Messias solitário

Publicado em por em Comentários, Política

O post PSOL desmente “PSOL” sobre Tapajós suscitou o comentário a seguir, do professor universitário e militante do PSOL Everaldo Portela:

Independentemente da posição do PSOL estadual e nacional, ou da posição da executiva municipal do partido a respeito da criacao do Estado do Tapajos, a realidade é que a maioria dos filiados e simpatizantes do PSOL em Santarém e região são favoráveis.

Aqui, o Messias é um messias solitário que veio de Belém e continua com a cabeca voltada pra lá. Só na cabeca dele é que a nota assinada por vários militantes não representa o pensamento e a posição do PSOL santareno!

Que a executiva nos convoque para um debate.


Publicado por:

2 Responses to Messias solitário

  • As elites partidárias do Pará, quando oriundas da Capital do estado, tendem a ser contrárias a criação do Estado do Tapajós. Defendem os restritos interesses da Capital.

    Se apegam a um argumento fácil de que isso vai aumentar os gastos públicos, mas resistem em reconhecer as vantagens advindas com a criação de novos estados.

    Saiba-se que, nestes casos, os tais dos gastos públicos transformam-se, imediatamente, em descentralização dos investimentos e do desenvolvimento.

    Infelizmente, nesta questão, o comportamento de muitos belemenses é semelhante a atitute dos portugueses em relação aos povos indígenas nativos da Amazônia… Instalaram aqui uma colônia de exploração, a diferença é que, naquela época, não encontraram o minério!

    Hoje, com as riquezas minerais da região em franco processo de exploração, vai ser difícil convencer as elites partidárias e governamentais do estado do Pará a aceitarem a idéia de que já está mais que na hora desta região gerir o seu próprio destino.

    Terra tem, água tem, peixe ainda tem muito, povo tem, povo trabalhador tem muito também, riqueza tem, belezas naturais, têm de sobra! impostos? Também tem e não é pouco! Se quizer aumentar ainda mais basta exercer um melhor controle sobre as atividades econômicas da região.

    As condições objetivas para a criação do Estado do Tapajós já estão colocadas. Então, por que não criá-lo se isso só vai melhorar as condições de distribuição do desenvolvimento regional?

  • Sr. Everaldo

    Embora não seja filiado ao PSOL, sou simpatizante, conte com meu apoio. E por falar nisso, esses dias vi uma audiência publica na comissão de educação do senado sobre como tratar o ensino fundamental, com muita alegria vi a desenvoltura da senadora Marinor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *