Articulista do blog, o padre e historiador Sidney Canto articula a instalação de um congênere do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) em Santarém.
O pesquisador santareno participa, no Rio de Janeiro, do V Colóquio de dos Institutos Históricos Brasileiros, iniciado ontem (19) e com encerramento programado para amanhã (21).
E é neste evento que Sidney recebe apoio e estímulo para criar a filial do IHGB no município, com jurisdição na área de todo o estado do Tapajós.
Leia também:
BR-163 completa 35 anos.
Nutrir a pílula.
Tenho mantido permanente e proveitoso contato com Sidney. Seu entuisiasmo por estas questões é impressionante e contagiante. Não tenho dúvidas de que em breve teremos essa instituição implantada em nosso meio, muito provavelmente com o aval da UFOPA, taref para a qual assumi um compromisso nos diálogos com Sidney. O Pará tem um IHGB, mas como tantas outras coisas, é muito restrito a Belém e (talvez) seu entorno. Nós precisamos montar um aqui e que ele possa congregar os demais municípios do Oeste do Pará.