A FIT (Faculdades Integradas do Tapajós) abriu inscrição para o primeiro curso de pós-graduação em História da Amazônia.
No Leia Mais, abaixo, confira a grade curricular.
Entre as disciplina, “Historiografia do Pará com enfoque Tapajônico”.
O curso tem carga horária de 360 horas.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O início previsto das aulas é em fevereiro (dia 17) de 2014.
Grade curricular
1. Metodologia Científica
Teoria e Métodos de Pesquisa da História
Metodologia do Ensino da História
Historiografia da Amazônia Antiga
5. Historiografia da Amazônia Globalizada
Historiografia do Pará com enfoque Tapajônico
Estudos Arqueológicos da Amazônia
A Amazônia Urbana
A Economia da Borracha na Amazônia e seus Reflexos
10. Planejamento do Desenvolvimento Regional
Movimentos Sociais e Culturais na Amazônia
Amazônia: fronteira da nação moderna
Sei que faz tempo, mas gostaria que me disponibilizassem a bibliografia do curso. Estou me formando agora em história, meu trabalho de conclusão é sobre historia da amazonia e eu gostaria muito de buscar e ter novas bibliografias.; Muitissimo grata!
Jeso
Atendendo a demanda do sue leitor Osvaldo Porto, informamos o EMENTÁRIO das disciplinas, bem como o corpo docente e os períodos previstos para acontecerem as disciplinas:
1 Metodologia Científica
O conhecimento científico. Pesquisa e método. O planejamento da pesquisa. Normas para apresentação de trabalhos científicos de acordo com a ABNT.
2 Teoria e Métodos de Pesquisa da História
A produção do conhecimento científico. A discussão da neutralidade e objetividade científicas. O método. História e a construção da memória. As fontes do trabalho do historiador. Subsídios para a elaboração de trabalhos científicos (Leitura em História, Tipos de Fichamentos, Resumo, Resenha, Normas da ABNT).
3 Metodologia do Ensino da História
Propiciar diversos meios técnicos e metodológicos para serem viabilizados no âmbito do ensino da história. Teoria e Metodologia para o Ensino da História. O conhecimento histórico e suas interpretações. O estudo temático como instrumento para o ensino de história. O método retrospectivo como instrumento da percepção da realidade histórica do aluno. Observação no ensino fundamental.
4 Historiografia da Amazônia Antiga
O espaço amazônico e a ocupação humana: as migrações. A ocupação e administração externa a partir do período colonial: a ação do Estado Nacional português e brasileiro dos séculos XVII ao XX.
Antecedentes da ocupação colonial (1494-1616).
A Amazônia no contexto da História do Brasil.
A construção do espaço colonial e as atividades econômicas.
Conquista e Exploração (1616-1640).
O tempo das missões (1640-1753).
O indígena e o projeto colonial português.
Atividades econômicas: extrativismo e agropecuária.
As drogas do sertão e a pesca: o cacau.
As reformas pombalinas e o fim do período colonial (1755-1823).
A mineração no Centro-Oeste e sua ligação com a Amazônia.
Conjuntura após o final do período pombalino.
5 Historiografia da Amazônia Globalizada
A região como doadora de bens naturais e seu papel nos diferentes períodos econômicos e políticos: as drogas do sertão, a borracha e os projetos de integração e desenvolvimento.
6 Historiografia do Pará com enfoque Tapajônico
Educação do campo como foco central a partir do contexto histórico-social. Mundo moderno e contemporâneo: trabalho, relações de trabalho, cultura, política, poder, cidadania burguesa e lutas sociais. Políticas públicas
contemporâneas e suas relações com a educação do campo. Experiências sociais reeducativas no campo e sua relação/importância com a sociedade e História da Educação.
7 Estudos Arqueológicos da Amazônia
A visão ampla da prática arqueológica no Brasil, a partir de uma vertente histórica e metodológica. A introdução teórica às metodologias e técnicas de campo em arqueologia. As principais linhas de abordagem nas práticas de campo em arqueologia. O patrimônio arqueológico.
8 A Amazônia Urbana
Surgimento das cidades como processo histórico-geográfico; Urbanização e industrialização; Processo de valorização do solo urbano; Colonização e rede urbana amazônica; Estrutura e funcionalidade das cidades e sua morfologia, Cidade e identidade cultural na sociedade contemporânea.
9 A Economia da Borracha na Amazônia e seus reflexos
As heranças históricas da formação colonial na Amazônia. A borracha. Crise e reestruturação nos anos 20 e 30. O Estado e o planejamento do desenvolvimento. Os grandes projetos. A fase atual.
10 Planejamento do Desenvolvimento Regional
O conceito de planejamento. Etapas processo de planejamento. Plano, programa e projeto. Planejamento territorial urbano: definição e escopo. Plano diretor urbano: definição e escopo. Plano estratégico Regional. A crítica ao planejamento estratégico Regional. Legislação urbanística. Zoneamento. Índices urbanísticos. O Estatuto da Cidade e seus instrumentos de ordenamento territorial urbano. Instrumentos de proteção ao patrimônio construído. Participação social no planejamento do Desenvolvimento Regional. Planejamento territorial urbano na Amazônia. Análise de experiências relevantes, especialmente aquelas consideradas como “melhores práticas”, com ênfase na Amazônia. Reestruturação produtiva, regiões e globalização; Políticas de desenvolvimento regional e
desequilíbrios regionais no Brasil.
11 Movimentos Sociais e Culturais na Amazônia
História da Amazônia no contexto Histórico Social do Expansionismo Europeu. Importância do Extrativismo e Racionalidade Camponesa no processo de Antropização do Espaço Amazônico. Ciclo da borracha, politicas Agrárias e o Processo de Ocupação Regional. Amazônia no contexto regime militar. Grandes projetos para a Amazônia. Diversidade e Cultura Contra-Hememônica. Racionalidade das Populações do Campo. Desenvolvimentos do Capitalismo no Campo Brasileiro e na Amazônia: Questões da Terra e Territorialidade, Reforma Agraria, Colonização, Formas de poder na Sociedade local e Inovação Educacional Ambiental e Novos Desafios para a Amazônia.
12 Amazônia: fronteira da nação moderna
Cultura e resistência. Os locais da cultura. Culturas, saberes e sociedades locais. Estratégias de reinvenção da produção da vida. Culturas Amazônicas e sua presença/ausência nos processos educativos.
CRONOGRAMA
ORD DISCIPLINA PERÍODO CH PROFESSOR ORIG.
01 Metodologia Científica 17 a 22/02/2014 30 Dr. José Almir Moraes Rocha
02 Teoria e Métodos de Pesquisa da História 17 a 22/03/2014 30 Esp. Daniela Rebelo Blanco
03 Metodologia do Ensino da História 07 a 12/04/2014 30 Dra. Maria Irene Escher Boger
04 Historiografia da Amazônia Antiga 05 a 10/05/2014 30 MSc. Everaldo Cordeiro
05 Historiografia da Amazônia
Globalizada 02 a 07/06/2014 30 MSc. Antônia Terezinha dos Santos Amorim
06 Historiografia do Pará com enfoque
Tapajônico 11 a 16/08/2014 30 Esp. Doralucia Lisboa
07 Estudos Arqueológicos da Amazônia 08 a 13/09/2014 30 Esp. Ruth Delgado
08 A Amazônia urbana 06 a 11/10/2014 30 MsC. Maria de Fátima Moraes Cavalcante
09 A Economia da Borracha na
Amazônia e seus reflexos 03 a 08/11/2014 30 MSc. José de Lima Pereira
10 Planejamento do desenvolvimento
Regional 01 a 06/12/2014 30 Esp. William José Pereira Coelho
11 Movimentos Sociais e Culturais na
Amazônia 26 a 31/01/2015 30 MSc. Rosangela Maria Lima de Andrade
12 Amazônia: fronteira da nação moderna 23 a 28/02/2015 30 Esp. Antônio Rocha
OBSERVAÇÃO:
O cronograma do curso poderá ser alterado, inclusive na sequência das disciplinas por razões de caráter administrativo ou acadêmico. Cabendo ao Coordenador Técnico do curso informar aos alunos com antecedência.
A Entrega do trabalho de final de curso ocorrerá nos três primeiros meses após o término das disciplinas, sendo este prazo prorrogável por mais três meses, através de requerimento na Central de Atendimento da FIT.
HORÁRIOS DE AULAS:
Módulos de 30 horas/aula: de 2ª a 6ª feira, das 18h45min. às 22h:20min. e no sábado de 07h50min. as 12h15min.
Obrigado, Hélvio!
Interessante a iniciativa. A grade curricular e boa. Gostaria de saber mais informacoes