O Festival Folclórico de Alenquer (PA) voltou a ser realizado depois de 20 anos, por meio do chamado “Resgate Cultural”, promovido pela prefeitura, gestão Tom Silva (MDB).
A iniciativa movimentou os alenquerenses tanto nas ruas, nos programas de rádio e TV, além das redes sociais, fortalecendo a rivalidade das agremiações folclóricas Zé Matuto e Matutando em Férias.
O evento aconteceu no sábado (26), na avenida Santos Dumont, bairro Planalto. O Festival Folclórico de Alenquer teve início em 1989, com disputa de títulos e apresentações de figurinos, danças e alegorias, levando à arena temáticas sociais, culturais, entre outros.
Último festival foi realizado em 2003
O evento era promissor. Achava-se, inclusive, que poderia alcançar o patamar de outros grandes festivais, como o de Parintins.
Entretanto, com a falta de apoio dos governos passados, já que o festival estava alcançando a cada ano grandes proporções, o que exigia um espaço adequado e melhor investimento financeiro, ocorreram inúmeras interrupções, até o derradeiro festival de 2003.
Em 2015, com o surgimento de uma terceira agremiação, Manuer Matuto, que realizou seu próprio festival, Zé Matuto e Matutando em Férias tentaram realizar num ginásio poliesportivo o resgate do evento, mas que depois não teve continuidade devido as dificuldades financeiras.
O prefeito Tom Silva (MDB), com incentivo da primeira-dama Dielly Silva, anunciou apoio financeiro e a construção de um centro de eventos, por meio do Governo do Pará, para a realização do resgate do festival.
- Destaque nacional: Alenquer e Breves são as cidades com a melhor preservação ambiental do país.
Zé Matuto e Matutando em Férias se apresentaram e mostraram que voltaram em definitivo, reacendendo a chama da rivalidade dos grupos e despertando as torcidas, motivadas pelo que foi apresentado à população alenquerense e a todos que acompanharam nas transmissões pelas redes sociais.
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário