
A Promotoria Eleitoral de Óbidos solicitou à Justiça Eleitoral que uma denúncia de suposta obstrução da justiça praticada pelos prefeito e vice-prefeito de Óbidos, Chico Alfaia (PR) e Isomar Barros (PCdoB), seja investigada imediatamente pela Polícia Federal.
O pedido está relacionado ao processo (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) em que Alfaia e Isomar são acusados de abuso de poder econômico e captação ilícita de votos ao oferecerem uma cirurgia de laqueadura para Sione Barroso Belchior em troca dos votos da família dela, na eleição de 2016.
A promotora de justiça Évelin Santos fez a solicitação nesta quinta-feira, 7, através de cota ministerial – manifestação do Ministério Público feita diretamente no processo, sem a utilização de petição.
A denúncia de obstrução da justiça foi feita pela coligação partidária “Trabalho, Experiência para Óbidos”, liderada pelo MDB, no último dia 1º.
— ARTIGOS RELACIONADOS
É assinada pela advogada Maria do Carmo Melo Braga.
Alfaia e Isomar são acusados de assediar testemunhas do caso.
“A gravidade, em potencial, dos fatos narrados [pelo MDB] e a ausência de documentos comprobatórios ou testemunhais demandam necessários maiores esclarecimentos e outros elementos de convicção”, relata a promotora na sua manifestação de apenas duas páginas.
“Neste sentido, requer o Ministério Público, uma vez recebida a notícia-crime pelo Juízo Eleitoral, dentro do presente procedimento administrativo eleitoral, seja esta encaminhada à Polícia Federal, com requisição para instauração de inquérito policial”.
O juiz eleitoral Clemilton Salomão de Oliveira, da 22ª Zona Eleitoral, ainda não se manifestou sobre o pedido.
A previsão é que amanhã o magistrado decida.
No próximo dia 11, todos os envolvidos no caso serão ouvidos por Clemilton Salomão, a partir das 13h, na Justiça Eleitoral em Óbidos.
Neste link, a íntegra da cota ministerial.
Um advogado especialista em direito eleitoral, entrevistado pelo pelo Blog do Jeso, declarou que a denúncia “é gravíssima”, e pode até resultar na prisão do prefeito e vice obidense já que, soltos, eles podem atrapalhar o julgamento isento do processo.
CONTRAPONTO
O Blog do Jeso tentou contato com o prefeito e vice-prefeito de Óbidos, mas não conseguiu. O espaço está aberto aos dois, para o devido contraponto.
Não vejo a hora de a PF ajudar a desmontar essa quadrilha que se formou dentro da pmo de Óbidos,e ter novas eleições nessa cidade,chega,chega,chega de roubos,nepotismo,atrasos de salários,falta de medicamentos e muito outros em nossa cidade e faça ele devolver o que roubou dos cofres públicos e acabe com esse bichinho peçonhento da pmo,pois é um absurdo que esse Pinóquio vem fazendo em nossa cidade.
E ele não cansa de ficar sugando,sugou tanto o Nelson Souza e depois com a cara de pau dizia q trabalhava honestamente,alugava carro no nome da mãe dele para se beneficiar dos aluguéis ,vagabundo preguiçoso que só presta para extorquir e falar da vida dos outros e viver as custa da mãe,mas ta chegando a hora de todos vcs vereadores corruptos e pedichoes de a máscara de vcs cair e ainda defendem esse prefeito que é um nojo para essa cidade.
Táaaa chegando a horaaaaaa…
de revelar a população obidense quem é Chico Alfai.
Ele posa de “O prefeito santinho” e quem canonizou ele foi a sua bancada na Câmara de Sugadores de Óbidos.
Para quem não sabe o motivo que levou o Sugador Chico Barbado não assinar a CPI, agora vai saber!
Simplesmente conseguiram de forma “cara de pau” contratar um amigo íntimo do vereador Sugador para uma vaga de assessor nível II na PMO.
Carlos Benzaquem é o nome do mais novo contratado, e a saúde continua um caos, e o sugador Chico Barbado tá mais preocupado com suas vacas gordas em sua fazenda.
Promotora de Óbidos precisa investigar mais as atuações do Legislativo.
SE MONTASSEM UMA FORÇA TAREFA EM OBIDOS, TENHO 100% DE CERTEZA QUE OS PODERES: LEGISLATIVO E EXECUTIVO, SERIAM PRESOS POR CORRUPÇÃO.