Deputado estadual do PT no Pará, Airton Faleiro (foto) comenta o post Manejo das flonas de Itaituba é aprovado:
Vendo esta postagem me fez recordar das polêmicas quando o governo do presidente Lula iniciou no forte processo de macro-ordenamento territorial e destinação das áreas para os seguimentos produtivos em torno da BR 163 [Santarém-Cuiabá]. Ao mesmo tempo se intensificava a fiscalização e controle na atividade florestais madeireiras.
Nas audiências públicas, realizadas nos municípios da BR-163, se travavam verdadeiras batalhas entre os que defendiam maior rigidez governamental no controle da atividade madeireira e os que consideravam aquela intervenção um mal para economia regional.
Foi neste processo que surgiu a ideia da criação do Distrito Florestal da BR-163 e, por sua vez, se iniciou o debate para criação do Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas, que posteriormente foi aprovado pelo Congresso Nacional, possibilitando a concessão de uso de florestas públicas.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Pesando bem, demorou bastante para se efetivar os planos de manejo, mesmo assim devemos comemorar este feito, pois a economia florestal manejada nos passa segurança ambiental, econômica e com retorno para sociedade.
Sugiro que leiam sobre o Projeto de Gestão de Florestas Públicas para entendermos melhor sobre os retornos para sociedade já que nos planos de concessão ficam percentuais para Município, Estado e União.
Esse tema poderá ser enriquecido e esclarecedor se forem apresentados dados e argumentos, de ambas as partes. Da forma que se encontra parece mais propaganda a favor e panfleto contrário.
Manifestem-se, Gilson. Faça o seu salutar contraponto, como fez o deputado!
Somente um “alienado”como o deputado pode esquecer que o plano do PT (O Plano BR-163 Sustentável ) elaborado desde 2004 e imposto a sociedade em 2006 previa concessão florestal em 6 messes que se transformaram em anos e que até agora nenhum beneficio trouxe a sociedade local dentro do criado Distrito florestal da BR163 .