Quem é a paraense na comitiva de Lula em Portugal e Espanha

Publicado em por em Internacional, Política

Quem é a paraense na comitiva de Lula em Portugal e Espanha
Presidente Lula e a primeira-dama Janja desembarcam em a Portugal para visita oficial. Na comitiva, uma paraense de Santarém. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Tem uma paraense de Santarém na comitiva do presidente Lula (PT) a Portugal, para a primeira visita à Europa em seu terceiro mandato, onde participa da principal cúpula bilateral entre os dois países, com encontros com o presidente e o primeiro-ministro português.

A viagem faz parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil com seus principais parceiros, como já foi o caso da visita à China, há 10 dias, e aos Estados Unidos, Argentina e Uruguai nesse início de governo.

Ontem (22) pela manhã, Lula foi recebido com honras militares pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Depois, foi depositar flores no túmulo do poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém.

Ex-reitora da Ufopa

Integrante do novo governo Lula, a paraense Raimunda Monteiro, ex-reitora da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) – e primeira mulher a ocupar o cargo – faz parte da comitiva brasileira. Ela é secretária executiva adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável (CDESS).

Além de Raimunda Monteiro, 3 membros do conselho, cujo secretário executivo é Paulo Pereira, fazem parte da comitiva. Eles representam segmentos de tecnologia e energias renováveis do país.

É que haverá um evento empresarial Brasil-Portugal promovido pela Apex/MDiC, na cidade de Matosinhos, região do Porto, na próxima segunda-feira (24), com as presenças de Lula e Antônio Costa, primeiro-ministro português.

Na visita a Portugal, haverá intercâmbio com os presidentes de conselhos congêneres dos dois países, com objetivo de se construir agendas comuns em torno de grandes temas do desenvolvimento do país, como transição energética, mudanças no mundo do trabalho e desenvolvimento tecnológico.

A paraense Raimunda Monteiro com o reitor Manoel dos Anjos Ferreira, da Universidade de Lisboa, e o vice-reitor Luiz Ferreira, em encontro ontem (20). Pauta: articulação pela avanço da educação superior e intercâmbio tecnológico entre as universidades brasileiras e portuguesa. Foto: Reprodução

O CDESS

Presidido por Lula, o CDESS é vinculado à Secretaria de Relações Institucionais, cujo ministro é Alexandre Padilha. O órgão, criado em março deste ano, é responsável por assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico social sustentável.

Raimunda Monteiro é secretaria executiva adjunta. Ocupa o cargo desde fevereiro deste ano.

O chamado Conselhão é um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade. Sua instalação está prevista para o próximo mês (dia 4), em Brasília (DF), com 230 conselheiros e conselheiras, representantes dos segmentos empresarial, trabalhadores, movimentos sociais, artistas, acadêmicos, entre outros.

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *