
Folha de S. Paulo
O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, arcebispo de Buenos Aires, é o primeiro papa latino-americano da história. É também a primeira vez que o cargo é entregue a um membro da Sociedade de Jesus.
Ele obteve ao menos 77 votos dos 155 cardeais de todo o mundo que participam desde terça-feira (12) do conclave, na Capela Sistina, no Vaticano.
Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio da emissão de uma fumaça artificialmente colorida de branco, pela chaminé da Capela Sistina. Nos dias anteriores, quando os escrutínios terminaram sem um consenso, a fumaça expelida era de coloração preta. O resultado foi confirmado pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro.
No cargo, ele sucede Bento 16, que renunciou no dia 11 de fevereiro, em uma atitude inédita em quase 600 anos.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres.
O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado.
Leia mais em Argentino Jorge Mario Bergoglio é agora papa Francisco.
ROMA TEM PAPA O PARÁ TEM MUITO MAIS TEM O PAPÃO !!!!
Brasil é bem melhor q a Argentina
brasil é bem melhor q argentina ta só pra informação de vcs
A copa do mundo de 2014. Promete.
Argentina saiu na frente. Papa argentino.
Argentina 1 x 0 Brasil
joan tu deves ser daquela turma do irmão reginaldo só lari lari …e tambem deixa pra la …otarios!
Jamais meu amigo, jamais….
TEM GENTE QUE CALADO SERIA UM GRANDE POETA!
O brasileiro que estava cotado para ser o papa, só não foi porque torce pelo vasco..
acabou sendo vice.
É Jesuita…..Jesuita……
O Papa, é jesuita e todos sabem que os Jesuitas, é o braço POLICIAL DO VATICANO.
Acredito que a escolha é correta: O VATICANO hoje …hoje É CASO DE POLICIA.
Esse Vaticano hoje é um ANTRO de Crimes Abminaveis…….. que paisinho fdp
PS: Leiam: Historia Secreta dos Jesuitas “””””Edmond Paris””
A Companhia de Jesus foi fundada por volta de 1550, é voltada para a evangelização e educação, principalmente das classes mais necessitadas, alguém que sugere essas suposições claramente não conhece nada a respeito do que é essa congregação religiosa. Os jesuítas cometeram alguns erros sim, principalmente se envolvendo nas CEB´s com viés claramente político/ideológico voltadas para a esquerda radical, principalmente na América Latina, onde a teologia da libertação encontrou terreno fértil para tal bobagem, mas felizmente o Papa João Paulo II consegui mudar essa situação principalmente por conhecer a verdade a respeito do comunismo quando bispo na Polônia.
Pelo que sei , não existe esse estado de beligerância entre brasileiros e argentinos, o Papa Francisco terá muito a fazer pela paz no mundo.Quanto ao futebol, vivemos numa eterna guerra contra os hermanos, estes, pelo melhor futebol estão vencendo a batalha.
A escolha do Papa Latino não passa de uma estratégia de marketing. Todos nós sabemos que a Igreja Católica está perdendo seus fiéis para outras igrejas Evangélicas.
Elegendo um Papa latino TALVEZ despertará um sentimento patriota nesses fiéis que ainda estão indecisos fazendo assim permanecerem no catolicismo.
O vaticano é uma instituição muito conservadora, jamais elegerá um Papa que não concorde com suas bases, portanto esse Papa continuará inerte, não vai fazer nada, ontem confirmou sua não aceitação do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a ordenação de mulheres, assim como os seus antecessores, portanto, é uma Igreja machista e homofóbica.
Você queria que escolhessem um papa que fosse totalmente contrário aos dogmas da igreja? Só se pegassem um cara que estivesse passando naquele momento em frente a capela sistina. Deixa de ser idiota, se ele é cardeal, é lógico que comunga de todos os valores pregados pela santa sé! A igreja não é homofóbica. Eu não vejo problema no casamento gay, mas a igreja tem todo o direito de não declarar seu apoio a esse tipo de união. Nunca vi um gay ser expulso de uma igreja. Principalmente porque Cristo prega o amor entre os irmãos independente do que quer que seja. Sugiro a você também praticar esse mandamento, tirar esse seu ódio do coração em relação a igreja simplesmente porque ela não tem entre seus dogmas milenares as opiniões do Sr.
Fanático religioso e contaminado por essa cegueira que as religiões causam nas pessoas fazendo elas verem num só sentido.
Eu só lamento!
O Brasil também já tem o seu Papa. É do Rio de Janeiro e atende pelo nome de Flamengo. É uma papa.
para baixar a bola de los hermanos ya eufporicon con la eleiçon del papa cucaracha !! el papa es argentino mas dios es brasileño !!!!
Que esse argentino venha contribuir para eliminar a discriminação entre brasileiros e argentinos, que pregue a paz entre esses dois povos irmão, mas intrigados, que use seu pontificado para o bem entre as nações e em favor da Igreja.
É um latino americano, já temos o que comemorar pois é do nosso continente.
Habemus Papam!!!! Gol dos Hermanos….
Jornal argentino lembrou Maradona, no gol contra a Inglaterra: “La mano de Dios”!
Sucesso ao Papa Francisco na sua nova missão, pois, a humanidade precisa de líderes autênticos, seja qual for o seguimento religioso.
Me surpreendeu a idade do Papa Francisco.Terá um pontificado breve em virtude da provecta idade.Bem, poderá ser um papado breve mas profícuo.
Esses vanticanólogos não acertam uma!
mas será que ele vai combater a pedofilia dentro da igreja??????