
Realizada ontem, 16, no distrito de Alter do Chão, em Santarém, a abertura do Sairé 2017, com a Busca dos Mastros, tradição que consiste na busca de 2 troncos de árvores na mata fechada localizada em frente a vila.
A cerimônia foi planejada pela Comissão Organizadora do Sairé, em parceria da Prefeitura de Santarém. A programação contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar.
Neste link, confira toda a programação do Sairé 2017.
O ato começou com o oferecimento de um café da manhã aos participantes.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Em seguida, centenas de pessoas, entre moradores, visitantes e personagens da festa saíram em procissão pelas ruas de Alter do Chão. Ao chegar à orla, adentraram em 4 catamarãs, lanchas e catraias rumo à cabeceira de Mucaem, às margens do Lago Verde.
Durante a procissão fluvial, que durou cerca de 30 minutos, as catraias decoradas com fitas coloridas e conectadas por cordas às embarcações maiores formaram um imenso cordão de cores.

À frente da romaria fluvial, uma das balsas catamarãs transportava os personagens principais do Sairé (Saraipora, capitão, os rufadores, mordomos, mordomas, juiz, juíza e rezadeiras).
RITO É O DIFERENCIAL
Ao chegar à cabeceira do Mucaem, os participantes caminharam cerca de 20 minutos pela praia e adentraram a mata na busca dos mastros. Localizados os troncos, foram formados dois grupos orientados pelos mordomos e pelas mordomas.
Com os mastros nos ombros, em meio à área verde, foi realizada uma competição de quem chegava primeiro às margens do Lago.
O designer de moda Matheus Carneiro participou pela primeira da Busca dos Mastros.
“Sou de Santarém, mas estava estudando em São Paulo e nunca havia participado deste momento, que pra mim está sendo ímpar. A valorização da cultura precisa persistir, não podemos deixar morrer. O rito religioso é o diferencial da nossa cultura, de Alter do Chão, de Santarém. Tudo lindo. Registrei cada momento”, destacou.
Após a retirada dos mastros, as embarcações retornaram à Praia do Cajueiro, e no meio do trajeto, assim como ocorreu na ida, todos receberam doses de tarubá – bebida indígena milenar, feita da massa da mandioca.
SÍMBOLO DA FARTURA
Cumprindo com sua responsabilidade de preservação do meio ambiente, no lugar dos dois troncos retirados da floresta, os moradores com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente plantaram 50 mudas de árvores das espécies: cumaru (20), andiroba (20) e piquiá (10).

Um fato inédito na Busca dos Mastros foi a participação efetiva de um prefeito.
“Estamos aqui pela nossa fé cristã, pois somos católicos, e acreditar na Santíssima Trindade faz parte da nossa religião. É muito importante participar junto com o povo de Alter do Chão, isso demonstra que não estamos apoiando apenas financeiramente, mas principalmente com a presença e envolvimento na Festa. Precisamos mesmo divulgar amplamente este ato. Este foi o ano que deu mais gente na Busca dos Mastros”, comemorou o prefeito Nélio.
Os mastros serão enfeitados com folhas e frutas simbolizando a colheita e a fartura da região, permanecem guardados nas areias da Praia da Gurita, e na quinta-feira (21), serão erguidos na praça, marcando a abertura oficial do Sairé.
Informações da Prefeitura de Santarém
Deixe um comentário