
Amanhã, 30, a partir das 17h, no Centro Cultural João Fona, a Alas (Academia de Letras e Artes de Santarém) realizará o processo eleitoral para escolher novos membros vitalícios.
Os eleitos vão ocupar as cadeiras de números 5, 26, 31 e 33, que tiveram como últimos ocupantes Isauro Sousa (artesão), Nicolino Campos (escritor), Dica Frazão (artesã e estilista) e o escritor Éfrem Galvão – todos falecidos.
As inscrições para participar do processo eleitoral encerram na ultima terça-feira, 27.
9 pessoas da cultura local e regional concorrem ao pleito, indicados pelas acadêmicos Milton Corrêa, Odenildo Sousa, Hélcio Amaral, Oti Santos, Neucivaldo Moreira, Odilson Matos, Ivone Picanço, Aurenice Gabler, Francisco Edson Oliveira e Roque de Lima.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também
Edital de Vacância. Academia de Letras e Artes de Santarém
Segundo o presidente da Alas, Ednaldo Rodrigues, o candidato para concorrer uma cadeira precisa ser indicado por 2 membros efetivos da entidade.
Além disso, precisa manifestar interesse pela academia, por meio de ofício, declarar disponibilidade para participar de suas atividades, apresentar currículo e comprovar suas produções literárias, científicas ou artísticas.
Ednaldo Rodrigues ressalta ainda que a presidência da Alas nomeia uma comissão especial, formada por 3 acadêmicos responsáveis por um relatório e parecer sobre cada uma das inscrições.
PRERROGATIVA
A manifestação da referida comissão, pondera Ednaldo, não tem quaisquer influência sobre o resultado da votação. A escolha de novos membros é uma prerrogativa da assembleia geral da academia.
“Dos nove inscritos somente quatro serão eleitos, correspondente ao número de cadeiras vagas”, reafirma.
O resultado do processo eleitoral será divulgado a partir das 20h de amanhã.
A Academia de Letras e Artes de Santarém é constituída por 40 cadeiras, mas atualmente só há 36 ocupantes, o que será resolvido com a eleição e posse de 4 novos membros efetivos.
Com informações da Ascom/Alas
Deixe um comentário