As mazelas de FHC e Serra

Publicado em por em Comentários, Política

Réplica do sociólogo Válber Almeida aos comentários do post Campanha suja:

Caros, serei honesto e, novamente, tomem o meu discurso aqui como ideológico.

Ainda que com todas as suas limitações, a Democracia continua sendo a melhor forma de governo. Mas não existe democracia onde reina a pobreza, a miséria, o desemprego e o subemprego, porque esses elementos se declinam, simplesmente, como falta de direitos, e falta de direitos significa ausência de cidadania, e ausência de cidadania significa ausência de reconhecimento do valor e da dignidade da pessoa humana.

O reinado de Dom FHC e de seu fiel escudeiro, José Serra, foi marcado pelas piores mazelas sociais, econômicas e morais já produzidas na história do Brasil.

Nunca houve, nem no período colonial, um saque tão sistemático e elevado das riquezas nacionais como nos 8 tenebrosos anos de gestão dessa patota. O desemprego, a concentração de renda, o subemprego, a precariedade no trabalho grassaram e levaram ao desespero e à desilusão milhões de pais de família e jovens.

O Estado foi sucateado e pilhado sistematicamente, quebrando por duas vezes e se colocando de joelhos para o FMI, que foi quem, de fato, governou os rumos da economia brasileira. A Universidade brasileira, que está cheia de pseudointelectuais que arrotam pseudointeligência e pseudosabedoria contra o Lula, entrou em colapso, e isso num governo de pessoas que devem toda sua vida profissional e política à academia.

O Lula, vítima tantas vezes de ignorantes travestidos de intelectuais, reergueu o moral da Universidade brasileira, elevando em quantidade e qualidade os investimentos na mesma, o que mereceu elogios da mais importante revista de ciência do mundo: a Nature.

O governo Lula representou um avanço concreto na direção da consolidação da democracia. E não se trata de populismo. Quem critica o Bolsa Família e outros projetos sociais como populistas ou entende que toda política social que beneficie o povo é populista; ou acha que somente os que sempre tiveram muito da parte do Estado merecem continuar tendo muito e os demais, nada; ou acredita, ainda, que os interesses e necessidades concretas das camadas menos favorecidas da sociedade não são humanamente legítimas e não devem ser objeto de atenção da sociedade; ou, simplesmente, é um completo ignorante nessas questões, que é o caso da maioria que assim qualifica o Bolsa Família e os programas sociais.

Eu acredito, fielmente, que a Democracia educa. E os governos do PT, ainda que de modo lento –mas é assim que a história avança para melhor-, tem trazido para o centro das discussões e do poder questões sociais, políticas, culturais e econômicas que foram obscurecidas por longos períodos de autoritarismo, uma vez que ameaçavam os interesses de uma elite econômica e política insensível para os problemas sociais porque egoísta ao extremo da selvageria.

Não desejo nem que PSDB nem que DEMOCRATAS desapareçam da política nacional e estadual. Mas essas elites precisam se reeducar, entender que a sociedade compreende interesses, valores e visões de mundo diversos, muitos dos quais não somente diferentes, mas também antagônicos aos seus.

Precisam entender que esses interesses são legítimos e devem ser ouvidos, respeitados e que o Estado – o Estado sim, porque o mercado não consegue dar conta dessa função-, precisa criar mecanismo para atender esses interesses. Enfim, essas elites precisam se humanizar, passar por uma reciclagem moral, para entender que existe dor, sofrimento, desespero, mas também esperanças, sonhos e projetos de vida para além dos seus.

Como disse o saudoso Chico Buarque: eu quero um governo que fale de igual para igual com todas as nações do mundo, não um que fale fino diante de Washington e grosso diante de Paraguai e Bolívia.

Os candidatos do PSDB estão fazendo promessas sociais oportunistas, coisas que jamais cumprirão. Os congressos desse partido, assim como do DEM, foram marcados pela reafirmação da agenda política e econômica neoliberal, que menospreza os dramas sociais e é um verdadeiro atentado à humanidade.

Por isso, o voto em Ana Júlia e Dilma continua sendo fundamental para que a Democracia brasileira continue avançando e se consolidando.


Publicado por:

17 Responses to As mazelas de FHC e Serra

  • Ecos do Debate

    Gostaria de ouvir algum comentário sobre a única proposta do serróquio, quando perguntado sobre a questão ambiental no país: o ASFALTAMENTO DA TRANSAMAZÔNICA !!!!!!
    Como ficam os verdes santarenos, diante de tamanha demonstração de preparo do (moto)serra ???

    Com a palavra os neo-demotucanos do Paju !!! Diga aí, Poda !!! (neo-tucano ou old-demo ???). Diga aí, Dudu Dorado (ou peça pro seu alter-ego, o Skrotinho, dizer, o que vocês acham dessa proposta. E a Marina Silva, será que em algum momernto, como vocês tanto sonharam, pelo menos imaginou declarar voto nessa excrescência demo-tucana ????

  • Se PT e tão bom como governo o que podemos falar da Aninha e Mariazinha ambas Petistas?

    A mariazinha no primeiro turno já levou uma surra nas urnas não elegeu seu queridinho irmão e no segundo turno a Aninha vai levar uma surra maior que levou no primeiro.

    Valber Almeida o que esta acontecendo?

  • O PT enquanto oposição fazia a política do quanto pior, melhor.
    Não apoiou Tancredo Neves, contra Paulo Maluf, em 1985, fato que marcou o início da redemocratização do Brasil.
    Não assinou a Constituição de 1988, talvez por isso que Lula pise nela hoje, como chefe da nação.
    Foi contra o Plano Real, Lula chamou-o de calote eleitoral.
    Então é normal que esse mesmo PT, se vanglorie como único, a fazer bem à este país.
    Não me estranha as palavras do Valber de que tudo deu certo no Brasil pq Lula está menos de oito anos no poder.
    Vcs ptistas podem se engarar com essa percepção egocêntrica.
    Mas existe muita gente que consegue enchergar um palmo a frente do nariz, nesta eleição eles deverão ser bem mais de 40% e talvez, não fosse a votação emendada num feriadão, pudesse ser mais de 50%.

  • Caros Leitores.
    Está na hora de olhar para frente, ficar culpando A ou B não resolverá os ainda gravíssimos problemas sociais brasileiros e a alternância de poder é extremamente salutar no avanço dessas resloluções. O exemplo está posto FHC avançou, Lula avançou e com certeza com Serra o Brasil avançará muito mais.
    Kedson

  • Serra em sua propaganda eleitoral mente de forma cínica quando diz ter sido o melhor deputado na Constituinte.
    Sua atuação na constituinte de 1988 foi pífia e a avaliação média não passou de 3.75.
    Nas questões de interesse do povo brasileiro a atuação do Serra foi vergonhosa:
    Estabilidade: votou contra
    40 horas: contra
    Turno de 6 horas: ausente
    Salário mínimo real: ausente
    Férias/ 1/3 salário: ausente
    Aviso prévio mínimo de 30 dias: ausente
    Comissão fábrica: contra
    Estabilidade: contra
    40 horas: ausente
    Direito de greve: ausente

    1. De onde vc triou essas informaçõe Francisco ? não foi do site a Trombra com a Telma Amazonas postou uma vez ?

      1. Armandinho Papagaio,

        Você é o tipo do papagaio que repete os palavrões de briga de casal mal-educado.
        Eu não me alimento do PIG e “jornalistas” que utilizam o esgoto como seu habitat, eu leio outras publicações, eu estudo, pesquiso, sempre que posso compro um livro.
        Não tenho culpa por tanto, de você ser um cara limitado, desprovido de conhecimento da geografia e da historia do nosso País e por não saber interpretar um simples texto.
        Essas informações ai, você pode encontrar no site do Congresso Nacional, procure a atuação dos constituintes de 1988, se não encontrar, procure um livraria e compre o livro QUEM FOI QUEM NA CONSTITUINTE, se não encontrar na livraria convencional, procure um Sebo que você encontra, lá está o seu guru Serra ainda com cabelo com essas informações.
        Quanto à leitora Telma, quem a conhece me disse que ela é uma pessoa bem preparada e que sabe o que escreve.

        Saudações progressistas,

        ET. Sebo não o de Holanda, nem de carneiro, muito menos de carne bovina gorda. Sebo aqui é uma livraria que comercializa livros raros que não encontramos em livrarias convencionais.

        1. Meu Deus me deparei com um forte canditado ao Nobel de economia , ou mesmo a ressureição de Albert Eisntein .

          Outra coisa … me corrija , verdade que o PT nem votou na constituição ? e ainda reclama?

          De fato José Serra nunca negou de que lado está. Só se engana com ele quem quer.
          Nossa ex-esquerda pelo contrário. Lula, Dilma, Inácio Arruda, Diego Hernandes, dentre outros, que se diziam defensores dos trabalhadores e de uma sociedade diferente da que vivemos, que estiveram muitas vezes a frente de mobilizações de estudantes e trabalhadores, hoje estão fazendo política em benefício de mega empresários, entregando nossas riquesas naturais, arrochando as aposentadorias e aprofundando a criminalização dos movimentos sociais e grevistas.
          A CUT se engessou para não desgastar a imagem do governo e vem defendendo incondicionalmente suas reformas e políticas assistencialistas.
          A ANP continua leiloando nosso petróleo, a VALE permanece provendo altos lucros para investidores extrangeiros e o governo federal sequer foi capaz de proibir as demissões durante a crise econômica. Tudo que fez foi abrir os cofres públicos, entregando o meu e o seu dinheiro a grupos que negociam ações nas bolsas de valores, sem importar-se com a saúde do trabalhador ou a manutenção de seus empregos.
          LULA/Dilma X Serra/FHC. Você ainda vê muita diferênça?

  • Promessômetro desvairado!!! Basta ver a prioridade 1 : BR-163(VCuiabá a Santarém). A rodovia possui 900 km no Pará, com trechos asfaltados, restando 40% a concluir entre o Tocantins e o Pará.

    Será queo candidato sabe onde fica o Pará??? Onde fica o Tocantins ??? Onde fica o Mato-Grosso ?????

    Depois do dia 31/10 tomara que vague como alma penada, entre as mansões dos seus eleitores nos Jardins paulistas.

    Vade retro satanás !!!!!

  • O que eu acho muito engraçado, é que sempre tem quem coloque culpa no atual governo para problemas que nos acompanham desde o ‘nosso descobrimento’. Não sou ‘petista’ e muito menos tenho algum carinho pelo PSDB. Não gosto do Lula, MAS, seria muito querer ‘fechar os olhos’ para dizer que o país não melhorou. Quem e o que era o Brasil no governo do FHC?
    Claro, não teria nenhuma graça se todos pensássemos da mesma forma (se não, porque estariamos aqui discutindo ‘tais assuntos’?).
    O nosso querido Tio San morreu? Poxa, claro que não!
    A Ditadura foi totalmente ‘derrubada’? Infelizmente, sinto em lhes dizer, mas ainda há algumas raízes.
    Somos um país democrático? Bom, eu sou brasileiro e me orgulho todas as vezes que tenho de votar, mas ainda sim, antes de ir votar, eu sou obrigado a fazer isso. Somos ou não? Temos políticas e políticos?
    Não adianta chorarmos pelo leito derramado antes e nem por qualquer gota que se tenha derramado agora, se podemos juntar todo o rebanho, por que não podemos ‘tirar o leite novamente’ e, desta vez, não deixar que ele derrame?…

  • Caros leitores
    Penso, sinceramente que cada presidente, cada governo contribuiu, de alguma forma, para o país que temos hoje. Temos que ter o devido cuidado ao fazer as críticas necessárias, também fazer os elegios que cada um merece pelas contribuições que deram ao nosso amado BRASIL.

  • Caro Jeso: NÃO TEM COMO QUEDAR-ME AO SILENCIO. É comodo demais, acusar as mazelas de nosso pais, aos governos passados. É lamentavel, falar em politica neoliberal, em miseria como sendo tudo culpa de FHC e SERRA. E latente o vies ideologico do “sociologo”, que foge do debate e concentra a ideia em seu ponto de vista. Parece que ele esqueçeu ou se faz de sego, quando se recusa a comentar, o escandalo do mensalão, ou ele vai dizer que isso é falacia, que foi coisa do PSDB. Do homem com dolares na cueca (100.000). Da violação do sigilo bancario do caseiro do cabare de Brasilia, onde a corja toda ia, (paloci e cia.) Da violação do sigilo fiscal da filha, do genro, de Serra, e da alta cupula do PSDB. Do trafico de influencia do filho da Erenice Guerra. Do Dinheiro que derrubou o Paulo Rocha, e sua secretaria Anita. Poderia passar o resto do dia traçando o perfil da quadrilha que se apossou do planalto. “Afirmo que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional. Corrupção tanto mais nefasta por servir à compra de congressistas, à politização da Polícia Federal e das agências reguladoras, ao achincalhamento dos partidos políticos e à tentativa de dobrar qualquer instituição do Estado capaz de se contrapor a seus desmandos.” A violenta afirmação não foi feita por José Serra nem por FHC nem por ninguém do PSDB e muito menos por este insignificante colunista. A frase acima abre um artigo publicado, algum tempo atrás, na Folha de S. Paulo e assinado pelo filósofo e professor de Harvard Roberto Mangabeira Unger.

    Mas, ao contrário de ter sido desmentido e/ou processado, o prof. Mangabeira acabou sendo nomeado por Luiz Inácio, no início do segundo mandato, ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos. Foi a maneira encontrada pelo companheiro-presidente para calar o sotaque rebuscado e às vezes ininteligível do brasileiro/norte-americano.

    Ao exigir o impeachment do presidente, Mangabeira Unger afirmou que Lula “comandou, com um olho fechado e outro aberto, um aparato político que trocou dinheiro por poder e poder por dinheiro e que depois tentou comprar, com a liberação de recursos orçamentários, apoio para interromper a investigação de seus abusos”. Fonte:https://www.parana-online.com.br/colunistas/52/80235

    Então, nobre “sociologo”, seja coerente, deixe de ser arrogante, e seja critico, ao ponto de analisar as questões a luz da razão e não da paixão. NÃO SEJA TOLINHO……

    O fato é relembrado pelo jornalista Ivo Patarra, no e-livro O Chefe, que ele prefere chamar de livro-blog, lançado on line e ainda à disposição dos interessados, que também poderão adquiri-lo em versão impressa em papel. Trata-se de um trabalho de pesquisa que focaliza, com minúcia de detalhes, o marco inicial da corrupção petista no governo federal: o famigerado mensalão (“o maior esquema de corrupção de todos os tempos no Brasil”), que desmascarou os canalhas Waldomiro Diniz, Marcos Valério e “o nosso Denúbio”, além de apear do poder o mentor José Dirceu.

    1. A “alma serrista” só esqueceu do “inventor do esquema”, o Tucano Azeredo que criou Marcos Valério e irrigou Minas e o probo Aecio antes de pegar os otários do PT. Quem irrigava era o Daniel Dantas, pessoa excelente e preparada !segundo FHC).

      Ha…estava me esquecendo do Careca de Brasilia compre um (Serra) e leve dois. O tal de Arruda, o “gestor” mais admirado pela revista Veja.
      Inclusive o cara está levando consigo Sergio Guerra e o Senador Agripino que recebiam gorjeta.

      Dinheiro na cueca, nas meias, nas malas, sanguessugas (querido ex ministro Serra), privataria estão em todos os cantos. Inclusive nessa campanha.

      Se for por esse o critério que temos que definir quem é o “mais preparado” demos e tucanos ganham de todos, pois eles dominam o rancking brasileiro.

      Melhor julgar quem é o “mais preparado” pelo lado ideologico e pelos resultados.

      Tiberio Alloggio

      1. Caro Petibério vc tem noticias do envolvidos no mesanlão que respondem inquerito no STF ? os seus amigos e idolos petistas como estão ?

  • Chico Buarque morreu?

    Tô saudoso de textos originais e não colagem de tudo que roda na internet nessa campanha tosca de ideologia que mais parece briga do Elbio Borracha Mole Pedroso e os igualmente pouco originais Loucos Alvinegros (invenção da torcida do Corinthians, bando de loucos). Se é para reaquecer debate velho melhor nem escrever nada. E o que me importa o voto desse cabôco aí?

  • PROGRAMA DO GOVERNO SERRA PARA O ESTADO DO PARÁ

    Agenda Pará Brasil
    Ações Gerais

    Criar o Conselho de Desenvolvimento da Amazônia, ligado à Presidência da República, para direcionar os investimentos do governo federal em setores estratégicos da região.
    Fazer o PLANO AMAZONIA SUSTENTÁVEL efetivamente acontecer, garantindo mais investimentos em pesquisas sobre a Biodiversidade e Biotecnologia e investimentos em recuperação de áreas degradadas, inclusive com a expansão e aperfeiçoamento dos pagamentos por serviços ambientais.
    Incentivar a criação de um Fundo Internacional para Preservação da Amazônia
    Implementar a política de Mudanças Climáticas e conceder incentivos à economia de baixo carbono.
    Explorar o potencial hidrelétrico da Amazônia analisando corretamente o impacto socioambiental, custo e produtividade. Ampliar a geração de ENERGIA de fontes renováveis e “limpas”.
    Realizar obras de Saneamento Básico – somente 10,8% dos domicílios do estado tem acesso a tratamento de esgoto.
    Ampliar o Bolsa Família (segundo o IPEA, o número de pobres na Região Norte aumentou nos últimos anos; eram 5 milhões em 95, hoje são 7,3 milhões de pessoas vivendo na pobreza absoluta ou extrema. No Estado, 35,9% da população vive em pobreza absoluta e 17,9% em pobreza extrema).
    Criar AMES (Policlínicas com médicos especialistas, exames e pequenas cirurgias) em Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Cametá, Breves, Altamira e Moju.
    Criar Clínicas Públicas para Tratamento de Dependentes de álcool e outras drogas e fazer parcerias e apoiar instituições não-governamentais com trabalho de qualidade reconhecida no tratamento de dependentes de drogas.
    Criar o Ministério da Segurança Pública e a Guarda Nacional de Fronteiras para intensificar o combate ao comércio ilegal, especialmente de armas e drogas.

    Ações Específicas

    Prioridade 1. BR–163 (Cuiabá a Santarém)
    A rodovia possui 900 km no Pará, com trechos asfaltados, restando 40% a concluir entre o Tocantins e o Pará. Fundamental para escoar a produção agrícola do Centro Oeste; obras atrasadas.

    Prioridade 2. Rodovia Transamazônica
    Sempre inacabada, a rodovia Transamazônica precisa ser pavimentada na maioria do trecho paraense. Cuidados ambientais devem ser tomados para evitar que desmatamento se acelere.

    Prioridade 3. Regularização Fundiária
    Existe uma verdadeira balbúrdia fundiária no território paraense, gerando conflitos no campo e impedindo financiamentos produtivos. A titulação é fundamental para garantir segurança com investimentos no campo.

    Prioridade 4. Hidrovia Araguaia/Tocantins
    Obra federal que se arrasta há mais de 20 anos. Mesmo com investimentos recentes, não garantirá a navegabilidade total da hidrovia. Opção de escoamento da produção do Centro Oeste.

    Prioridade 5. Porto de Vila do Conde
    Mais importante do Pará em volume de cargas, o Porto de Vila do Conde, final da hidrovia Araguaia/Tocantins, precisa ser ampliado e modernizado.

    Prioridade 6. Saneamento Metropolitano
    Na Região Metropolitana de Belém (RMB) apenas 8% da população tem coleta de esgoto e 60% é atendida por água encanada. Alcançar 100% de atendimento de água na RMB até 2016 e diminuir em 30% o déficit sanitário até 2020.

    Prioridade 7. Metrô de Superfície de Belém
    Existem 300 mil usuários do transporte coletivo na RMB, de má qualidade. O Metrô (VLT) deve solucionar estes problemas, com 32 km em 2 linhas principais.

    Prioridade 8. Faculdades Tecnológicas
    Criar cursos técnicos profissionalizantes que devem evoluir para Faculdades Tecnológicas, coerentes com potencialidades e necessidades regionais.

    Prioridade 9. Porto de Belém
    A modernização do porto de Belém é fundamental para ampliar o escoamento da produção estadual e o comercio hidroviário na região.

    Prioridade 10. Aeroporto de Internacional de Belém
    O aeroporto em boas condições significará melhoria das condições de transporte de passageiros e de cargas da capital, além da ampliação do Turismo regional.

    Prioridade 11. Fábrica de Ídolos do Esporte
    O programa faz dos professores de educação física “olheiros” do esporte, selecionando alunos com potencial em modalidades esportivas, que aprovados e com bom desempenho, recebem bolsa de R$ 400,00. Paulo Henrique Ganso, do Santos, se destacou nesse programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *