
Nova pesquisa da Doxa de intenção de voto para a Prefeitura de Oriximiná, no oeste do Pará, aponta o deputado estadual Ângelo Ferrari (PTB) como favorito para o cargo.
Se a eleição fosse hoje, o parlamentar ganharia a eleição com 42,5% das intenções de voto. Oriximiná não tem 2º turno, pois tem pouco mais de 46 mil eleitores.
A nova pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PA-03498/2020 e realizada no período de 15 a 18 deste mês com 400 entrevistas aplicadas em todos os bairros da cidade Oriximiná e ainda na zona rural. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos na amostral.
Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos candidatos, Ângelo Ferrari aparece na frente com 31,3% das intenções de voto. Em segundo, o Delegado Fonseca (PRTB) com 16,2%; o ex-prefeito Gonzaga (PSDB) aparece em seguida com 10,7%.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Zequinha (PT) ocupa a 5ª posição, com apenas 1,5%. Os votos flutuantes (brancos, nulos e indecisos) somam 40,5%.

Estimulada: nova pesquisa
Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos candidatos, Ferrari vai para 42,5%. O Delegado Fonseca sobe para 20,7%, permanecendo em segundo lugar.
Logo em seguida, o tucano Gonzaga aparece com 18,5% das intenções de voto. Zequinha obteve 3,8%.
O atual vice-prefeito, Hércules Souza (Patriota), aparece com 2,1% e pastor Adilson Correa (PCdoB) conseguiu apenas 0,9%. Os votos flutuantes (branco/bulo e indecisos) somam 11,5%.

Apenas votos válidos
Quando se faz a intenção de voto, considerando somente os votos válidos, isto é, retiram se os votos brancos, nulos e indecisos, deixando apenas os votos nominais, que é como a Justiça Eleitoral calcula na eleição, encontramos o seguinte resultado: Ângelo Ferrari desponta com 48,0%.
O Delegado Fonseca aparece em seguida com 23,4%. Gonzaga tem 20,9% e Zequinha aparece com 4,3%.
O vice-prefeito obteve apenas 2 % e Adilson Correa apareceu apenas com 1,0% das intenções de voto.

Rejeição
Em se tratando de rejeição, Gonzaga é o mais rejeitado, aparecendo
com 21,7% de pessoas que não votariam nele para prefeito de Oriximiná.
Depois vem Ferrari com 17,2%, seguido por Delegado Fonseca, 15,6% e Zequinha, com 9,5%.
Pastor Adilson Corrêa tem apenas 2,7% e é o menos rejeitado entre os candidatos. 18,7% não souberam avaliar e 15,4% não rejeitam nenhum dos 6 candidatos.
LEIA também: Zona Eleitoral de Terra Santa está entre as 10 mais eficientes do Pará; veja o ranking
Essa DOXA que realizou a pesquisa é confiável ou o histórico dela já tem muitos erros?
A pesquisa com intenção de votos para vereador, cada o resultado?