O Pará foi anunciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como o campeão da segunda fase regional das Paralimpíadas Escolares 2022, durante cerimônia de encerramento realizada na noite de sexta-feira (26), no Wish Natal Resort, em Natal (RN).
A primeira fase regional da competição foi realizada em Brasília, entre os dias 9 e 12 de agosto, e teve Minas Gerais como vencedor.
O evento em Natal contou com cerca de 300 jovens atletas com deficiência que representaram os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe em provas de atletismo, natação e bocha.
- Baixo Amazonas e Tapajós: TCE abre inscrições para capacitação de gestores públicos em Santarém.
De acordo com o regulamento da competição, a classificação geral das fases regionais das Paralimpíadas Escolares 2022 é definida pela soma das colocações dos estados obtidas nas três modalidades, que obedece à uma pontuação pré-estabelecida para cada posição na tabela.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Pará venceu a competição ao somar 39 pontos e ficar à frente das delegações da Paraíba, vice-campeã da etapa com 24, e Pernambuco, que completou o pódio na terceira colocação, com 23.
Ceará e Maranhão, ambos com 21 pontos, ficaram na quarta e quinta posições, respectivamente – os cearenses levaram vantagem na classificação por terem maior número de atletas inscritos, um dos critérios de desempate estabelecidos no regulamento geral da competição.
Pará conquistou o título da regional das Paralimpíadas Escolares 2022 porque teve grande desempenho nas três modalidades que fazem parte do programa da competição. A delegação paraense foi a que mais pontuou nas disputas de atletismo e bocha, sendo superada apenas nas provas de natação por Sergipe.
“Gostaria de agradecer em particular ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte por nos recepcionarem com tanto carinho e acolhimento. Também a todos os professores e alunos dos nove Estados que participaram desta etapa das Paralimpíadas Escolares. Saibam que vocês são um dos motivos de o CPB existir e estar aqui”, discursou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
Fase nacional em São Paulo
Durante a festividade, também foram feitas homenagens à cidade de Natal, sede da competição, e aos atletas participantes com a exibição de vídeos com depoimentos. Houve ainda a entrega de prêmios para os três estados vencedores em cada modalidade.
Após Brasília receber participantes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, e Natal contemplar a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participou da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro.
Já a fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no mesmo local. A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.
Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.
Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro, no CT Paralímpico. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.
Confira a classificação final da regional Natal das Paralimpíadas Escolares 2022:
1º Pará
2º Paraíba
3º Pernambuco
4º Ceará
5º Maranhão
6º Sergipe
7º Rio Grande do Norte
8º Bahia
9º Alagoas
Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro
- O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário