-proprietário da Doxa Comunicação, este nomento de pré-campanha é indispensável para os que planejam disputar a eleição do próximo ano.
“Essa pesquisa para vereador mostra um indicativo de como os nomes estão na mente do eleitor, tendo em vista que o espaço para a eleição ainda é grande”, diz.
“No entanto, é um alerta para quem quer ser candidato: o trabalho de posicionamento do nome tem que começar logo, na perspectiva de ocupar os espaços vazios na mente do eleitor, mesmo por que a campanha é curta, apenas 45 dias. Por isso, a pré-campanha que já começou é indispensável para esse posicionamento”.
Confira mais 3 informações colhidas nessa pesquisa
①
A maioria dos participantes da pesquisa (64%) foi do sexo feminino. Sendo que as duas faixa etárias que predominaram foram de 35 a 44 anos (32%) e 25 a 34 anos (30%).
②
A pesquisa aponta na direção de que são enormes as chances da Câmara de Óbidos voltar a ter presença feminina em 2021. Eram 3 na legislatura 2013-2016 — uma das mais maiores bancadas de mulheres do oeste do Pará à época.
③
Mais da metade dos participantes da pesquisa (57%) tem o segundo grau (ensino médio). Conforme o gráfico abaixo:
— LEIA também: Câmara tem 90 dias para apreciar e votar contas de ex-prefeito de Juruti
Essa política de pesquisa é na base da camaradagem, jamais acreditem nisto!
Dá impressão que eles criam eventos pra ganharem diárias…Esse secretário de cultura, é uma piada!
Má rapá, não me diz? O cara não tem amor a nossa Óbidos! Estão quase pagando diárias, pra ele ficar porre em um boteco em Santarém.
O Nome da CLEISE SARRAZIM já era esperado por sua coragem,ação e determinação em prol da população obidense….Parabens para Cleisiane.
O mais absurdo é a prefeitura de Óbidos, pagar dois mil e trezentos ao secretário preguiça,(E D.), por cinco diárias. Ele ganhou mais da metade do salário… é muito amor pela terra…né seu preguiça?
O mais absurdo é a prefeitura de Óbidos, pagar dois mil e trezentos ao secretário preguiça,(E D.), por cinco diárias. Ele ganhou mais da metade do salário… é muito amor pela terra.
Vamos ter seriedade com as pesquisas
O mais absurdo é não ter realmente os nomes corretos cadê o nome da pré candidata Lucinha Paraense
Se o povo soubesse dessa pesquisa concerteza ia mudar muita coisa aí … por que eu mesmo não sabia.
Mais da próxima
Avise
O Nome da CLEISE SARRAZIM já era esperado por sua coragem,ação e determinação em prol da população obidense….Parabens para Cleisiane.