Definida a primeira chapa para eleição da Ufopa

Publicado em por em Educação e Cultura, Oeste do Pará, pessoas, Política

Raimunda e AnselmoRaimunda Monteiro e Anselmo Colares: chapa de oposição

Fechada a primeira chapa para a disputa da primeira eleição direta para os cargos de reitor e vice da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará).

Eleições UFOPA - seloEla é formada por Raimunda Monteiro e Anselmo Colares.

A chapa é de oposição ao grupo do atual reitor pro tempore Seixas Lourenço, que também deve oficializar nos próximos dias os dois nomes de uma chapa para a disputa.

Raimunda Monteiro é doutora em Ciências Socioambientais dos Trópicos Unidos. É ligada, na Ufopa, ao ICS (Instituto de Ciências da Sociedade).

Anselmo Colares, pós-doutor na área de Educação, 50 anos, pertence ao ICED (Instituto de Ciências da Educação).

O calendário da eleição ainda não foi definido. E nem o modelo de consulta – paritário ou proporcional.  Mas a data provável da votação deve ser no dia 5 de novembro, quando a Ufopa completa 4 anos de existência.

Leia também:
UFPA é a melhor do Pará, segundo a FSP.
“Neutralidade na universidade é inviável”.
Um programa para Ufopa pós-Seixas Lourenço.
Modelo de eleição para reitor divide Ufopa.
Ufopa: eleição paritária ou proporcional?.


Publicado por:

50 Responses to Definida a primeira chapa para eleição da Ufopa

  • Definida a Chapa do PT. Inevitável, falar do PT e não lembrar José Dirceu; José Genoíno; Delúbio Soares e do nosso querido Paulo Rocha acusado de desviar 1 milhão com o mensalão. Será que é isso que queremos para nossa querida UFPOPA, correr o risco do PT fazer o que quiser com a nossa universidade. Nada contra a vida acadêmica da professora Raimunda, mas sabemos que ela ou qualquer outra pessoa que seja indicada pelo PT será objeto de manobra partidária.

    1. Jorge Henrique, um adendo, para que não se cometa injustiça: o STF excluiu o ex-deputado petista paraense Paulo Rocha do processo conhecido como mensalão.

      Outra: o professor Anselmo Colares não é petista.

      1. A chapa é do PT. Obviamente, nem todos serão filiados. Quanto a Paulo Rocha, o STF pode ter excluído do Processo Penal, mas não apagará a história do seu envolvimento. Tanto que sua carreira política sucumbiu diante dos fatos. Não preciso ressaltar que os apaixonados pelo PT também não reconhecem a existência do mensalão.

        1. Agora, sim, com relação ao Paulo Rocha, você escreveu a verdade. O outro comentário era mentira deslavada.

    2. Esse é o argumento de uma nota só da reitoria: CHAPA DO PT só por causa da Raimundinha, um claro desrespeito a todos os que estao apoiando esta candidatura que sao membros da comunidade acadêmica com diferentes pensamentos, mas que querem ver uma mudança acontecer nesta universidade.
      Trata-se de um argumento falso e que vai ser comprovado durante a campanha e nas eleiçoes! Pois vamos ganhar com tantos votos que logo a turba do REItor vai perceber que não foram só os petistas que votaram nesta chapa.
      Eu te pergunto, o PSDB faz o que quer em nossa universidade? NAO!… Por que? Porque simplesmente o PSDB não manda em nada lá. Agora se vc me disser que o Aldo mando, isso é verdade! Entao, uma coisa é o partido, outra coisa é a pessoa. O Aldo manda porque ele é autoritário mesmo e foi colocado lá pelo Reitor, não foi eleito por nós.
      A reitoria da UFOPA, a UFOPA não pertence e nem pertencerá a partido algum. Esse é o argumento dos hipócritas que querem continuar nos enganando com uma FALSA NEUTRALIDADE…
      No caso da Raimundinha, a coisa vai ser diferente, simplesmente porque ela vai ser ELEITA DEMOCRATICAMENTE, não vai ser na base do QI! E o seu compromisso é fazer uma gestão colegiada e não autoritária e personalista como a atual.
      Nós não vamos votar numa candidata do PT, vamos votar numa candidata da universidade, que reúne todas as condições e tem todo o direito de concorrer. Ou será que vc é daqueles contrários ao direito de filiação partidária e que filiados a partidos não podem ser candidatos na UFOPA?
      A Raimundinha e o Anselmo não são candidatos de partido algum, não foram os partidos que os escolheram, fomos nós, professores, estudantes e técnicos desta universidade como resultado de um longo processo de discussão e articulação.
      De qualquer modo é bom ver a turba da REItoria cantando a música de uma nota só, pois mostra que vcs estão sem argumento, não tem outro jeito de falar mal tanto da Raimundinha quanto do Anselmo.
      A turba da REItoria está sem argumento e sem candidatos, estão perdidos!…
      Jorge Henrique, o pelego da REItoria, com a palavra…

      1. Seu discurso é de alguém completamente desesperado e apaixonado. Ao ponto de ser incoerente em muitos aspectos. O Aparelhamento partidário por parte do PT é absolutamente óbvio e será muito prejudicial para a “Universidade”. Não precisamos esperar para perceber isso. E aconselho a não cantar vitória antes do tempo, pois historicamente o PT é um partido desastroso que tropeça nas próprias pernas. E ainda há muita coisa a ser definida. O maior interesse por trás dessa chapa do PT está nas eleições de 2014, resta saber se o PT da UFOPA irá vestir a camisa do PMDB de Jader nesta eleição dentro e fora da Universidade. Veremos se os técnicos, discentes e docentes irão confiar em uma Chapa inspirada em mensaleiros e “Barbalhos”.

        1. Já justificaste o teu CD por hoje, cara! Que nem o cachorrinho da RCA, a voz do dono: Seixas.

        2. Falou muito bem enquanto um PELEGAO DA REITORIA!!!… Tu, não tem jeito, certamente vai dançar na próxima gestão, pois puxa saco nao nos interessa e nem interessa a universidade… Queremos trabalho, diálogo, competência e transparência. Chega da monarquia, queremos a república e a democracia na UFOPA!…
          Devolvo a palavra pro pelegao defender sua função gratificada!…

  • Falar nisso, fiquei sabendo que o Aldo está desistindo de sua candidatura em favor do professor Domingos Diniz, de Oriximiná, uma vez que a pesquisa mostrou que ele nao tem qualquer chance.
    Achei estranho isso pois os amigos da UFOPA sempre me diziam que o Domingos estava insatisfeito com essa reitoria e que poderia ser um bom candidato da oposiçao…
    Sobre as coisas que acontecem no lado da reitoria eu já nao entendo mais nada, pois eu nao acredito que o Dr.Domingos vá aceitar fazer o papel de CHAPA BRANCA…

  • Que bom, até que enfim, uma boa notícia da UFOPA…
    Já nao aguentava mais tanta notícia ruim vindo de lá.
    A Raimundinha, uma guerreira, o Anselmo, um batalhador… Uma dupla perfeita para mudar os rumos da querra que acontece por lá.
    Parabéns, acreditamos em vcs.

  • Nao tenho qualquer dúvida de que esta é e continuará sendo a melhor opçao para a reitoria da UFOPA… Digo que continuará sendo porque também tenho certeza que nao aparecerá uma chapa melhor.
    Trata-se de uma excelente combinaçao, a Raimundinha com toda sua capacidade de articulaçao com toda sua capacidade de discernimento para gerir a UFOPA com diálogo e nao com imposiçoes, com democracia e nao com autoritarismo, com presença efetiva e nao com ausencia viajante.
    Já está mais que na hora de sermos gerenciados por gente que conhece a gente, que convive no dia a dia os problemas da nossa instituiçao.
    Quanto a questao partidária, isso nao me preocupa nem um pouco pois a Raimundinha nao é candidata do PT ou de qualquer outro partido que seja… Ela é uma candidata escolhida por um coletivo e é por isso que ela e nós vamos ganhar.
    O partido que vai comandar a UFOPA é o partido da COMUNIDADE ACADÊMICA e nao um grupinho de MONARCAS ESCLARECIDOS…
    As críticas sujas, os golpes baixos viráo, mas nao nos abalarao, pois estamos firmes e coesos na luta pela mudança em nossa universidade…
    A construçao desta chapa foi resultado de uma arquitetura que exigiu recuos e concessoes. O próprio Anselmo teve de desistir da sua candidatura a Reitor e, num gesto de humildade, aceitar a posiçao de vice na chapa em favor de uma gestao democrática, inovadora e, verdadeiramente, competente na UFOPA.
    Parabéns ao Anselmo, parabéns a Raimundinha, parabéns a todos os companheiros que participaram nessa construçao… A esperança de uma universidade melhor se abre a nossa frente.
    Declaro aqui o meu VOTO, estou com vocês e nao abro!
    Convido todos os demais companheiros da UFOPA a fazerem o mesmo…
    Vamos a lurta até a vitória!!!

  • Pois é, o procurador BERNARDINO virou ficha suja, pois foi condenado a devolver; vejam só, mais de 600 mil reais(DINHEIRO DA EDUCAÇÃO), quando era prefeito de Ponta de Pedras. A notícia tá nos jornais de Belem de ontem 12.09. Pode continuar como procurador?

    1. Demorou! Tinha que ter sido condenado há mais tempo.
      Mas agora que a atual Reitoria já está de saída, não faz muita diferença para a Ufopa…

  • Eu sonho com uma universidade inovadora e comprometida com a nossa região. Acredito também que as pessoas em questão, que compõem a chapa de oposição possam contribuir com a consolidação da UFOPA. Vejo também duas pessoas bem qualificadas, com histórico de vida capaz de bem representar uma instituição que invista nos três pilares da educação superior: ensino, pesquisa e extensão. Além disso, vamos torcer para que os próximos gestores da UFOPA, sejam esses ou aqueles, consigam fazer uma administração transparente, moderna e que trate com dignidade e respeito os professores, os técnicos, os alunos e a comunidade regional.
    Vejo que a professora, doutora Raimunda Monteiro e o professor, pós-doutor Anselmo Colares têm perfil para ocupar o cargo, levando em conta as suas histórias de vida e de conquista na área educacional. Agora é só esperarmos a histórica eleição da UFOPA, por a ser a primeira, para vermos quais serão os resultados. Afinal, eles ainda são apenas candidatos, legalmente, amparados pelo processo democrático. Vão ter que percorrer um longo e árduo caminho para se tornarem reitora e vice-reitor da nossa querida UFOPA.

  • Conheço Raimunda Monteiro desde os tempos de Universidade Federal do Pará. Sempre foi séria, competente e focada. Tenho total certeza, pelo que conheço da minha ex-colega de faculdade e agora doutora Raimunda Monteiro, de que essa chapa que se Deus quiser vai ganhar as eleições na UFOPA vai conseguir trazer avanços significativos para a instituição e para professores e alunos da UFOPA. Ah se eu tivesse como votar nessas eleições….Mas tenho fé que Raimunda Monteiro será eleita, dentro de um processo eletivo que espero que seja isento, imparcial e honesto.

  • Enfim a UFOPA terá uma administração POSITIVA, INOVADORA, FUTURISTA E DEMOCRÁTICA, Professora Raimunda Monteiro e Professor Anselmo são pessoas capacitadas, articuladas e positivamente ativas para liderarem a Universidade do Coração da Amazônia, contem com meu apoio.

  • No tempos da ditadura o que turma do Golbery mais dizia era o seguinte: ¨Estão achando ruim ditadura? *&%¨&%$ Aha que estamos roubando muito?#$@¨¨&%¨%$$# Espere quando for cívil e de um bando de escórias que estamos cervando com imposto sindical!!!! ¨

  • Contagem regressiva para o aparelhamento petista da máquina administrativa da UFOPA…
    Já sabemos quem vai ocupar os cargos, se esta chapa for eleita, inclusive com a volta de certos docentes exilados que fazem de tudo, menos aparecer em sala de aula (continuarão não dando aulas, apesar de envergarem pomposamente o título de “professor”)! Rádio Rural também terá uma presença de peso!
    Uma perguntinha: se a chapa é de oposição, o professor Colares vai entregar o cargo que tem no Dinter?
    Só perguntei por perguntar…

      1. E os petralhas vão continuar o serviço, pois é bom para ambas as partes (mas nunca ao mesmo tempo, apenas para a parte governista do momento).
        Aguarde o processo e, se esta chapa ganhar, veremos quem vai ocupar os cargos.

        1. Se o PT, que é governo federal, quisesse ter aparelhado a UFOPA, não teria colocado um tucano honorário para reitor. Não sou petista, mas isto é óbvio! Zé, acende esta lamparina, pois não estás enxergando nada…

          1. O que não quer dizer que não irão aparelhar a Ufopa agora (se vencerem).
            Aguardemos.
            Mas já sabemos porque os docentes traíram alunos e técnicos, negando o voto paritário: o objetivo é eleger esta chapa a qualquer custo.
            Alunos e técnicos continuam a ser massa de manobra.

        2. Massa de manobra? A atual REItoria pro muito tempo é que tem nos feito de massa da manobra…. Com raimundinha e anselmo isso vai acabar pois as categorias serao respeitadas em suas decisoes coletivas, sem manobrismos e sem perseguiçoes!

      2. Exato. Aldo Queiroz e o procurador Bernardino são de que partido mesmo? Ximenes foi secretário de do governo estadual de quem? Seixas tem ligações umbilicais com quais políticos? Nilson Pinto e Flexa Ribeiro são amigos de quem? Este Zé da Lamparina não tá enxergando nada. Compra mais querosene, ô cara!

        1. Se ainda não enxergaste, vou “alumiar” para ti.
          Não vou citar nomes. Mas todo mundo sabe quem ocupará cargos se a chapa RAI-AN for eleita; será a volta dos petistas desgarrados que curtem a gaiola de ouro em cargos federais pelo Brasil afora (isso sem contar os PCdoB-istas, PSTU-istas, PSOL-istas por aí).
          Não deveriam estar dando aula (são docentes, né?), já que não têm cargos no momento? Onde estão? Cadê a vivência universitária deles?
          Alguns “docentes” universitários só aparecem quando ocupam cargos ou quando em campanha para esses mesmos cargos.
          Assim é fácil ser professor universitário…

          1. Isto não é verdade. Saiba que entre os principais articuladores da chapa Rai-An, como dizes, há diversos docentes de perfil técnico, que jamais estariam engajados no processo se fosse esta politicagem que tu insinuas. Quem partidarizou e aparelhou a universidade foram os tucanos…

          2. O que o Zé Lamparina escreve, a gente apaga…. É um desvairado da reitoria que age com rancor… e que vai ter de amargar esse seu rancor até o fim da campanha quando entao será premiado com a derrota final!

          3. Zé lamparina, recomendo chá de guia de goiabeira, é tiro e queda pra diarréia!

      3. Só por muita ignorância ou má fé, alguém acha haver diferença entre tucano e petista. Pois depois provas cabais abundam disto. Como no caso dos mensaleiros, um apenas faz a desgraça e outro aprofunda mais ainda, cujo operador e método central é exatemtne o mesmo. Além disso, foi Lula quem vistiu FHC de macação sujo e o levou para portas de fábricas, apresenta-lo ao povo e sentir cheio de povo. Em troca FHC levou Lula para seminários dentro da USP, por exemplo, para que esse sentisse o cheio da intelectualidade e permitisse Lula perceber haver nesse meio mais gente imbilicizada e imbecilizadora, que agora iria dizer um bando de asneiras que o povo iria pensar ser coisa inteligente e esse bando iria delinear em lustrosos artigos ditos científicos de que o dito por Lula é expressão da mais alta assumidade da inteligência. Esse fez com Lula assumisse com mais determinação de que seria presidente e fazer governo muito mlehor do que qualquer um desse, como já ocorreu.
        E o ponto em petista e tucano mais são comum é quando se trata de educação: ambos tem por forma de poder o que depende de imbecilizado votando. No caso é o mais comum: estudante até fazendo campanha que docente tenha cargo e esse fique com um docente a menos em sala de aula e venhao outro pior para que fique mais fácil ter diploma de nível superior. Havendo exceção: os que fazem isso pelo fato de considerar o sujeito tão imprestável em sala de aula que se sair não haverá chance algum de vir outro pior para o seu lugar.

        1. Falaste e disseste! Descrição perfeita da ave demo-bicuda e da estrela rubro-solitária!

    1. Aqui o sujo falando do mal lavado. Nem PT nem PSDB! Partido não me representa. Quero uma universidade acadêmica!

      1. Este aqui está levantando a bandeira do Plano B da reitoria… Vote Domingos, a mando de Ximenes.

      2. Eu também, por isso voto na chapa RAIMUNDINHA e ANSELMO COLARES…
        Vcs, os pelegos da REItoria vão votar em quem?

    2. Este Zé da Lamparina precisa usar tal instrumento que emite luz para ver se clareia suas ideias.
      Acredito nesta possível chapa: dois professores exemplos de simplicidade, luta, e administração limpa.

    3. Caro “Zé da Lamparina”:
      Embora ainda nada esteja formalizado, vou te responder a titulo de esclarecimento.
      A chapa, caso seja constituída, é de proposição. A UFOPA precisa ser institucionalizada com estruturas democráticas em todas as suas unidades (Reitoria, Institutos, Programas …). Até hoje vivemos a era do pro tempore e da nomeação. Vamos começar um novo tempo, de apresentação de propostas claras e busca de convencimento da comunidade para que as decisões sejam legais e legítimas. Sou coordenador do doutorado interinstitucional, da Unicamp, realizado na Ufopa. Não integro a administração superior e nenhuma instância decisória dos rumos que a Ufopa tomou e vem tomando. Se o Regimento Eleitoral estabelecer exigência de meu afastamento, assim o farei. Por fim, faço questão de explicar mais uma vez que o “cargo no Dinter” é de natureza acadêmica, avalizado pela Unicamp e pela CAPES, com prazo definido, e não integra a gestão superior da UFOPA. Gozo do respeito e do reconhecimento das pessoas que estão diretamente envolvidas no Projeto. Estaria e estarei cumprindo esta missão, independente de uma gratificação, por entender a importância e a necessidade da qualificação dos colegas mestres, visando o fortalecimento acadêmico científico da área da educação e a melhoria da qualidade do trabalho que é desenvolvido tanto no ensino superior quanto na educação básica. Estou nesta coordenação por estes motivos e cumpro minhas atividades com lisura. Não o utilizo para barganhas, pressões e envaidecimento pessoal. Se após estas explicações, ainda persistirem dúvidas, faça uma visita ao meu local de trabalho. Terei paciência em te ouvir e me coloco a disposição para responder a todas as outras perguntas que desejares fazer para que seu esclarecimento seja completo.
      Cordialmente,
      Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares

      1. Prof. Anselmo Colares
        Conheço teu trabalho e o respeito; e respeito tuas opiniões e posições políticas, mesmo que eu não concorde com elas. Só acho que deve haver coerência: quem não está contente com a administração deveria entregar os cargos que ocupa.
        O mesmo digo em relação ao possível candidato que, segundo dizem, está insatisfeito com a atual Reitoria. Se vai sair candidato, deveria também entregar o cargo de administrador de um Campus. Mas vai entregar mesmo e largar as benesses de ser diretor?
        Não sou partidário da atual Reitoria; mas também não vejo candidato nenhum que signifique grande rompimento com a administração atual.
        Não creio que haverá muita mudança. Veremos o mesmo jogo de xadrez, mudando apenas as peças.
        Quem é pedra vai virar telhado e vice-versa. O restante deve se proteger da chuva de pedras…

  • Anselmo Colares seria também uma ótima opção para as eleições ano que vem, uma opção concreta para mudança que necessitamos.

  • Duas pessoas éticas, preparadas, comprometidas com a academia e com a região. Boa sorte para a dupla e para todos nós, que desejamos um modelo participativo, democrático, plural, transparente e meritocrático na UFOPA.

    1. Esta professora representa a democracia? Ela representa interesse de uma facção do PT que vive no MEC pedindo a nomeação de um pro tempore. Eles não querem a participação dos técnicos e nem estudantes. Foram pedir pro Mercadante que aluno do Parfor não votassem.

      1. Que mentira deslavada! Ou você é da turma do Seixas ou eles fizeram a sua cabeça. Nada mais falso!

      2. Paulo Ar tu, tu estavas na reunião com o ministro? De onde tirastes esta mentiitra?
        Os alunos do PARFOR são alunos regularmente matriculados na instituição, ninguém, nem Reitor, nem ministro da educaçao, ou do Supremo, nem,presidente da república podem impedir os estudantes do PARFOR de votar. Trata-se de um direito constitucional. Portanto, essa seu absurdo é pura mentira que vcs querem passar como verdade.
        Não somos burros, sabemos muito bem distinguir uma mentira armada de uma verdade bem colocada.
        A prática do casuísmo é típico da atual reitoria que inventa e muda sua posição de acordo com seus interesses. De repente, a reitoria que sempre foi contra a PARIDADE, agora está a defende-la por pura conveniência.
        Nós defendemos a PARIDADE em todas as ocasiões e situações e não apenas quando isso nos é conveniente como está fazendo a tua reitoria autoritária monarquista.
        A chapa Raimundinha e Anselmo vai ganhar essa eleição seja lá qual for a modalidade de calculo, seja no VOTO UNIVERSAL, PARITÁRIO ou PROPORCIONAL. Pode anotar! Pois ninguém, nenhum profissional sério dessa universidade aceita mais ficar sob o comando da quadrilha do seu Seixas de Queiroz Ximenes Bernadino. Só um idiota como vc para achar que a quadrilha é DEMOCRÁTICA!!!
        Como sou democrático, devolvo a palavra ao PELEGAO!!! Pode usar a latrina…

        1. E os alunos do PARFOR votam na eleição do DCE que é a representação da sua categoria?

          1. Thiago falso (pois o verdadeiro Thiago apoia a CHAPA RAIMUNDINHA/ANSELMO!), não sou do DCE, não sou aluno. ..Mas respeito a representação estudantil na universidade, pois, pelo menos, eles foram eleitos.

            Mas vc pode continuar falando mal do DCE, do SINDUFOPA ou de quem quer que seja, pois sabemos que vcs são contra as organizações das categorias, são contra a comunidade acadêmica, não têm proposta, não tem argumentos e, o que é pior numa situação como essa, estão sem candidatos!
            Pode chorar!…

      3. O pseudônimo Paulo Arthur na vida real se chama MIGUEL OLIVEIRA (EX jornal O ESTADO DO TAPAJÓS) que atualmente, por indicação do DEM/PSDB é assessor do Seixas/Aldo/Ximenes. Quem é você Miguel Oliveira para ser nomeado assessor da Reitoria da UFOPA? Qual a sua função como assessor da Reitoria? A sua função infelizmente é plantar noticias falsas, tendenciosas e tentar desqualificar todos os prováveis candidatos à Reitoria.

        Esse fato explica a sua defesa da atual gestão pró-tempore. O mais ridículo é ele falar em um provável aparelhamento da UFOPA…fala por experiência própria. Paulo Arthur/Miguel Oliveira o atual modelo de gestão já foi reprovado pela comunidade acadêmica da UFOPA. Todas as gestões junto ao MEC foram legítimas e necessárias. E finalmente o MEC ouviu o clamor da comunidade acadêmica da UFOPA e antecipou as eleições e reduziu permanência da turma do Seixas na Reitoria (o plano inicial era ficar até 2017).

        A professora Raimunda Monteiro tem currículo, compromisso e trajetória pessoal e profissional que a credenciam a ser candidata, e se quem sabe, Reitora da UFOPA. MUDE JÁ.

  • Embora não conhecendo pessoalmente os dois professores doutores, a comunidade academica terá uma ótima oportunidade de transformar a UFOPA a cara da UFOPA. Bem que o pai ou os pais dos alunos deveriam votar para esolher os dirigentes das universidades onde seus filhos estudam. Eu seria o primeiro da fila!

    Nazareno Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *