Em O Globo
A floresta amazônica deverá estar menos vulnerável a incêndios neste ano, de acordo com a primeira previsão baseada num modelo desenvolvido por pesquisadores americanos com apoio da Nasa.
O fogo deverá ficar na média ou abaixo da média em dez regiões amazônicas no Brasil, Bolívia e Peru.
Geralmente, a temporada de incêndios começa em maio e vai até janeiro, com aumento da incidência em setembro. Neste ano, especialistas esperam mais chuvas ao Sul da Amazônia por causa de mudanças nos padrões de circulação atmosférica, reflexo do esfriamento da superfície do mar no Pacífico Central e no Atlântico Norte.
Descrito pela primeira vez no ano passado na revista “Science”, o modelo compara nove anos de dados de incêndio, gerados pelo satélite Modis, com os registros da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA, agência federal americana que trabalha com oceanos e atmosfera) de temperatura da superfície do mar.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Os cientistas conseguiram estabelecer uma conexão entre as temperaturas do Pacífico e do Atlântico com o fogo na América do Sul.
Leia mais em Amazônia terá menos incêndios em 2012, prevê pesquisa.
Leia também:
Enchente e efeito estufa na Amazônia.
Só se for pela combinação de eventos atmosféricos porque se dependesse da consciência de nossos micro, pequenos, médios e grandes fazendeiros, a Amazônia teria bmais um ano de muitos incêndios.