Modelo de eleição no “TV Blog do Jeso”

Publicado em por em Educação e Cultura

Eleições UFOPA - seloNo vídeo abaixo, a reportagem que o “TV Blog do Jeso” exibiu no início da semana sobre o modelo de votação a ser adotado na primeira eleição à reitor (a) da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), prevista para o mês de novembro.

Logo TV Blog do Jeso - Blog do JesoForam entrevistadas lideranças de alunos, servidores e professores.

O “TV Blog do Jeso” é exibido todas as segundas-feiras, às 19h15 no SBT (TV Ponta Negra).

Além de Santarém, é retransmitido em Juruti, Óbidos, Faro, Monte Alegre, Oriximiná e Alenquer.

O programa tem o patrocínio de Barrudada Tropical HotelGoverno do ParáPrefeitura de Juruti e FIT (Faculdades Integradas do Tapajós).

Veja também:
“Do meio-dia pra tarde”: 50 poemas na TV.
Sociólogos no “TV Blog do Jeso”.
Custo dos 3 novos terminais: 100 milhões cada.
Arte gráfica no “TV Blog do Jeso”.
130 anos do trapiche do “TV Blog do Jeso”.
Jornalismo científico no “TV Blog do Jeso”.


Publicado por:

9 Comentários em Modelo de eleição no “TV Blog do Jeso”

  • Prezado Carlos Augusto, seus comentários são muito pertinentes, porém preciso fazer uma correção: o atual pró-reitor em exercício da PROAD não é externo apesar de parecer de fora, pois foi cedido para a UFPA para exercer um cargo assim que foi nomeado. Ele é concursado como publicitário na UFOPA e agora voltou para exercer um cargo aqui.

    1. Obrigado pelo adendo e correção. Realmente, você tem razão! Gostaria de dizer que não houve nenhuma intenção, de minha parte, de fazer afirmações levianas, foi um equivoco em relação a ele, mas está correto em relação ao Ximenes. Peço desculpas pelo lapso.
      Observando no Portal da transparência, hoje (16.09.2013) ele ainda consta com ouvidor da Ufpa.
      https://www.portaldatransparencia.gov.br/servidores/OrgaoLotacao-DetalhaServidor.asp?IdServidor=1768208&CodOrgao=26441

  • Caro Jeso,

    Apenas quatro universidades brasileiras adotaram eleições na regra dos 70%. Aqui, os pseudo-democráticos de esquerda, escondidos no discurso legalista que sempre combateram, caminham para eleições na forma da lei. Temem que em outro modelo percam as eleições. Às favas o escrúpulo!

    1. Pedro Paulo de Oliveira Queiroz,
      pseudo são vcs, pseudo acadêmicos, pseudo administradores, pseudo planejadores, pseudo inovadores, pseudo assessor… pseudo doutores de teses encomendadas…
      Quer mais santinho politicamente incorreto?
      Aguarde o comando delta… que não dorme!

  • Outra coisa, quando o Pro.Reitor Ximenes diz que o Conselho (que não é o mesmo que comunidade universitária) encaminha uma “consulta informal” ele está se referindo ao que você chama de eleição.
    Pela legislação é o Consun quem escolhe os 3 nomes da lista tríplice. Isso que você chama de “eleição” para o Ximenes é apenas uma “consulta informal”.
    Acredito que você deveria dar mais atenção a isso, como alguém com curso de jornalismo científico, porque é ponto fundamental do rolo compressor que eles da Administração Superior pretendem operar.

  • Jeso,
    Eleição Universal não é o mesmo que Eleição Paritária. Há um equívoco durante a apresentação no vídeo.
    Na Eleição Universal cada pessoa corresponde a um voto. Assim, quem teria mais peso seria a categoria discente porque é numerosa.
    Isso é totalmente diferente de paritária. Na Eleição Paritária não importa a quantidade de pessoas em cada categoria. Cada uma vale 1/3 (um terço). Portanto, são duas coisas diferentes.

    1. Carlos Augusto,
      sem dúvida foi uma pequena falha. Mas a reportagem é bem interessante para compreender a situação da UFOPA. O modelo paritário deverá ser o que prevalecerá na eleição, e neste momento, é o que parece ser mais justo.

      1. Não amigo! Ele não se confundiu. Quando ele fala em Universal é Universal mesmo que ele quer dizer. Outra coisa, o que ele chama de consulta “informal” é o que o blog do Jeso está nomeando de “eleições diretas pra reitor”. Não há confusão nenhuma da parte dele (Ximenes), há equívocos de interpretação da parte de quem tem repercutido isso (inclusive o DCE).
        1o que esse processo não se assemelha a uma eleição no sentido de que os eleitores vão às urnas e o resultado será respeitado.
        2o que a legislação prevê que o Consun é que deve encaminhar a lista tríplice, onde o ministro escolhe quem lhe der na telha – esse é o problema.
        O que o Ximenes está fazendo é dizer exatamente o entendimento deles: quando for conveniente, eles usam a legislação, quando os interesses deles estão ameaçados, eles usam algo que não está nela: como a paridade. Quer um exemplo: o Estatuto já está em vigor, mas o Ximenes ainda continua pro.Reitor…a proad também tem Pro.reitor externo (o que contraria a legislação, mas não os interesses desse grupo). Por causa disso, muitos já chamam o CEO do MEC de MArcadante…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *