Índios munduruku vivem na penúria, diz repórter

Publicado em por em Comentários, povos indígenas

O post “Biólogos foram expostos como animais” suscitou o contraponto a seguir, da lavra do repórter Anderson Pantoja:

Jeso,

Não concordo com certas opiniões, principalmente do João, que não conhecem a realidade daqui de Jacareacanga ou conhece e tem outros interesses por trás.

Antes de qualquer opinião, venham aqui e visitar as aldeias,a situação que os munduduku estão vivendo, é uma penúria, ainda existem pessoas que chegam aqui, por que acham que está sob a proteção do governo federal, podem fazer o que quiser. Entram nas aldeias com um carteira com o brasão do governo federal e enganam os índios dizendo que são federais e fazem o que bem quer, como disse o reclamão, eles são blindado sim pela Constituição e a culpa não é deles e sim nossa e de nossos políticos.

Se os biólogos foram amarrados, é forma de garantia que os índios tem de poder defender o que é seus e o governo está tentando meter goela abaixo sem ouvir os principais que serão atingidos pela barragens.

Todos foram liberados ontem à noite depois de uma reunião na praça da cidade. Agora governo federal, cumpra que seus emissários prometeram, senão as coisas podem se agravar.

Venham conhecer a realidade daqui da região, tenho certeza que irão mudar de opinião.


Publicado por:

12 Comentários em Índios munduruku vivem na penúria, diz repórter

  • Roberta, quem está por de traz dos Índios???? os índios de agora são diferentes dos índios do passado (Ancestrais), nunca fizeram nada, só mumumu, mamama, tatata e quero mais, são muito gananciosos que as vezes brigam por causa de poder, os índios de hoje não querem mais fazer farinha, pescar, caça, é uma pequena minoria que ainda é nativo o resto é interesseiro, estão todo na cidade. recebendo salário, bolsa família, andando de avião pra cima e pra baixo, as vezes de helicóptero , pois tem aldeia que até pista de pouso tem, ainda querem ser melhor que os outros, usufruir do bom e do melhor, acha que eles são os donos de tudo, cheio de direitos, eles podem matar, prender, amarra, chicotear e fazer o que bem eles querem. Cuidado dona Roberta com o seu quintal para eles não invadirem.

  • Jeso, hoje de novo os índios voltaram a cometer crimes em Jacareacanga: pegaram na marra dois servidores de dentro da secretaria de educação e outro da secretaria de saúde e levaram para a Câmara de Vereadores onde questionavam por que foi suspenso o salário que recebem do governo federal, sendo que já tinham sido informados que foi por que estavam ausentes das aulas e tiveram faltas, pois ficaram muito tempo entre Altamira e Brasilia. Resultado, pincharam a Câmara de Vereadores e também alguns vereadores. Onde está previsto de que pelo fato de ser índio pode manter em carcere pessoas, pinchar prédio público e também pinchar as pessoas. Jeso, volto a pedir venha aqui na cidade e ouça a população local que sempre viveu em harmônia com os índios mas que está revoltada com os recentes acontecimentos: biológos amarrados e pichação de patrimônio público.

    1. Manifestações estão acontecendo em todo lugar do Brasil para início de conversa e outra, quem está agindo com violência é esse Governo maldito que tem mais é cuidado de violar os direitos dos povos indígenas entre outros, chega um momento que não dá mais para aguentar, a indígnação não vem somente dos indígenas. Crime foi o que aconteceu em Teles Pires aquilo sim foi crime, mas fazer manifestações para garantia dos direitos nunca foi crime, ou você não sabe que na história desse país as conquistas dos direitos foram adquiridas com muito sofrimento, com muitas manifestações, com muitas pressões?

      1. Ninguém, nem mesmo os índios ou as forças policiais, pode prender pessoas, amarrá-las e exibi-las como presas de guerra pela cidade, para intimidar (ou não) os outros.
        Além disso, segundo parte da imprensa, a área em que os pesquisadores foram presos não é área indígena. Mas mesmo que fosse terra indígena: se os biólogos estavam lá com autorização do Governo Federal, ninguém poderia expulsá-los, pois as terras indígenas pertencem à União. O Governo Federal pode entrar em qualquer terra indígena na hora que quiser.
        Muitos povos indígenas ficaram mal acostumados, mimados pelas ONGs inescrupulosas que recebem dinheiro do exterior para “proteger” a natureza e os índios. Tem índios que não caçam mais, nem pescam ou plantam, esperando as verbas das ONGs ou a bolsa-índio.
        E, o pior de tudo, ainda dizem que querem viver como seus ancestrais… Seus ancestrais caçavam, pescavam, plantavam suas roças de mandioca, milho etc. Ou os povos indígenas voltam efetivamente a viver como seus ancestrais, ou assumem de vez que querem usufruir das benesses do mundo “civilizado”, e reconhecem que são índios um pouco diferentes de seus antepassados.
        Para de ouvir gente que no rádio exorta os índios a se rebelarem, e vai estudar, inclusive as leis; será melhor para ti.

  • Concordo com os comentários exposto nesse blog. O que o Índio faz de tão importante e melhor que os outros, pois eles são também grandes latifundiários, quem está por de traz disso???? cada Índio tem um Celular, Internet, Salários pagos em dia pelo governo (Bolsa Índio talvez) deixaram até de Plantar e comer farinha e peixe, são preguiçosos, interesseiros também como todo cidadão brasileiro. Aqui em Santarém só se fala em BOSQUE, Bosque Saubal, Bosque, Vera PAZ, Bosque do terreno da Buriti, Bosque do Maicá, Bosque, Bosque, Bosque,…….. . Acho que devemos ter cuidado com os Lobos que estão por de traz disso infiltrados de índios. Quem quiser investir em Santarém tem que fazer BOSQUE, Maloca, plantar cuieira para fabricar a cuia pintada e vender peixe.

    1. Ninguémestá querendo ser melhor do que os outros, só queremos o que nossso de direito, é muita ignorância a sua dizer que o índio é um latinfundiário, a ideia que o indígena tem de território é muito diferente da perspectiva do não-indígena, vocês querente terra apenas para destruir, para produzir só para ganhar dinheiro para ser concentrado na mão de tão poucos, enquanto que tem muita gente que vive na miséria, vocês nem compartilham o que tem, só querem para sí. A realidade indígena é totalmente diferente, o que tem na floresta é para todo mundo, não existe esse negócio de “isso aqui é meu terreno ou aquele alí é meu terreno” o que tem é de todos, de toda a população indígena. E o que é que tem o indígena usar celular, internet ou outras coisas, aonde tem essa lei que está dizendo que não se pode utilizar esse tipo de meio de comunicação? è na constituição que está dizendo isso é? que eu saiba na constituição diz : Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade…Bolsa índio??? onde é que tem isso? Eita desinformação! Vai ver a realidade pra depois poder sair dizendo um bando de asneiras.

  • Esse bando de vagabundo que so quer mamar na teta do governo, não fazem nada, não produzem nada, e so vivem cobrando do governo para ganhar o que querem sem trabalhar..

    CABADA DE VAGABUNDO, PILANTRAS E BANDIDOS !!!!

    Essa hidroeletrica vai sair na marra….e não vai ter indio metido a besta que va impedir essa construção.

    1. Vá ver a realidade antes de sair falando asneiras, você não conhece nada, nem sabe de fato como é a vida em uma comunidade indígena, se restringe a ter esse pensamento enraigado pelos colonizadores como desculpa para massacrarem e acabarem com os povos originários. Até um cachorro seria mais educado e inteligente do que você, só sabe fazer ofensas, veja se p´roxima vez pelo menos inventa uma forma mais inteligente de argumentar aquilo que você não concorda.

  • Continuo achando que aqueles que reclamam da “intromissão” do Governo Federal na Amazônia, deveriam proclamar a independência da Amazônia Brasileira, afastando para sempre a “intromissão” e a “invasão” do Brasil na Amazônia… Não haveria mais mineração, nem hidrelétricas, nem Transamazônica, nem Ferrovia da Soja, nem portos graneleiros, nem UFOPA, nem gaúchos…
    A Amazônia independente seria um paraíso! Apenas plantio de mandioca e macaxeira, e coleta de açaí, taperebá e muruci (sem exportar nada, para garantir a fartura e preço baixo); apenas pesca com malhadeira, vendendo as poucas cambadas para garantir a farinha daquele dia; apenas autêntica medicina cabocla, sem remédios importados do Sul; apenas carimbó, sem vanerão nem “sertanojo” nem axé…
    Sem os sulistas calorentos, diminuiria o consumo de energia elétrica, porque nós caboclos não precisamos de ar condicionado.
    A única disputa política seria pela escolha da capital da República da Amazônia Ex-Brasileira: Belém? Manaus? Santarém? Por que não Cametá?
    Os índios continuariam numa boa, caçando e pescando, plantando mandioca (duplo sentido) e cultuando os espíritos dos ancestrais, como seus próprios ancestrais fizeram…
    Ou iriam reclamar na capital da nova república: Belém, Manaus, Santarém…
    Mas será que as verbas serão abundantes como agora? Só se vierem das ONGs estrangeiras…

    1. Você está querendo dizer que índio é responsável pelo atraso não é isso? que são as pedras no meio do caminho do desenvolvimento é? Dane-se esse desenvolvimento que massacra e destrói populações indígenas.

      1. A explicação é óbvia (ou deveria ser): os índios querem continuar a viver de acordo com suas tradições, como fizeram seus ancestrais; isso significa que viver como seus ancestrais é bom para os índios, então eles vivem bem porque vivem como seus ancestrais.
        Os índios dizem que os grandes projetos do governo atrapalham sua vida e impedem que eles vivam como seus ancestrais, o que significa que estão vivendo bem, mas passarão a viver mal, por isso são contra as hidrelétricas, por exemplo.
        Mas se eles dizem que estão na penúria, alguma coisa está errada, pois eles deveriam estar vivendo bem, já que vivem como querem. Se as hidrelétricas ainda não existem e não mudaram o meio ambiente deles, por que eles estão vivendo na penúria?
        Pode explicar isso?

  • Não entendi essa! Como os índios podem estar vivendo na penúria? Eles não vivem como seus ancestrais, e como eles mesmos querem continuar vivendo? Não é por isso que não querem as hidrelétricas, para continuarem vivendo do rio e da mata?
    E as roças de mandioca? E a caça? E os peixes? E as frutas da região?
    Dizem que não querem as hidrelétricas por que elas vão mudar o meio ambiente e seu estilo de vida…
    Então não deveriam estar na penúria, mas sim vivendo muito bem, e lutando contra algo que vai mudar sua vida para pior.
    Mas se já estão na penúria, alguma coisa está errada: será que desaprenderam a caçar e pescar?
    Continuo não entendendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *