
A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) realiza amanhã, 4, a abertura das propostas de empresas interessadas para a construção do terminal hidroviário de cargas e passageiros de Santarém.
O processo de licitação começou no final de agosto deste ano.
O terminal será o segundo maior do Pará, com área construída de 3,6 mil metros quadrados, para atender em média 50 mil passageiros por mês.
A nova estrutura portuária vai melhorar as condições de transporte do modal hidroviário não somente em Santarém, mas nos municípios do Baixo Amazonas.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O terminal será instalado no bairro da Prainha, na área da antiga fábrica da Tecejuta. A área foi desapropriada e repassada pelo município ao estado, por meio de um termo de cooperação técnica assinado entre a prefeitura e o governo, junho passado.
O terminal terá espaço próprio para embarque e desembarque de passageiros; guichês para venda de passagens; guarda volume; banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais e fraldário.
ESCADA ROLANTE
Terá também praça de alimentação com 404 lugares; área de espera com 801 lugares; espaço para órgãos intervenientes (Arcon, Juizado, Conselho Tutelar, Sefa, Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Militar); quiosques de informações e loja; escada rolante e plataforma vertical.
Contará ainda com área para estacionamento, com 120 vagas para carros, 90 para motos e 60 para bicicletas e terá ponto de táxi e paradas para ônibus e micro-ônibus.
A estrutura que será construída terá um píer flutuante com 3.600 m²; oito fingers de atracação (4,00 x 15,00 metros); rampa metálica bi-articulada de 10 x 70 metros, para acesso ao flutuante e passarela em concreto de 2.494 m², com circulação separada entre passageiros e cargas. A estrutura terá capacidade para atracação de 17 embarcações ao mesmo tempo, de maneira organizada.
De acordo com o presidente da CPH, Alexandre Von, os investimentos para a construção do terminal de Santarém ultrapassam R$ 63 milhões.
“Tanto esse recurso, quanto o recurso para a construção de outros 6 terminais de menor porte estão garantidos através de um contrato de financiamento que o Estado firmou com a Caixa Econômica Federal”, informou.
Além de Santarém, outros 6 novos terminais de pequeno porte serão construídos pelo Estado no oeste do Pará.
Um será localizado no distrito portuário de Santana do Tapará, no município de Santarém. Outros cinco terminais serão construídos em Almeirim, Curuá, Faro, Prainha e Terra Santa, cujas licitações estão em andamento.
Com informações da Agência Pará
Leia também
Números. Terminal hidroviário de Terra Santa custará quase R$ 4 milhões
O QUAL VAI DEMORAR MAIS A SER CONCLUIDO?O ESTADIO ,O GINASIO OU ESTE PORTO!PIADA DO ANO!
VON NUNCA MAIS!VON NUNCA MAIS!VON NUNCA MAIS!!!!!!!
aaaavvvvváááááááááá. kkkkkkkkkkkkkkkk escada rolante….. ahahahahahahahahahhaa
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK