
Será logo mais à noite, a partir das 19h, a estreia do Roda de Conversa sobre História e Geografia, evento mensal de iniciativa do IHGTap (Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós) e que terá como tema Tapajós: primeiras notícias.
Paulo Lima, membro do IHGTap e autor da ideia, explica que “as Rodas de Conversa serão uma oportunidade de popularizar o conhecimento sobre os dois temas, tirando o caráter academicista de uma palestra em auditório e transformando-a num bate-papo informal entre pesquisadores e população, no meio da rua”.
“Rodas de Conversa” começará com um breve relato de um pesquisador sobre o tema e outros poderão, durante a conversa, acrescentar novas informações. Os presentes poderão fazer questionar.
“Nesse primeiro evento, vamos abordar alguns relatos sobre as primeiras viagens de navegadores pelos rios amazônicos”, explica o padre Sidney Canto, presidente do IHGTap. Ele será um dos pesquisadores a abordar a temática, que terá como mediadora a antropóloga Iza Tapuia, que também é membro do instituto.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Local: em frente à Cafeteria Tostare, no entroncamento das avenidas Adriano Pimentel e Tapajós com a travessa Lameira Bittencourt, próximo à praça do Pescador.
Com informações da IHGTap/Jota Ninos
Instituto de geografia e história, que não possui meia dúzia de historiadores e nem um geográfo!.
Espero que o não tenham tido medo de falar como os indíos, a pretexto de serem catequisados para glória da Igreja, foram transformado em servos dos Jesuitas que lhes faziam explorar as drogas do sertão que revendiam aos comerciantes europeus ou de que quão polêmica é essa história de indíos ressurgidos. Afinal o verdadeiro cientista não pode defender dogmas tem de engrentar problemas científicos e procurar resolê-lo ou procurar explicá-los.
S.Silva, li e reli teu comentário, mas, te confesso, não captei a vossa mensagem.
Jeso, a culpa é sua! V. é um “‘indio”que precisa se antenar! Isso se chama iodelei, estilo musical surgido nos anos 1940 nos USA e que é a arte de entoar sílabas que não dizem nada. Na minha modesta visão, o IHGTap é a nossa luta intelectual para cortar o cordão umbilical com a sede da corte. E é possível que não tenhamos historiadores, nem geógrafos e até nem sede. Mas temos algo muito importante que é a sede e a fome por dias melhores e “Quando a luta é grande, os grandes homens lutam”. Paulo, Pe. Sidney, Iza, Jota, parabéns! TAPAJOARAMENTE,
A conta @IHGTAP no Twitter irá fazer a cobertura da Roda de Conversa.
abraços,
Paulo Lima
Esperemos que a proposta seja integrada ás atividades culturais da cidade e região. Estarei lá com certeza com toda a animação. Aproveito para agradecer ao Elbio Pedroso pelo envio do livro A Época Pombalina do Prof. Francisco Falcon. Eu estava tentando encontrar tempo para escrever algo mais elaborado para elogiar o Blog do Jeso e suas contribuições para a cidade como o Twitter Bar e a discussão política e cultural que movimenta o blog. Ai ia escrever um texto maior de agradecimento ao Elbio Pedroso pela gentileza. O livro chegou e está sendo muito bem tratado, com sua necessária releitura.
Obrigado Elbio!
Até lá, as 19hs, a todos que foram para conversar um pouco sobre nossa história, pensando na necessidade de conhecê-la cada vez mais para construirmos um futuro melhor como nos ensinou Marc Bloch no indispensável “Introdução á História”.
Saudações,
Paulo Lima
Esse Paulo Lima de vez em quando tem umas boas idéias…rs…Parabéns pela bela iniciativa.
Meus Parabéns,
Tai, excelente ideia e iniciativa, que prospere.