Iza Tapuia com Jemes Anaya, relator especial sobre os Direitos dos Povos Indígenas das Nações Unidas
Amanhã, começa em Bilbao (Espanha), na Universidade de Deusto, a 2ª Jornada Multicultural sobre Povos Indígenas, com encerramento previsto para quinta-feira.
A líder indígena santarena Iza Majahua Tapuia vai estar presente no evento.
Iza faz pós-graduação em terras espanholas. Seu curso é o de especialista em povos indígenas, direitos humanos e cooperação internacional, pela Universidade Carlos III, de Madri.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também:
Estado do Tapajós: um sonho inexorável.
O q/ eu poderia dizer?! Parabéns a esta brava mulher guerreira!
Jeso,
São pessoas como a Iza e outros que levam o nome de Santarém lá fora que precisamos valorizar mais. Nossas belezas não são somente naturais, é também de um povo que tem muito valor. Assim como ela, em Santarém tem uma geração de grandes novos lideres que surgiram nas últimas duas décadas, que se tovessemos como convencê-los a vir pra frente dos movimentos e das lutas por uma Santarém melhor, eu não tenho nenhuma dúvida que o nosso município iria dá um show de seriedade na aplicação de politicas públicas.
João Paulo, Iza é um ícone do nosso povo. Vc. tem razão. Uma mulher imensamente trabalhadora, aguerrida, inteligente e, melhor de tudo, humorada.
Jeso e os conectados, conheço a muito tempo a postura profissional do perito criminal Luiz Fernandes e do Bioquímico que foi, proprietário do Laboratório São João (era seu cliente), sem chegar a ser seu amigo. Todas as entrevistas dadas por ele, ou postas em jornal. Nunca vi alguém contestar a veracidade de suas denúncias contra os malfeitores do CCP – Renato Chaves; por incrível que pareça ! Gosto de apostar, e aposto R$ 1.000,00 ou mais, em moeda corrente, como ele já fez a denúncia no MPE; dos últimos furtos. Caso alguém queira topar a para, eu me identificarei e remos ver quem vai ganhar essa parada indigesta. Quantos gatunos teem neste CCP – Renato Chaves ? A polícia investigativa tem que se utilizar de sua equipe de INTELIG~ENCIA.
Jeso, é de gente como a Índia santarena, que nós precisamos ter em Santarém, nós é…somos carentes de líderes autênticos, liderando todos nossos anseios e projetos políticos. Quero ter a oportunidade de me incluir no rol de seus admiradores. Li seu comentário sobre o PLEBISCITO e nossa região Oeste/PA; e apreciei a sinceridade e conhecimento espetacular que ela detem.
IZA MAJAHUA TAPUIA, quando em Santarém, quero ter o prazer de te conhecer; e juntamente desfraldar a BANDEIRA DA EMANCIPAÇÃO TERRITORIAL; tendo o nosso cordão umbilical rompido pela ação de um povo livre e soberano. Salve, ” O Estado do Tapajós que é sonho de todos nós !
Escrevi a poesia “Oração ao Tapajós” inspirado nas declarações da Iza, sobre a criação do Estado do Tapajós. Pediria ao Jeso que a publicasse, pois, a nobre Tapuia bem que merece nosso reconhecimento. Fico muito grato.