
por Sávio Carneiro (*)
As comunidades de Vila do Anã, Lagoa da Praia, Curi, Cachoeira do Aruã estão, entre outras 15 no rio Arapiuns, em Santarém, que receberam no último mês julho a visita do barco-gaiola Gaia, uma embarcação típica da região, que foi transformada para exibir filmes para moradores ribeirinhos da Amazônia.
No timão do Gaia, o jornalista italiano Oliviero Pluviano.
Ele e mais 10 pessoas exibem para os ribeirinhos amazônicos uma cópia do filme Fitzcarraldo, do diretor Werner Herzog e que faz o relato sobre um personagem, Brian Sweeney Fitzgerald (Klaus Kinski) cujo sonho era construir uma casa de ópera no meio da floresta amazônica.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Assista ao trailer abaixo.
As próximas comunidades que vão receber a visita do barco-cinema, segundo Pluviano, serão Jaramaguá e várias outras da Floresta Nacional do Tapajós.
O jornalista vive no Brasil há mais de duas décadas e desde 2011 realiza projeções cinematográficas na região.
Sinopse do Fitzcarraldo
Início do século XX. Brian Sweeney Fitzgerald, mais conhecido como Fitzcarraldo (Klaus Kinski), é um homem extremamente determinado que possui a louca ideia de construir uma casa de ópera no meio da floresta amazônica.
Para conseguir o dinheiro necessário, ele decide explorar borracha. O problema é que, para transportar o produto, ele terá que atravessar morros e matas com um barco (Adoro Cinema).
Leia também
Emenda parlamentar de Chapadinha vai mudar a cara da Praça do Sairé
Deixe um comentário