Cepal analisa modular “higt tech” do Amazonas

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Paulo Lima, professor e consultor da CepalConsultor da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), o professor universitário Paulo Lima (foto) participa essa semana (dias 26 e 27) do seminário internacional A tecnologia digital frente aos desafios da educação inclusiva na América Latina: alguns casos de boas práticas.

O evento terá como palco da cidade de Santiago, capital do Chile.

No seminário, serão apresentados os resultados de 8 estudos de boas práticas em TICs na educação que foram selecionadas após um processo que incluiu uma definição conceitual e discussão de critérios e práticas em uma oficina de especialistas internacionais.

Uma dessas práticas, do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, será avaliada publicamente por Paulo Lima. Ela possibilitou o acesso ao ensino secundário para populações rurais através de educação mediada por computadores.

É uma espécie de ensino modular higt tech.

Ao final do evento, o relatório do professor do Iespes e membro do Projeto Saúde & Alegria será disponibilizado ao público.

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3 Responses to Cepal analisa modular “higt tech” do Amazonas

  • O Amazonas tem investido muito em tecnologia e infraestrutura em suas escolas. Praticamente todas são climatizadas, possuem quadras poliesportivas cobertas, as escolas integrais possuem até piscina(sim, há aulas de natação), por outro lado não tem dado o retorno em quetões salariais(parece que o movimento dos professores lá não possui o mesmo vigor dos paraenses). No Pará,hoje, os professores possuem uma remuneração bem superior a de muitos estados, falta agora investimentos em infraestrutura. Não é generalizando, mas aquele professor do Pará que costuma dizer que não faz um bom trabalho porque ganha mal não se aplica mais.

  • Jeso,

    Apenas um complemento. O trabalho do Centro de Mídias de Educação do Amazonas oferece a mesma carga horária das áreas urbanas para cerca de 500 salas de aulas em comunidades rurais em todo o Estado do Amazonas. Conheci uma sala de aula dentro do Estado do Pará, na comunidade de Valha-me Deus, no município de Juruti. No meu texto faço uma rápida comparação crítica do Ensino Modular do Pará e o Ensino Mediado por Tecnologia. Os resultados são muito melhores quando se recebe mais educação e mais qualidade na educação.

    O desafio do Centro de Mídias do Amazonas é a abrangência. O investimento é alto, mas se oferece qualidade no ensino igual ou superior das áreas urbanas com criatividade e inovação.

    Abraços,

    Paulo Lima

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